Buscar

sat geral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Produção Mais Limpa
(P+L)
A necessidade da indústria de se adequar ambientalmente tem feito com que muitas empresas revejam seus processos. Considerando as legislações vigentes e a demanda por produtos e processos considerados "verdes", tem motivado a busca por metodologias de gestão ambiental. Este artigo tem o objetivo de apresentar a Produção mais Limpa (P+L) como uma metodologia que auxilia as indústrias a obter uma boa gestão ambiental.
O que é Produção Mais Limpa?
Produção mais Limpa é a aplicação de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e emissões geradas, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.
A Produção mais Limpa considera a variável ambiental em todos os níveis da empresa, como por exemplo, a compra de matérias-primas, a engenharia de produto, o design, o pós-venda, e relaciona as questões ambientais com ganhos econômicos para a empresa;
Exemplo
Troca de embalagens de papelão por
bombonas plásticas retornáveis.
Cooperação entre o setor de compras e o setor de produção - Redução de
100% na emissão de resíduos e economia de 5% no custo do adesivo.
A Produção mais Limpa caracteriza-se por ações que são implementadas dentro
da empresa com o objetivo de tornar o processo mais eficiente no emprego de
seus insumos, gerando mais produtos e menos resíduos;
Exemplo
Otimização no uso de chapas de aço
para produção de peças. Cooperação
entre o setor ambiental, setor de
projeto e setor de compras – uso
eficiente da matéria-prima e menor
geração sucata.
Antes
Depois
• Através da implementação de um programa de Produção mais Limpa a
atividade produtiva identifica as tecnologias limpas mais adequadas para o seu processo produtivo;
Exemplo
Utilização de pistola para aplicação
de adesivo em substituição a
processo manual – redução no
consumo de matéria-prima e ganho em produtividade.
 Antes Depois
Identificação das opções de Produção mais Limpa
Com base nas causas de geração de resíduos já descritas, são possíveis
modificações em vários níveis de atuação e aplicações de estratégias visando
ações de Produção mais Limpa.
Quais são os objetivos da adoção da Produção Mais Limpa?
O mercado está se tornando cada vez mais exigente. Esse fato demanda não só o oferecimento de produtos com qualidade, como também a implementação de uma administração responsável, que se preocupe tanto com o social quanto com o ambiental. 
Para tornarem-se competitivas, as empresas procuram alternativas que propiciem melhores desempenhos. Então, o objetivo da Produção mais Limpa é apresentar uma nova técnica que possibilite às empresas nacionais a produzir de modo ambientalmente correto, obtendo então maiores vantagens competitivas.
Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa.
Racionalizar o uso de insumos*.
Reduzir os desperdícios.
Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais.
 Aumentar a competitividade, atualizando a empresa de acordo com as exigências do mercado.
*Insumo: O que entra (como matéria-prima, força de trabalho, consumo de energia etc.) para se conseguir um produto final. São todos os bens e serviços necessários para produção de outro bem ou serviço.
16
Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental.
Permitir a obtenção de indicadores de eficiência.
Documentar e manter os resultados obtidos.
Promover e manter a boa imagem da empresa, divulgando a ecoeficiência* da produção e a qualidade dos produtos oferecidos.
			*Ecoeficiente é aquele que consegue produzir mais e melhor, com menos recursos e resíduos.
Quais são as vantagens da Produção Mais Limpa? 
Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade. 
A empresa que usa a Produção mais Limpa não ganha apenas em marketing social ou no cumprimento da lei. Ganha em redução de custos, em lucratividade.
Aumenta a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.
 Redução das infrações aos padrões ambientais previstos na legislação. 
 Diminuição dos riscos de acidentes ambientais 
 Melhoria das condições de saúde e segurança do trabalhador. 
Quem ganha com isso não é só o trabalhador, que passa a exercer suas atividades num ambiente mais confortável, seguro e saudável e a empresa, ma também a empresa que vê diminuir o número de faltas e aumentar a produtividade, garantindo então no fim do processo em um produto melhor.
 Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores, fornecedores e poder público. Ampliação das perspectivas de mercado interno e externo 
 Ênfase no serviço ao consumidor: foca no tipo de serviço a oferecer, não somente quais produtos oferecer. Assim as companhias criam novas oportunidades de entregar aplicações que agreguem mais valor; 
Ênfase na qualidade de vida: o sucesso das companhias no futuro estará cada vez mais focado nos produtos e serviços que atendam a necessidades reais, e não àquelas criadas;
 Uma visão do ciclo de vida: as companhias agregam valor ao seu negócio monitorando e avaliando o seu impacto a cada estágio do ciclo de vida. Uma visão deste tipo pode levar a desenha ou redesenhar produtos e processos para diminuir o impacto ambiental enquanto aumenta a eficiência;
 Com a sua empresa em destaque, e com valorização de seu produto, e a referencia em seu modo de produção inovador, as relaçoes com empresas maiores, internacionais, se ampliam.
Acesso facilitado às linhas de financiamento. 
Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a mídia e a comunidade.  
Quando você fizer a sua produção seguindo os modelos da legislação, a conseqüência será de benefícios: 
Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a mídia, sua empresa irá se destacar e aparecer mais, e com a sociedade, a sua empresa, o seu produto, e o seu modo de produção serão modelos, serão destaques, e serão melhor aceitos pela sociedade.
Quais são os benefícios da 
Produção mais Limpa?
 Redução no consumo de matéria-prima, energia e água.
 Redução de resíduos e emissões.
 Reuso de resíduos de processo.
 Reciclagem de resíduos. 
 Redução de desperdícios (Ecodesign).
O ecodesign é a aplicação prática de requisitos ambientais de projeto desde o inicio, substituindo então a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente.
Acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá-los quando possível ao mundo material e artificial do homem.
Princípios do Ecodesign
Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.
Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis.
Técnicas de Fim de Tubo e Produção Mais Limpa: qual a diferença?
Produção Mais Limpa é uma ação preventiva que busca evitar, por exemplo, a geração de resíduos por meio do aproveitamento máximo das matérias-primas utilizadas durante o processo produtivo. Já as Técnicas de Fim
de Tubo são ações que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resíduos, ao dar-lhes tratamento. 
41
Portanto, o Fim de Tubo só é válido para tratar aqueles resíduos que não puderam ser evitados no processo, sendo considerada uma alternativa de remediação, enquanto a Produção Mais Limpa é uma proposta de solução. 
Técnicas de fim de tubo:
Pretende reação.
Os resíduos, os efluentes e as emissões são controlados através de equipamentos de tratamento.
 Proteção ambiental é um assunto para especialistas competentes.
43
 A proteção ambiental atua depois do desenvolvimento dos processos e produtos. Os problemas ambientais são resolvidos a partir de um ponto de vista tecnológico.
  Não tem a preocupação com o uso eficiente de matérias-primas, água e energia.
  Leva a custos adicionais.
Produção mais limpa:
Pretende ação.
 Prevenção da geração de resíduos, efluentes e emissões na fonte.
Procurar evitar matérias-primas potencialmente tóxicas.
Proteção ambiental é tarefa para todos.
45
A proteção ambiental atua como uma parte integrante do design do produto e da engenharia de processo.
Os problemas ambientais são resolvidos em todos os níveis e em todos os campos.
Uso eficiente de matérias-primas, água e energia.
Ajuda a reduzir custos.
QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA?
É a aplicação de técnica ou conjunto de técnicas em uma área contaminada, visando a remoção ou contenção dos contaminantes presentes, de modo a possibilitar a sua reutilização, com limites aceitáveis de riscos ao meio ambiente e à saúde humana. 
 Implantar um sistema de gestão ambiental em uma empresa, diminui custos, evita riscos ambientais, acaba com o diferencial competitivo, evita riscos à saúde dos funcionários e clientes, alcança a conformidade legal, reduz a poluição, garante a manutenção de recursos naturais e motiva as pessoas envolvidas a engajarem nas questões ambientais.
Conclusão
A consciência ambiental, que cresce consideravelmente a cada ano, aumento dos problemas de descarte e a legislação mais severa obriga que mais indústrias se aprofundem nas questões de compatibilidade ambiental das suas produções.
Com as crescentes cobranças civis e legislativas acerca da relação indústria e meio ambiente, não se permite às empresas continuarem com as velhas tecnologias de fim-de-tubo, ou seja, apenas tratar ou reciclar os resíduos e as emissões gerados, deve-se tentar reduzi-los ou eliminá-los. Uma tecnologia que alcance este resultado é a implementação do conceito de produção mais limpa.
A aplicação da metodologia de implantação de Produção mais Limpa aos processos produtivos permitirá a obtenção de soluções que contribuam mais para a solução definitiva dos problemas ambientais, já que a prioridade da metodologia está baseada na identificação de opções de não geração dos resíduos produzidos nestes processos produtivos.
Vários procedimentos podem ser adotados no Housekeeping, também pode ser realizada uma substituição de matérias-primas e tecnologias que permitam reduzir ou eliminar resíduos. Além disso, é necessário agregar valores aos resíduos gerados, através de uma reciclagem fora do processo. O meio ambiente agradece.
Alunos:	Clayton 		Nº 0
	Danilo 		Nº 0
	Davi 		 Nº 0
	Giovana 		Nº 0
	Leonardo 		Nº 0
	Matheus P. Nº 0
	Matheus H. 	Nº 0
	Matheus W. 	Nº 0
	Renan 		Nº 0

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais