Buscar

Moldagem e Confecção de Modelo TRABALHO

Prévia do material em texto

Moldagem e Confecção de Modelo
ALUNAS: VÂNIA LIMA 
 E
JÚLIA KAROLINE
MATERIAL DE MOLDAGEM IDEAL
 “É o material que “captura” com precisão os detalhes das estruturas bucais, “solta-se” da boca sem distorção, permanecendo dimensionalmente estável sobre a bancada ou quando o gesso é vazado sobre ele”. 
REQUISITOS DE MATERIAL DE MOLDAGEM
 Ser fluído o bastante para se adaptar aos tecidos orais e viscoso o bastante para manter-se na moldeira. A impressão não deve distorcer ou lacerar quando removida da boca. Deve manter-se estável até a obtenção do modelo. Facilmente desinfetado sem perda de acuracidade.
COMPATIBILIDADE COM OS MATERIAIS DE CONFECÇÃO DE MODELOS 
 Não conter constituintes tóxicos ou irritantes. Apresentar tempo de armazenagem adequado. Consistência e textura satisfatórias. Fácil manuseio. Fidelidade de cópia.
O QUE É MOLDAGEM ?
MOLDAGEM – É o ato de obtermos a cópia em negativo do(s) dente(s) em questão, ou seja, é o ato para obtermos o molde. 
O QUE É MOLDE?
 MOLDE – Corresponde ao resultado da operação de MOLDAGEM e é representado pela cópia, em “negativo”, dos arcos dentais e tecidos circunjacentes. 
O QUE É MODELO?
 MODELO – É a reprodução do elemento (ou elementos) desejado, em positivo, isto é, a reprodução (cópia) “idêntica” dos elementos desejados
MOLDE X MODELO
MOLDE 
 COPIA EM NEGATIVO
MODELO
COPIA EM POSITIVO
 O QUE É MOLDEIRAS ?
RECIPIENTE ONDE SE COLOCA OS MATERIAIS DE MOLDAGEM PARA SER LEVADO PARA Á BOCA
TEMPO DE MANIPULAÇÃO
É O TEMPO QUE SE TEM PARA SE MANIPULAR DETERMINADO MATERIAL, ESPATULAR O MATERIAL ÁTE SE OBTER UMA MISTURA HOMOGÊNIA 
TEMPO DE TRABALHO
 E O TEMPO QUE SE TEM PARA TRABALHAR COM O MATERIAL SEM QUE ESTE SOFRA A REAÇÃO QUÍMICA DESEJADA POSTERIOR DESTE TEMPO. TEMPO TOTAL DESTE O INICIO DA MISTURA ATÉ O MOMENTO EM QUE A MOLDEIRA PODE SER POSICIONADO NA BOCA DO PACIENTE SEM QUE HAJA DISTORÇÃO.
TEMPO DE PRESA
É O TEMPO DECORRIDO DO INICIO DA MISTURA DO MATERIAL ATÉ QUE O MESMO SE TORNE RÍGIDO O BASTANTE PARA RESISTIR A DEFORMAÇÃO PERMANENTE
TEMPO DE TRABALHO\ TEMPO DE PRESA
 Existem duas opções de alginato: presa regular (tipo 2, tempo de trabalho: 3-4 min e de presa: 6-7 min) e presa rápida (tipo 1, tempo de trabalho: 1,2-2 min e de presa: 3,2-5 min). O tempo de trabalho e presa do alginato pode ser prolongado reduzindo a temperatura da água. Não se deve alterar a proporção água/pó com o objetivo de controlar o tempo de trabalho/presa, para não alterar outras propriedades do material.
OS MATERIAIS DE MOLDAGEM PODE SER DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS
 Elásticos :Os materiais de moldagem elásticos são levados à boca no estado plástico (que sofre apenas deformação plástica) e são removidos da boca no estado predominantemente* elástico (que sofre predominantemente deformações elásticas, ou seja, que retornam à posição depois de passarem por regiões retentivas do dente, durante a remoção da moldeira). 
 Anelásticos :Os materiais anelásticos não apresentam deformação elástica suficiente para passar por áreas retentivas e, por isso, só podem ser utilizados em casos em que só existem regiões expulsivas a serem moldadas
Classificação dos materiais de moldagem elásticos
 Hidrocolóides
 Hidrocolóide irreversível → Alginato
 Hidrocolóide reversível (praticamente não é mais utilizado) 
 Elastômeros 
 Mercaptana (polissulfeto) 
 Silicone por condensação 
 Silicone por adição 
 Poliéter 
ANELÁSTICO
GESSO TIPO 1 PARA MOLDAGEM
GODIVA
PASTA ZINCO EUGENÓLICA
REVESIBILIDADE
REVERSIVEL
HIDROCOLOIDE REVERSIVEL (ÁGAR , NÃO USA MAS)
IRREVERSIVEL
HIDROCOLOIDE IRREVERSIVEL(ALGINATO)
ELASTÔMEROS: SILICONE DE ADIÇÃO SILICONE DE CONDENSAÇÃO,POLIÉSTE E POLISSULFETO,PASTA ZINCO EUGENÓLICA
ALGINATO
E UM HIDROCOLOIDE IRREVERSIVEL APRESENTA-SE EM FORMA DE PÓ, UTILIZA-SE MEDIDOR DE ÁGUA E PÓ, GRAUS DE BORRACHAS E ESPÁTULAS PARA SUA MANIPULAÇÃO
ESTABILIDADE DIMENSIONAL
 O molde de alginato, ao ficar exposto ao ar, perde água e sais (sinérese) e, ao ficar em contato com água, sofre embebição (ganho de água). Assim, o gesso deve ser vazado no molde de alginato o mais rápido possível. Se não der para vazar imediatamente, é aconselhável deixar o molde armazenado em ambiente com 100% de umidade relativa, mas não por muito tempo.
GODIVA
E UM MATERIAL DE MOLDAGEM ANELÁSTICO REVERSÍVEL, APRESENTA-SE EM FORMA DE PLACAS E DE BASTÃO, TERMOPLÁSTICO ( EM TEMPERATURA AMBIENTESÃO SÓLIDOS E QUANDO AQUECIDOS ATÉ A SUA TEMPERATURA DE FUSÃO, TORNA-SE MALEÁVEIS, BAIXO CONDUTIVIDADE TÉRMICA E ALTO RISCO DE DISTORÇÃO
INDICAÇÃO
 Moldes com os quais serão confeccionados modelos de estudos 
 Moldes com os quais serão confeccionados modelos para trabalhos de baixa precisão (ex: moldeira de clareamento, prótese parcial removível, moldeira individual, placa miorelaxante) 
Moldes com os quais serão confeccionados modelos antagonistas (modelo que articula com o modelo sobre o qual será confeccionado um trabalho de precisão) 
BIBLIOGRAFIA
. Craig - Materiais Dentários Restauradores. 13a Edição, pag. 301-323, inclusive o item “Materiais para registro oclusa
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2540469/mod_resource/content/1/3_Roteiro%20Materiais%20de%20Moldagem%20Elásticos%20I.pd
REQUISITOS DE UM MATERIAL DE MOLDAGEM 
 1. Ser fluido o bastante para se adaptar ao tecidos orais e viscoso o bastante para se manter na moldeira 
2. O molde não deve lacerar ou distorcer quando removido da boca
 3. Deve permanecer estável até a obtenção do modelo 
4. Facilmente desinfectado sem a perda da precisão 
5. Ser de fácil manuseio 
6. Apresentar fidelidade de cópia 
7. Não ser tóxico ou irritante

Continue navegando