Buscar

AV2 Seminário Interdiciplinar

Prévia do material em texto

Av2 - Administração - Seminário Interdisciplinar VI
1). Leia o atentamente o texto a seguir:
Para evitar a dependência de outros países, é preciso adotar uma política de __________________, evitando comprar os produtos acabados estrangeiros. Essa transferência de ________________ cria meios para que um país possa inovar e vender seus produtos com uma maior margem de _______________.
Selecione a alternativa cujos termos preenchem corretamente a frase acima. 
Alternativas:
A). Comércio exterior – divisas – receita. 
B). Desenvolvimento tecnológico – tecnologia – contribuição.
C). Comércio exterior – tecnológico – receita.
D). Desenvolvimento tecnológico – divisas – contribuição.
E). Protecionismo interno – divisas – contribuição. 
2). Leia as afirmações a seguir.
I. Sabemos que o desenvolvimento de um produto inovador leva inúmeros anos e é preciso investir muitos recursos. Portanto, são poucos os países que podem e querem inovar.
II. Para compensar esse investimento, é necessário ter uma política de proteção a marcas e patentes, principalmente para garantir o retorno do investimento público ou privado. Por outro lado, há a pirataria dos produtos. A grande aceitação dos consumidores pelos produtos piratas, mais baratos, incentiva o crescimento dessa ação pelo mundo afora.
Analise as afirmativas acima e analise a relação entre elas. 
Alternativas:
A). As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificava da primeira.
B). As afirmações I e II são proposições verdadeiras, a II é justificava da primeira.
C). A afirmação I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
D). A afirmação I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
E). As afirmações I e II são proposições são falsas. 
3). As barreiras ao comércio internacional tanto podem impedir a entrada de produtos estrangeiros, quanto podem estabelecer cotas de exportação. Seu objetivo é proteger a indústria nacional e evitar que seus recursos naturais sejam vendidos por preços insignificantes ou irrisórios. Essas barreiras podem ser tarifárias ou não tarifárias. São exemplos de barreiras não tarifárias. 
Alternativas:
A). Cotas de importação – medidas sanitárias – barreiras alfandegárias. 
B). Barreiras técnicas – barreiras alfandegárias – taxa de câmbio. 
C). Cotas de contingenciamento – barreiras técnicas – medidas sanitárias. 
D). Medidas fitossanitárias - exigências ambientais – barreiras alfandegárias. 
E). Todas as alternativas estão corretas. 
4). Assinale a alternativa que reflete a modalidade de incentivo à exportação, praticada pelo governo, denominada "Drawback". 
Alternativas:
A). Consiste no processo de auxílio reverso do governo, que poderá subsidiar o processo de exportação para empresas que tenham dificuldades em realizá-la.
B). Consiste em impor limites de entrada de insumos estrangeiros, protegendo produtos nacionais.
C). Consiste em reduzir as importações de produtos estrangeiros, de forma a alavancar as exportações de produtos locais.
D). Consiste em oferecer condições para que o produtor brasileiro tenha o processo de exportação facilitado, a saber, através da redução da burocracia alfandegária. 
E). Consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
5). Fazem parte do Mercosul, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que são seus criadores. Em função de que o Tratado de Assunção está aberto à adesão de outros Estados membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a Venezuela se constituiu no primeiro Estado Latino-americano a aderir ao tratado constitutivo, em 2006 e, mais recentemente, a Bolívia, em 2015. A República Bolivariana da Venezuela se encontra suspensa de todos os direitos e obrigações à sua condição de Estado Parte do MERCOSUL dede de dezembro de 2016, em razão da crise política na qual o país se encontra. Considerando as definições das fases de formação de Blocos Econômicos, assinale a opção que corresponde à fase em que se encontra o bloco econômico Mercosul: 
Alternativas:
A). Tarifa Externa Comum.
B). Área de Livre Comércio.
C). Mercado Comum.
D). União Aduaneira.
E). União Econômica.

Continue navegando