Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO HISTÓRIA

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0105_SM_201502520974 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): RAPHAELLY ALVES 
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/04/2015 15:47:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502583693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503173298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas esta foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:
		
	
	geraram movimentos nativistas como a Sabinada e a Revolução Farroupilha.
	
	o lucro da extração do ouro do Brasil foi direcionado à Holanda, enquanto os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses e franceses.
	
	favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia complexa e com alto grau de independência em relação à metrópole.
	
	o trabalho escravo foi predominante na atividade açucareira, mas não encontrou espaço nas áreas mineradoras, onde só existiram trabalhadores assalariados.
	 
	na atividade açucareira, prevaleceu o latifúndio e a ruralização, enquanto a mineração favoreceu o surgimento de um processo de urbanização, com a expansão do mercado interno.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502591408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A decadência do sistema colonial no Brasil deu-se em virtude de alguns fatores externos à própria dinâmica da colônia. Neste sentido, é possível afirmar que são fatores que NÃO influenciaram na referida decadência:
		
	
	Independência das Colônias Inglesas e surgimento da ideia de livre comércio.
	
	Independência das Colônias Inglesas da América do Norte e Revolução Francesa.
	 
	Expansão marítima portuguesa e ascensão dos ideais mercantilistas.
	
	Difusão dos ideais iluministas.
	
	Revolução Industrial Inglesa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502586427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a algumas das principais características do texto produzido pela Assembleia Constituinte de 1823 e que se converteria na primeira constituição brasileira, caso a Assembleia não houvesse sido dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Possuía nos seus artigos um espírito liberal e democrático, baseado nos princípios da Revolução Francesa, permitindo a ampla participação popular nos processos decisórios através de práticas plebiscitárias.
	
	Adotava, para a escolha dos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, o voto direto e obrigatório para todos os brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos.
	 
	Procurava, através do fortalecimento da representação nacional, limitar o poder do Imperador.
	
	Possuía dispositivos que permitiam a ampla participação de escravos e de ex-escravos na administração pública e na condução dos assuntos políticos do país.
	
	Propunha que o Estado Brasileiro assumisse a forma federativa, sob o regime monárquico de perfil parlamentarista.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503174159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando se afirma "O Reino de Portugal nasceu das armas", é possível concluir que esta afirmação se deve ao fato de que:
		
	
	O Reino de Portugal nasce do apoio dado aos mouros na luta contra os cristãos no decorrer do Século XIV, recebendo como recompensa as terras que hoje lhe pertencem.
	 
	O Reino de Portugal constrói sua independência a partir das lutas que travou contra ou mouros e ao mesmo tempo contra Castela a partir do Século XII.
	
	Portugal é até os dias de hoje um país bélico, tradição que mantém desde os tempos em que era Reino.
	
	Portugal constituiu-se como Reino por ter apoiado decisivamente a Inglaterra em sua luta contra as forças napoleônicas.
	
	O reino de Portugal possuía a maior indústria de armas do período

Continue navegando