Buscar

sociedade educação e cultura prova I e II

Prévia do material em texto

SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA
	
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - I - I - II - II.
	b)
	I - I - II - II - II.
	c)
	I - II - II - II - I.
	d)
	II - II - I - I - II.
	2.
	Os novecentos foi um período no qual as principais Ciências Humanas, como a Antropologia e a Ciência Política foram formuladas. No dizer do filósofo Wilhelm Dilthey, tratava-se de diferenciar as ciências da natureza e as ciências do espírito. As disciplinas científicas surgidas ao longo de século XIX possuíam alguns teóricos que podem ser considerados como fundadores de um novo campo de estudos. Com relação à Sociologia, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Max Weber foi um teórico marxista ortodoxo.
	b)
	Karl Marx foi um pensador socialista, autor do livro O Capital.
	c)
	Emile Durkheim foi o principal formulador do conceito Sociologia, autor do livro O Capital.
	d)
	Karl Marx foi um teórico liberal, seguidor das ideias de Adam Smith e Tomas Malthus.
	3.
	O início do estudo sobre a sociedade, em outras palavras, o surgimento da sociologia, está profundamente ligado à construção da modernidade. As grandes transformações da modernidade levaram o ser humano a ocupar o centro da existência. Uma palavra que traduz tal movimento é o antropocentrismo, formado depois da Idade Média. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- O Renascimento cultural caracterizou uma das transformações da modernidade.
II- A Reforma Protestante foi um movimento que marcou a Pré-modernidade.
III- As grandes navegações somaram-se aos eventos da modernidade.
IV- O antropocentrismo elevou a ideia de que o homem é senhor do seu próprio destino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	A ciência social e a sociologia são enquadradas como uma ciência qualitativa e quantitativa, longe de serem consideradas como um conhecimento especulativo. Seu objeto de estudo é a vida social, política de uma época e coletividade. Estas áreas do conhecimento que surgiram no século XIX, com rigor de ciência, também fazem parte de um resultado de projetos de colonização e desenvolvimento no campo institucional. No contexto dos aspectos históricos das ciências sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O surgimento das novas tecnologias de informação, como os computadores, possibilitou o surgimento das ciências sociais. 
(    ) O processo colonizador de países mais distantes dos continentes foi um propulsor para o surgimento da antropologia.
(    ) Diversos escritores clássicos das ciências sociais aproveitaram as questões da industrialização como fonte de suas pesquisas.
(    ) Os contra-revolucionários do Iluminismo, como Voltaire e Bourdieu, são os principais fundadores do pensamento sociológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	V - V - F - V.
	5.
	Os autores Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917) são  considerados os responsáveis pelo reconhecimento e legitimação da disciplina sociologia como uma ciência, área e disciplina do conhecimento. Sobre as principais teorias destes sociólogos, analise as afirmativas a seguir:
I- Karl Marx pretendia constituir uma sociologia neutra e imparcial que deveria estar distante das lutas sociais sem se envolver nas militâncias políticas.
II- Émile Durkheim constituiu uma teoria de que a representação da vida social tem suas raízes na sociedade e não no indivíduo.
III- Para Max Weber, a sociedade, os sistemas e instituições não são superiores ao indivíduo.
IV- Para Max Weber, a análise sociológica deveria ser neutra de juízos de valor, isenta de questões morais ou políticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	A Sociologia como ciência surge na época conhecida como Modernidade, momento em que a sociedade vivenciou mudanças e transformações que praticamente abalaram e modificaram todos os âmbitos de sua constituição. Sobre o contexto em que surge a sociologia, analise as sentenças a seguir:
I- O Renascimento cultural, a Reforma Protestante e as grandes navegações foram movimentos da mesma época.
II- Neste período, as únicas concepções que não foram abaladas foram as religiosas.
III- O Antropocentrismo, a racionalidade e a cientificidade passam a ser as concepções mais aceitas a partir daquela época.
IV- O período anterior ao surgimento da Sociologia era conhecido como Idade Média.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A teoria econômica e social desenvolvida por Marx sobre o movimento do proletariado pode ser considerada como uma teoria clássica de grande contribuição para o estudo dos movimentos sociais. Marx tem como ponto de partida a ideia de que o movimento do proletariado precisaria formar-se a partir de três condições: a tomada de consciência de seu pertencimento a uma classe social, a descoberta de quem são seus opositores de classe e o seu projeto de transformação social. Nesse contexto, a sociologia contemporânea atualizou tal ideia afirmando que os movimentos sociais se formam ao construir uma identidade coletiva, uma definição de conflitos sociais e de uma utopia de mudança social. Com base nessa ideia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que formou sua identidade coletiva a partir da noção de ?sem terra?, tem na estrutura da propriedade rural sua meta de movimento e restituição das injustiças sociais.
(    ) Segundo a teoria social e a sociologia contemporânea, os únicos movimentos sociais legítimos no Brasil são os sindicatos. 
(    ) O movimento denominado ?O Grito dos Excluídos? organiza suas manifestações a partir de uma classe específica e, por isso, não representa um movimento social segundo os pressupostos da sociologia.
(    ) Os movimentos da população negra no Brasil estão organizadas em volta de uma identidade afro-brasileira, entendem-se como vítimas de um processo histórico de discriminação e pretendem modificar essa situação por meio de políticas de reconhecimentoétnico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	V - V - F - V.
	8.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	a)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	b)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	c)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	d)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	9.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - II - III - IV.
	b)
	IV - I - III - II.
	c)
	II - I - IV - III.
	d)
	II - IV - III - I.
	10.
	O castelo e a catedral são símbolos arquitetônicos da Idade Média, além disso, outros símbolos fizeram parte da cultura medieval em vários locais do mundo. Assim, todas as transformações que ocorreram na Idade Moderna ou são rupturas com o pensamento medieval ou são lentas reestruturações das qualidades culturais, como no caso da passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. Na Idade Média, diferentemente da Idade Moderna, o homem não se preocupou com tanta ênfase em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias. Sobre o que objetivava o homem no contexto da cultura medieval, analise as afirmativas a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Conciliar fé e razão como conhecimentos de igual valor.
IV- Afirmar a existência de céu e inferno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões erradas.
	1.
	Podemos observar que o mundo viveu nas últimas três décadas alterações no campo econômico. Estas modificaram profundamente as dinâmicas sociais. Algumas características padrão, como moedas diferentes para os diferentes países e uma intervenção do Estado nas dinâmicas econômicas hoje são consideradas obsoletas. O exemplo europeu, com uma moeda única (o euro) e um banco central comum (o banco central europeu), é paradigmático. Estas alterações macroeconômicas se refletem em nosso cotidiano. Com relação às alterações da pós-modernidade no campo econômico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consumismo é presente no cotidiano ocidental.  
(    ) O comunismo e a planificação da economia são características pós-modernas.  
(    ) A sociedade é materialista, sendo a realização de ?sonhos de consumo? um ideal de vida. 
(    ) A sociedade é solidária, sendo a distribuição de renda e as ações de filantropia uma constante pós-moderna. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	V - F - V - F.
	2.
	As organizações sociais estão intimamente ligadas ao cotidiano dos indivíduos, em especial, por estes serem, em geral, ligados a elas nas mais distintas relações sociais, como alunos, trabalhadores ou mesmo como consumidores. Assim compreendendo, como podemos classificar uma organização que busca apenas o lucro para seus acionistas, sem demonstrar consideração para com os seus colaboradores e até mesmo clientes?
	a)
	Organizações classificadas como sistemas políticos, pois os acionistas que lucram com a organização pagam pesados impostos aos governantes.
	b)
	Organizações classificadas como cérebros, pois apenas com uma eficiente gestão estratégica a organização conquista seu lucro.
	c)
	Organizações classificadas como instrumento de libertação, pois possibilitam lucros para os acionistas.
	d)
	Organizações classificadas como instrumento de dominação, pois são instrumentos de exploração do homem.
	3.
	A ?pós-modernidade? é um conceito utilizado por sociólogos para uma melhor compreensão dos dilemas contemporâneos. Muitas são as características que podemos relacionar ao tempo pós-moderno em diversos campos, como o econômico e o político. Também, em nosso cotidiano, podemos observar alterações nas relações humanas, se as compararmos com as gerações que nos antecederam. Com relação às modificações nos aspectos comportamentais promovidos pela atual conjuntura social, analise as afirmativas a seguir:
I- Na pós-modernidade, temos uma diminuição da privacidade individual. 
II- Na pós-modernidade, temos uma ampliação do consumismo. 
III- Na pós-modernidade, temos uma maior rigidez moral.  
IV- Na pós-modernidade, temos uma sociedade pluralista e diversificada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também ?mitos? mais profundos, indistintamente. Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
	b)
	Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.
	c)
	Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
	d)
	Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
	5.
	A gestão escolar é um dos temas centrais da educação contemporânea. Nela, estão grande parte dos problemas educacionais brasileiros (em especial na educação pública) como a falta e a má utilização de recursos, que se materializam no baixo salário destinado aos profissionais da educação, assim como a precariedade de recursos básicos aos alunos (falta de material escolar, uniformes e merenda). Tal situação pode ser resolvida com uma gestão democrática e participativa nas unidades de ensino. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma gestão democrática do ambiente escolar necessita da participação dos profissionais da educação. 
(    ) Uma gestão democrática é realizada sem a presença das famílias, pois os pais são leigos em assuntos educacionais.  
(    ) Uma gestão democrática é efetivada com a ingerência de políticos nas escolas. 
(    ) Uma gestão democrática do sistema de ensino é conquistada com a participação de agentes políticos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - V - V - F.
	6.
	O conceito ?organizações?, oriundo da Teoria Geral da Administração, ocupa uma relevância exponencial na educação contemporânea. As instituições educacionais, tanto públicas como privadas, buscam inspiração nas empresas de sucesso para organizar o ambiente escolar de modo versátil, ágil e eficiente. Uma mudança de postura é considerar o acadêmico um cliente, e a universidade ou escola, uma organização prestadora de serviços educacionais. Com relação aos diversos aspectos envolvidos no conceito ?organizações?, analise as sentenças a seguir:
I- As organizações são compostas por máquinas, pessoas, finanças, tecnologia, contabilidade, missão e visão, e ainda as necessidades do mercado.
II- As organizações utilizam o maior número de instrumentos e estratégias, com a finalidade de minimizar as possibilidades de erros nas tomadas de decisões.
III- As organizações são uma nova forma de conceber a relação do aluno com o professor, em especial inspirado na proposta curricular freireana.  
IV- As organizações podem ser concebidas como máquinas, organismos, cérebros e cultura, unidades políticas e instrumentos de dominação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Os trabalhos que devem ser cumpridos e realizados por uma gestão escolar devem também estar envolvidos numa perspectiva articulada com o maior número de atores e participantes, para que o cumprimento desses processos represente momentos de ensino-aprendizagem. Portanto, esses objetivos requerem a existência de uma estrutura mínima, que será responsável por gerir e fomentar estes momentos. Sobre os responsáveis mínimos pela gestão escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Direção escolar, orientação educacional, secretaria da escola, representantes de pais, mestres e estudantes.
	b)
	Direção escolar, supervisão/coordenação pedagógica, orientação educacional e da secretaria da escola.
	c)
	Direção escolar, supervisão/coordenação pedagógica, orientação educacional, representantes de movimentos sociais e religiosos.
	d)
	Coordenação pedagógica, secretaria, círculo de pais, mestres e estudantes.
	8.
	A pós-modernidade é considerada por muitos estudiosos como um movimento que ditou novos discursos, estilos de vida e formas de conceber o mundo. Quais seriam os principais valores da pós-modernidade?
	a)
	Ruptura, verdade, progresso e niilismo.
	b)
	Razão, verdade, progresso e felicidade.
	c)
	Crise, razão, vazio e felicidade.
	d)
	Ruptura, crise, crítica, vazio e niilismo.
	9.
	A Sociologia Clássica ainda é utilizada como inspiração teórica para alguns sociólogos. Porém, o seu cabedal conceitual não mais consegue ser eficiente nos diagnósticos da realidade presente. Nas atuais discussões acadêmicas sobre as estruturas e dinâmicas da sociedade contemporânea, um conceito polêmico e muito utilizado é o de pós-modernidade. Neste sentido, o que podemos entender por pós-modernidade? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Período da História Humana marcado pelo consumismo e pelo individualismo. 
(    ) Período da História Humana marcado pelas grandes utopias coletivas.   
(    ) Período da História Humana marcado pela multiplicidade em diversos níveis.
(    ) Período da História Humana marcado pelo marxismo.  
(    ) Período da História Humana marcado pelo fim do marxismo e estruturas macro-explicativas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F - V.
	b)
	V - V - V - F - F.
	c)
	F - V - V - V - F.
	d)
	V - V - F - F - F.
	10.
	Existem diversas formas de classificar as organizações na sociedade: por aspectos religiosos, escolares, clubes e produtivos. Há aquelas em que os administradores buscam aumentar o ritmo e a eficiência, reduzindo a liberdade de ação dos indivíduos em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores. As organizações assim definidas dizem respeito às organizações em forma de:
	 a)
	Sistemas políticos.
	b)
	Organismos.
	c)
	Sistemas de dominação.
	d)
	Máquinas.

Continue navegando