Buscar

FILOSOFIA E AS QUESTÕES HUMANAS

Prévia do material em texto

FILOSOFIA E AS QUESTÕES HUMANAS
COMPORTAMENTO MORAL
PROFª: SÔNIA MAIA TELES XAVIER
INTEGRANTES 
Belchior Freitas Dimas
Brendo Eduardo Silva Moura
Daniel Vitor Oliveira Gomes
Maghayver Vinicius Silva Soares
Vinicius Dourado Agostinho
Vítor Carvalho Gomes
Wallace Luna de Oliveira
INTRODUÇÃO
Ao se ler o texto “Comportamento moral: o bem e o mal’’ de Álvaro Valls e assistir ao filme "O menino do pijama listrado’’ dirigido David Heyman, inspirado pelo livro escrito por John Boyne demos início a comparação dos dois.
TEMA
A escolha do tema (comportamento moral) surgiu a partir da vontade do grupo de discutir sobre a integridade moral das pessoas, a tentativa de achar uma definição do que se considerar certo ou errado, ou até o que poderia ser o bem e o mal.
DEFINIÇÃO DE MORAL
A palavra Moral tem sua origem no latim, que vem de “morales”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. 
Álvaro Valls explicava Comportamento Moral como a “voz interior que nos diz o que devemos fazer, em todas as ocasiões, o bem e evitar o mal”. Mas o que seria o bem e o que seria o mal?  
DESENVOLVIMENTO
Partindo das definições de o que é Moral e os pensamentos de Álvaro Valls, assistiu-se o filme indicado e foi encontrados diversos pontos em que a falta de senso moral esteve presente, gerando desrespeito com o próximo. Em contrapartida a encantadora inocência de uma criança nos leva a pensar que o comportamento moral pode estar ligado ao preconceito.
DESENVOLVIMENTO
Para Kant, a natureza humana é uma natureza racional, o que equivale a dizer que a natureza nos fez livres, mas com isso não nos disse o que fazer, concretamente. Valls completa o pensamento Kantiano, afirmando que as decisões que tomamos são aquelas que deveriam ser válidas e vigentes para todos os indivíduos conscientes, racionais e livres, supondo que todos os homens são estruturalmente iguais. 
Cena do filme “O Menino do Pijama Listrado” em que Bruno e ‘ foram levados ao crematório dos Judeus.
PERÍODO DO FILME
Relacionando o período do filme, se tratava de um governo nazista na Alemanha, percebe-se a ideologia de Hitler em fazer distinções das crenças, ato qual se refletiu em suas ações humanas sobre o interesse real (experimentos humanos para melhorar a medicina) e a dominação política.
 Para ele o mal era ser judeu e o bem, não ser judeu. 
A intolerância aos comportamentos judeus distinguiu - os de não viver eticamente. Como afirma Valls, o comportamento era fundamentado na natureza, agindo de acordo com sua razão natural, criando assim uma preocupação com a autonomia moral do indivíduo.
A moral, segundo Kant, regula a forma como as pessoas agem em sociedade, e esta moral é relacionada com a moralidade e com os bons costumes. São todas as formas de agir, em conjunto e isoladamente, que a sociedade, mesmo que de forma implícita, estabelece a partir de cada indivíduo que nela vive. Parte-se da consciência que cada um distingue sobre o que é bom e o que é mau, o que é justo e o que não o é.
FINALIZANDO
O menino do pijama listrado é uma história fascinante sobre amizade em tempos de guerra,  sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível, inimaginável e bem claro a relatar o comportamento humano sendo moldado e transformado através de influências e costumes presentes no dia-a-dia, colocando a julgamento o comportamento moral, não apenas das crianças mas de todos envolvidos na trama da história. 
CONCLUSÃO
A moral é nos ensinada desde cedo, por influências e exemplos dados pelas pessoas à quais admiramos, e moldada pelo ambiente no qual vivemos. 
Após crescermos essa moral é colocada a prova a todo instante a cada escolha que fazemos, de acordo com o que aprendemos ser o certo e errado, mesmo não percebendo.
QUESTIONAMENTO
Onde se separa o que é certo do que é errado?
No filme o filho do oficial é queimado junto com os Judeus, eles consideram queimar os Judeus certo, mas foi um erro queimar o filho do oficial junto.
OBRIGADO!
“A infância é medida por sons, cheiros e sinais, antes que a sombria hora da razão cresça.”- Jhon Betjeman.

Mais conteúdos dessa disciplina