Buscar

Primeiros socorros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceituar primeiros socorros, urgência e emergência
Os procedimentos de primeiros socorros podem determinar a diferença entre a vida e morte. É um conjunto de medidas e procedimentos técnicos com o objetivo de manter o suporte de vida à vítima até a chegada da equipe de emergência. Os procedimentos de emergência visam manter as funções vitais e evitar o agravamento de uma pessoa ferida, inconsciente ou em perigo de morrer, até que ela receba assistência qualificada. Este atendimento imediato poderá ser realizado por qualquer pessoa habilitada. (Ferreira AVS, Garcia E. Suporte básico de vida. Rev Soc Cardiol- Estado de São Paulo. 2001;11(2):214-25.)
Segundo o dicionário Aurélio, Urgência é a “qualidade do que é urgente; necessidade imediata; aperto”. Em termos médicos é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. 
Emergência é a circunstância que necessita de intervenção imediata. Em situações de emergência, a avaliação da vítima e seu atendimento devem ser prontamente realizados de forma objetiva e eficaz. 
Referindo-se às definições propostas por Aranha (1969) e Lopez (1979), Jairnilson Silva Paim, professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), propõe definições de ‘urgência’ e ‘emergência’ representativas das que foram encontradas, com formulações similares, em outros textos. No artigo “Organização da atenção à saúde para a urgência/emergência” (1994: 152), ele escreveu: 
Uma emergência corresponde a um ‘processo com risco iminente de vida, diagnosticado e tratado nas primeiras horas após sua constatação’.2 Exige que o tratamento seja imediato diante da necessidade de manter funções vitais e evitar incapacidade ou complicações graves. Representa situações como choque, parada cardíaca e respiratória, hemorragia, traumatismo crânio-encefálico etc. 
Já a urgência significa ‘um processo agudo clínico ou cirúrgico, sem risco de vida iminente’.Nesse caso há risco de evolução para complicações mais graves ou mesmo fatais, porém, não existe um risco iminente de vida. Representa situações como fraturas, feridas lácero-contusas sem grandes hemorragias, asma brônquica, transtornos psiquiátricos, etc.
Descrever ações, importância, atribuições e abordagem do SAMU e do resgate
Ao discar o número 192, o cidadão ligará para uma central de regulação, que conta com profissionais treinados para realizar o atendimento e médicos que darão as orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, o tipo de ambulância e equipe adequada a cada caso. Há situações em que basta somente uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.2 De acordo com a situação do paciente, o médico regulador pode: 
a) Orientar a pessoa a procurar uma unidade de atendimento ( centro de saúde , ambulatório de convênio,etc) ou Unidade de Pronto Atendimento ( UPA), por meios próprios; 
b) Atender à solicitação, enviando ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista; 
c) Em casos graves, será enviada uma USA (Unidade de Suporte Avançado), com Médico e Enfermeiro. Ao mesmo tempo será avisado ao hospital público mais próximo, para que o tratamento tenha continuidade com mais rapidez.
Compreender a cinemática do trauma 
O evento traumático é dividido em três fases:
Pré-evento: é a fase da prevenção.
Inclui todos os eventos que precedem o incidente. As condições presentes antes da ocorrências do incidente e que são importantes no tratamento das lesões do paciente são avaliadas como parte do pré-evento na história. Estas considerações incluem condições médicas agudas ou pré-existentes do paciente (e os medicamentos para tratar essas condições), ingestão de substâncias recreativas (drogas ilícitas e de prescrição, álcool, etc) e o estado de espírito do paciente.
Evento: é a etapa do momento traumático que envolve a troca de energia ou cinemática (mecânica da energia) 
A fase do evento começa no momento do impacto entre um objeto em movimento e um segundo objeto. Em todas as colisões, a energia é trocada entre um objeto em movimento e o tecido do corpo humano ou entre o corpo humano em movimento e um objeto em repouso. A direção na qual ocorre a troca de energia, a quantidade de energia que é trocada e o efeito que estas forças exercem sobre o paciente são considerações importantes quando a avaliação começa.
Pós-evento: é a etapa de atendimento ao paciente
*A energia é transformada em lesão quando é absorvida pelo corpo
1ª Lei de Newton: um corpo em repouso permanece em repouso, um corpo em movimento permanece em movimento a não ser que seja atingido por alguma força externa. 
2ª Lei de Newton: lei da conservação de energia.
3ª Lei de Newton: para cada ação existe uma reação igual e oposta.
Determinar as lesões resultantes das forças e movimentos envolvidos: 
Danos no veículo
Distância de frenagem
Posição das vítimas
Uso do cinto de segurança
Lesões aparentes

Outros materiais