Buscar

A Teoria Neoclássica do Valor - Deane Phyllis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Discente: Julia Chagas Moreira 			Matrícula: 2017.2.24.073 
Docente: Thiago Rosado Gambi 			História do Pensamento Econômico
Resumo: Phyllis DEANE. A teoria neoclássica do valor. In: A evolução das ideias econômicas. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
Sengundo a autora Phyllis Deane, Ricardo preocupa-se com duas controversas na teoria valor trabalho de Karl Marx. A primeira era que o conceito do valor-trabalho imposto naquela época, não parecia suficiente para explicar as variações no valor ao longo do tempo. A segunda era que não tinha resposta para a questão que definia o valor absoluto: pois não tinha mercadoria alguma, cujo o valor não fosse dependente de seus próprios custos de produção.
O valor segundo Jevons acarreta uma relação. “Um estudante de Economia jamais poderá pretender ser claro e correto em suas ideias se conceber o valor como se fosse uma coisa ou objeto qualquer, ou mesmo como algo que se encontra numa coisa ou num objeto. As pessoas são assim levadas a falar de uma entidade inexistente como valor intrínseco”. Desta maneira, os marginalistas, transferem todo foco de suas investigações, passando-a do valor para a troca do preço “natural”.
Alfred Marshall que principiou toda a nova maneira de pensar em Economia. E contrário de outros escritores Marshall recorreu unicamente em uma teoria de custo e produção, e enquanto Jevons lançou-se na direção oposta e afirmou, que “que o valor depende inteiramente da utilidade’’, Marshall elaborou uma teoria que levava em conta ambos aspectos simultaneamente. Os teóricos marginalistas, naturalmente ao destacar a interdependência dos preços por todo o sistema e ao estabelecer o preço de equilíbrio num mercado competitivo no ponto de junção das curvas de oferta e demanda, mostrou-se que era possível constituir um conjunto global de equações simultâneas, com uma equação para cada incógnita, pelo qual poder-se-ia calcular, de inicio todos os preços e quantidades desconhecidos.
Pra Deane o revolucionamento marginalista e neoclássico solucionou contrariedades de valor e distribuição da economia clássica que se tornaram essenciais. Contudo, o mais significativo para o triunfo neoclássico, são as implicações ideológicas e contradições nas questões clássicas.

Outros materiais