Buscar

FICHAMENTO METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
	KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa: Um guia pratico. Bahia: Litterarum, 2010. 88 p.
	“O desenvolvimento do conhecimento humano também está intrinsecamente ligado à característica gregária (comunitária). Assim, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, passa este saber a um terceiro. Deste modo evolui a ciência.” (P.18)
“Em meio a esta pluralidade científica, muitas vezes o pesquisador se depara com temáticas próximas a sua realidade profissional, ou realidade vivenciada em seu contexto social, pondo em xeque a neutralidade científica. É preciso manter-se eticamente neutro de opiniões pessoais, neutro de “achismos”, isento de palpites.” (P.23)
“A realização de um trabalho científico resulta de dedicação à pesquisa para obter respostas, qualquer que seja a finalidade ou uso prático, teórico ou futuro destas. Esta pesquisa se dará todo o tempo antes, durante e depois do planejamento. Muitas vezes, a pesquisa é interrompida para novos direcionamentos, novo planejamento e nova ação.” (P.32)
“Toda pesquisa acadêmica intenta uma produção científica, isto é, toda pesquisa precisa ser registrada e divulgada. Este registro pode se valer de formatos variados, a começar pela escrita.” (P.33)
“Projeto é um termo que deriva do verbo projetar, delinear um plano, ou vários planos; planejar; executar, incidir sobre algo. O Projeto de Pesquisa consiste neste planejamento para uma determinada pesquisa.” (P.38)
“Em diversas obras sobre metodologia científica, encontram-se minúcias sobre os mais diversos métodos científicos, desde os primórdios tempos, quando a ciência tomou forma e tornou-se fomento. Dentre essas obras, destaca-se a de Lakatos e Marconi(1992), Nascimen-to(2002), Gil(2002), Parras e Almeida(1999), entre outras. “ (P.67)
“O professor-educador é um leitor, um escritor, um pesquisador, que faz pedagogia. No exercício da docência é um leitor da realidade escolar, da sala de aula, observando-a, interpretando-a, buscando significados. É investigador quando está observador, questionador quando busca aprender sobre a relação de ensinar e aprender; quando se questiona constantemente para descobrir de que modo as atitudes, as capacidades e os conhecimentos adquiridos durante o processo formativo podem ser mobilizados em uma situação real de trabalho.” (P.75)

Continue navegando