Buscar

CONCEITOS.LAURA

Prévia do material em texto

PLASMÓLISE
É um fenômeno que acontece quando a célula vegetal é submergida a um meio hipertônico, que provocará a liberação de água do vacúolo, ou seja, ocorrerá o processo de osmose. Isso causa uma contração do volume da célula, e posteriormente do citoplasma que se distanciará parcialmente da membrana celular.
TURGÊNCIA
 É o aumento de volume, por osmose, de uma célula resultado de sua inserção em meio hipotônico. Isso acontece devido à tendência de igualar a concentração de sais entre o citoplasma e o meio externo. Neste caso, entra água (por impossibilidade de sair soluto)
DEPLASMÓLISE
É o fenômeno inverso da plasmólise, isto é, quando a célula plasmolisada (desidratada, murcha) é colocada em um meio hipotônico, ela retorna ao seu volume original.
PLASMOPTISE
 É o nome que se dá ao fenômeno ocorrido quando a célula absorve muito líquido no citoplasma, (a membrana plasmática tem a capacidade de se esticar, porém se esticada a certo ponto ela se desfaz) chega certo ponto que ela se rompe e ejeta suas organelas e citoplasma. Este fenômeno não ocorre em bactérias (pois sua parede celular é mais firme por causa da sua dupla camada.) e nem em células vegetais (pois as células vegetais são revestidas por uma parede celular muito resistente e que não se estica).

Continue navegando