Buscar

Elevadores Individuais Freedom Física

Prévia do material em texto

Nome: Anna Luiza RA: 
Nome: Natália de Souza Bittencourt de Almeida RA: 0030611811007
A FÍSICA E O EQUIPAMENTO MÉDICO/HOSPITALAR 
ELEVADORES INDIVIDUAIS FREEDOM
 
Professor: Telma Vinhas Cardoso
1º Semestre - Sistemas Biomédicos 
Sorocaba - 2018
Índice: 
Introdução…………………………………………………………………………… 2
Empresa Freedom Ltda. - Liberdade é uma escolha!..................................... 3
 Visão, Missão e valores………………………………………………………. 3
 A História da empresa………………………………………………………… 3
 A evolução ao longo dos anos………………………………………………. 4
Os elevadores Individuais Elétricos Freedom………………………………….. 5
 Modelos disponíveis Freedom…………………………………………….... 5
 Funcionamento……………………………………………………………….. 7
 Prós……………………………………………………………………………. 8
Relação: Equipamento - Física………………………………………………….. 9
Conclusão………………………………………………………………………….. 11
Bibliografia e Referências………………………………………………………… 12
Introdução 
 Tivemos o primeiro contato com os equipamentos da Freedom na Feira Hospitalar 2018 quando, em um dos strands, eles estavam realizando a demonstração do produto. De primeiro momento você já se encanta com o produto pela estética que ele possui. Porém vê-lo em funcionamento é algo ainda mais incrível e encantador. 
 O equipamento facilita e garante maior segurança entre cuidador e paciente na hora da transferência de maca e cama (e vice e versa), cadeira de rodas, vasos sanitários, box de banheiros adaptados e outros. No stand mesmo o consultor demonstrava para nós alunos, toda a facilidade e praticidade que o equipamento permite tanto na hora do manuseio quanto na hora de desmontar e guardar. 
 Hoje no mercado a empresa Freedom apresenta 03 (três) tipos de produto se adaptando de acordo com a necessidade do cliente. 
 Vamos então com esse trabalho demonstrar a relação dos Elevadores Individuais Freedom com as leis da Física. Você irá conhecer a história dessa empresa e do produto, seus pontos positivos e negativos e como o equipamento funciona. Aproveite!
Empresa Freedom Ltda. - Liberdade é uma escolha! 
Visão, Missão e valores
Missão:
“Contribuir para a qualidade de vida de nossos clientes, criando soluções racionais, personalizadas e com elevado padrão tecnológico em mobilidade e logística, promovendo a valorização do direito de ir e vir para todos.”
Visão:
“Ser uma empresa amplamente reconhecida em toda América Latina por apresentar soluções inovadoras em mobilidade através de produtos diferenciados, com valor agregado e tecnologia própria.”
Valores:
- Comprometimento com a qualidade e a excelência;
- Ética, transparência e respeito;
- Criatividade e desenvolvimento de tecnologia independente;
- Melhoria contínua;
- Liderança pelo diferencial.
 A História da empresa.
 No dia 1º de Agosto de 2018, a Freedom completou 27 anos. Durante todo esse tempo, a empresa vem trabalhando para melhorar a vida das pessoas com deficiência, visando proporcionar maior acesso à tecnologia assistiva.
 Todo esse empenho e dedicação às pessoas com deficiência vem desde a criação da empresa. Afinal, quando Gino Salvador começou a fabricação de cadeiras de rodas, foi para que mais pessoas não passassem pelas dificuldades que ele mesmo enfrentou, ao buscar o equipamento necessário para seu filho ter uma vida digna. Em 1986 Gino Muenzer Salvador passou a procurar uma solução para o problema de locomoção de seu filho, Otávio Salvador, que é portador de Distrofia Muscular, doença que impede o indivíduo de caminhar e ter boa qualidade de vida sem o uso de cadeira de rodas. 
 Seu filho, já demonstrava a necessidade de fazer suas atividades sociais e escolares com liberdade e sem a presença permanente dos pais. A solução mais plausível seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada e constataram a dificuldade para a sua aquisição, vinda somente do exterior com valores exorbitantes. 
 Foi então que Gino conheceu Miguel Esteves Gonzales, que havia produzido uma cadeira motorizada em Pelotas, com valor acessível. Foi com ele que Gino conseguiu fazer não só o equipamento, mas também as melhorias que sentiu necessárias ao longo da utilização. 
 Com estas adaptações às necessidades vividas diariamente por um jovem ágil e criativo, a cadeira chegou ao nível de suportar todos os desafios impostos pelas brincadeiras e atividades do jovem Otávio.
 Diante da eficácia e visível inovação do produto adquirido, nasceu a ideia de dar início à fabricação dessas cadeiras, para conseguir disponibilizá-las a mais pessoas, por um preço justo. Foi assim que, em 1991, Gino Salvador e Miguel Gonzales viraram sócios e deram início ao que hoje é a Freedom Veículos Elétricos.
A evolução ao longo dos anos. 
 Em seus anos iniciais a empresa tinha como foco a parte eletrônica da cadeira de rodas, lançando o primeiro modelo de cadeira motorizado do mercado brasileiro. Que, além de possuir maior compatibilidade com a realidade do usuário do país, ainda possuía valor 35% menor em comparação aos produtos importados.
 Não demorou muito para que a personalização desses equipamentos começassem a acontecer. Em seus seis primeiros anos as cadeiras já apresentavam adaptações para tetraplégicos e davam a opção da cadeira ser manipulada pelo cuidador. Nessa época também deu-se início à produção de cadeiras de rodas manuais, ampliando assim as opções de produtos disponibilizados.
 A empresa manteve constante atualização e melhora em suas tecnologias, assim em 1997, quando a venda de produtos importados se intensificou no Brasil, as cadeiras motorizadas Freedom já estava preparada para competir internamente com os produtos internacionais. Mais que isso, já dava-se início à outros segmentos de produtos, como os scooters elétricos.
 Atualmente, a linha de produtos Freedom engloba várias necessidades do mercado: como elevadores individuais, andadores com rodas, equipamentos de logística, etc. E, além de tudo, esses equipamentos trabalham com energia renovável, baterias de descarte sustentável e possuem uma política de assistência ao cliente, para que possuam durabilidade e não sejam descartáveis.
 Os elevadores Individuais Elétricos Freedom.
 Criados em 2000 e pensado inicialmente para uso doméstico, os Elevadores Individuais Freedom eram chamados de guinchos. Eles foram desenvolvidos frente à necessidade de deslocar pessoa acamada. E seu projeto teve inspiração na “Girafa”, um equipamento muito utilizado em oficinas mecânicas para erguer o motor do carro ou outras cargas.
 Mais tarde, com sua estrutura já desenvolvida e eficiência comprovada, Gino passou a ver esse produto como algo vantajoso para locais que prestam serviços a um maior número de pessoas. Começando, assim, a comercializar o equipamento também para hospitais e clínicas. 
 Hoje o elevador individual não é apenas uma opção para as áreas médicas e sim uma necessidade garantida em lei, afinal temos em vigor a Resolução Nº 7 (do Ministério da Saúde e a NR-32 da Anvisa) que preveem esse tipo de equipamento como garantia da segurança, tanto dos pacientes, quanto dos funcionário
 Modelos disponíveis Freedom.
Elevadores Individuais Stand-up:
 Capacidade de levante de 130 kg; para pessoa com deficiência física com lesão baixa, com tônus muscular preservado nos membros superiores; levante com atuador linear elétrico com apoio para joelhos e base estabilizadora para pés; possibilitando posicionamento ortostático. Indicado para uso individual ou coletivo em residências, clínicas de fisioterapia, hospitais e casa de repouso.
Elevadores Individuais Transfer:
 Capacidade de levante de 130 kg; para pessoas com deficiência física, enfermas; desmontávelconforme modelo com travamento sem uso de ferramentas; ampla variação de regulagens na coluna e alteração manual na abertura da base. Indicado para uso individual ou coletivo em residências, clínicas de fisioterapia, hospitais e casa de repouso, neste modelo a célula digital de carga (dinamômetro) é opcional.
Elevadores Individuais Hospitalares:
 Capacidade de levante de 200 kg ou 300 Kg (no modelo Plus Transfer); indicado para efetuar a transferência de pessoas com deficiência física, enfermas ou obesas; uso coletivo em clínicas, fisioterapias, hospitais, casas de repouso, etc...; autonomia de até 10 dias, ampla variação de regulagens na coluna e alteração com acionamento mecânico na abertura da base no modelo transfer e elétrico no modelo Plus Transfer ; célula digital de carga (dinamômetro).
Funcionamento.
 Os Elevadores Individuais Elétricos Freedom foram desenvolvidos para auxiliar e facilitar a transferência de pessoas com deficiência física, enfermas ou obesas. Foram projetados para proporcionar maior conforto e segurança tanto do usuário, quanto do cuidador, facilitando a transferência para cadeira de rodas, cama, vaso sanitário, box de banheiro adaptado e outros.
 O equipamento permite, dependendo da configuração e do usuário, o mesmo ficar ereto.
 O produto possui ação de levante com atuador linear elétrico, alimentado por baterias secas, chumbo/ácido, com tecnologia VRLA/AGM* e homologadas para transporte aéreo, otimizando o uso com suave e precisa movimentação.
 Possui autonomia de sete a dez dias, conforme modelo; carregador inteligente e multivoltagem; drive microprocessado SMD, com opção de controle remoto com ou sem fio.
 A estrutura é em aço carbono tubular com pintura eletrostática a pó, desmontável e conforme modelo sem a necessidade do uso de ferramentas; possui travamento através de grampo ”R”, com exceção do modelo Hospitalar Plus; ainda contém ampla variação de regulagens e de alteração na abertura da base.
 Pode ser encontrado com a opção de rodízios de 3” ou 4”, para facilitar o acesso em cama box ou box de banho; é dimensional, o que possibilita a passagem por portas a partir de 60 cm de largura; além de ser compacto, facilitando o transporte com a opção de bolsas para viagem.
* AGM(VRLA) significa Absorbed Glass Mat, onde o eletrólito na célula é retido em um tapete de fibra de vidro entre as placas. Esta tecnologia de chumbo ácida regulada por válvula é de baixa manutenção porque não requer água.
Prós:
Produtos compactos, facilidade no manuseio possuindo ajustes milimétricos;
Produto associado à realidade brasileira, pensando no dia-a-dia do paciente;
Leveza, resistência e manipulação das forças/peso. 
Melhores equipamentos/softwares para a produção de equipamentos;
Produzem grande parte das peças necessárias na montagem;
Empresa associada à sustentabilidade;
Ótimo custo benefício; 
Rápida autonomia no manuseio do equipamento;
Clareza e respeito aos pacientes e cuidadores. 
 
 
Relação: Equipamento - Física.
 Agora que conhecemos mais o produto faremos a relação dele com o universo da física:
Medidas e sistemas de medições: O equipamento faz o uso de valores de medidas e suas medições utilizado em física mecânica. O equipamento faz uso desse recurso na hora das regulagens na altura, comprimento,largura do guincho, largura de abertura e no levante (todos os valore em cm) visando o conforto do paciente e o encaixe correto do mesmo. 
Exemplo: Freedom 130 kg:
*Dimensões:
Altura (cm): 160
Comprimento (cm): 107
Curso de Levante (cm): 87
Largura do Guincho (cm): 51
Largura Aberta (cm): 136
Peso Total: 32
Dinamômetro(Célula digital de carga): Os elevadores individuais possuem um Dinamômetro ligado junto ao guincho que carrega a pessoa. O dinamômetro irá determinar o peso daquele corpo para que possa ser usada a força igualmente necessária além de utilizar para colher informações e efetuar acompanhamentos. A leitura dos dinamômetros (valor da força de tração ou da força normal) é, eventualmente, denominada peso aparente do corpo que se encontra suspenso ou apoiado neles.
Vulgarmente, tais dinamômetros são conhecidos como balanças de mola, já que podem ter suas escalas mudadas para informar a massa de corpos (em equilíbrio).
 O dinamômetro é um instrumento que mede forças diretamente da deformação por elas causada num sistema elástico. Força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos. Essa grandeza é medida em newton (N) de acordo com o S.I. Este dispositivo é dotado de:
• Estrutura
• Mola
• Gancho em uma das extremidades da mola
• Graduação na estrutura
 O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura (dinamômetro ideal).
 Massa e peso são grandezas diferentes mas popularmente confundidas. Peso medida vetorial, massa medida escalar!!
Repouso e leis do movimento - O equipamento também é desenvolvido para trabalhar com o repouso e as leis do movimento visto em cinética. O corpo do paciente estará em repouso, suspenso pelo braço do equipamento e sujeito apenas pela força normal e de seu peso. Ele permanecerá em estado de equilíbrio até o cuidador ou quem manipular o equipamento, fornecer uma força para que saia daquele estado. O equipamento então entra em movimento, utilizando um sistema de rodas e tração para a facilitação do movimento criado pelo cuidador e manipulado pelo mesmo. Podemos notar também o torque,tração(sistemas de frenagem) e as forças de atrito (cinético e estático). É utilizado
então, nesse equipamento, um Atuador Linear Elétrico onde irá converter rotação em movimento linear facilitando o trabalho de se movimentar aquele corpo. 
* Atuador linear elétrico - Trata de um dispositivo mecânico que converte rotação em movimento linear. O atuador linear permite empurrar ou puxar, levantar ou abaixar, posicionar objetos pesados e ou objetos de difícil acesso ou que necessite um automatismo na aplicação. Os Atuadores lineares elétricos são construídos com fuso de esferas ou trapezoidal. Os fusos de esferas levam a vantagem da eficiência e baixo atrito que permite um número alto de ciclagem, já os atuadores lineares elétricos de fuso trapezoidal, são de custos mais baixos e têm a vantagem de serem auto frenantes. Os atuadores elétricos são geralmente montados com Motor DC de baixa potência e alta velocidade na tensão de 12V ou 24V, o qual agregados a um conjunto de engrenagens tem o Torque ampliado com a mesma potência, o que permite em conjugado com o passo do fuso, produzir uma força relativamente alta, entre as capacidades de 5Kg a 1200Kg. É alimentado por baterias secas, chumbo/ácido, com tecnologia VRLA/AGM e homologadas para transporte aéreo, otimizando o uso com suave e precisa movimentação.
Estrutura: Em aço carbono tubular com pintura eletrostática a pó, desmontável e conforme modelo sem a necessidade do uso de ferramentas; possui travamento através de grampo ”R”, com exceção do modelo Hospitalar Plus; ainda contém ampla variação de regulagens e de alteração na abertura da base. Ampla variação de regulagens na coluna e alteração na abertura da base se utilizando do Círculo Trigonométrico e seus Ângulos. 
Baterias (eletricidade): A bateria é um acumulador elétrico que armazena energia em forma química. Ao converter isso em corrente elétrica, fornece energia necessária para o funcionamento do equipamento. As baterias Freedom utilizam tecnologia de recombinação de oxigênio livre de manutenção e placas de liga PbCaSn que produzem menos gás. O eletrólito presente no produto é absorvido em manta de microfibra de vidro, sem a presença de líquido, portanto não corre a possibilidade de derramar. Dessa forma possibilita a utilização em qualquer posição, desde que não esteja invertida. 
Conclusão
 Podemos então comesse trabalho perceber que a Física está presente em tudo e principalmente, nos equipamentos médicos hospitalares. Está presente na formação da estrutura, na tecnologia dos materiais utilizados, na bateria, na forma projetada para a movimentação e manipulação das forças, na saúde do profissional da saúde que terá manuseio direto com o paciente e no conforto e segurança do mesmo. 
 Podemos também conhecer a fundo uma empresa respeitável que veio ao longo dos anos acompanhando e aprimorando tecnologias. Entrar em contato com um aparelho que, utilizando da física, melhora e dá mais liberdade a muita gente. Oferece acessibilidade e novas oportunidades onde há pouco tempo atrás, era apenas sonhos. Mas a física entra em ação e utilizando de estudos e de suas leis, podemos realizar sonhos.
Bibliografia e Referências
https://youtu.be/uj1u2s570Ws
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0007_24_02_2010.html
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAIKAAK/manual-guincho-transfer-freedom
https://maringa.odiario.com/economia/2016/08/quais-as-finalidades-e-como-funciona-o-dinamometro/2209628/
http://www.freedom.ind.br/produto/saude/baterias/baterias-freedom/
http://www.freedom.ind.br/produto/categoria/saude/elevadores-individuais/ 
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php
Elevador individual transfer: https://youtu.be/rKuEMw3FAIc 
Elevador individual Uso banho e higiene: https://youtu.be/CMnjX3rht5M 
‘
6

Mais conteúdos dessa disciplina