FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
9 pág.

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA


DisciplinaCompreensão de Texto62 materiais268 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 2/5 - Fundamentos de Sociologia
No contexto de surgimento da Sociologia a partir do século XVIII, várias tentativas de construir uma explicação rigorosa sobre a realidade social estavam em curso. Muitos autores tentaram formular uma nova ciência sobre o social.
No entanto, antes da Sociologia, ainda no período medieval existiam outras formas de explicar a realidade. Considerando as aulas e o livro da disciplina, qual era o conteúdo predominante nas explicações medievais? Marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	No período medieval buscava-se explicar o mundo a partir dos videntes e adivinhos.
	
	B
	Na Idade Média o mundo e a sociedade eram vistos a partir das verdades de fé, com forte influência da religião.
 
Você acertou!
As explicações baseadas na fé perduraram durante quase todo o período. Mas aos poucos os homens foram procurando outras formas de explicação [...] O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social dura até meados do século XV, quando começa a perder força. (livro-base, p. 20).
	
	C
	Havia cientistas e teólogos na Idade Média que explicavam os fenômenos de modo quase científico.
	
	D
	No medievo a ciência floresceu e trouxe o iluminismo católico.
Questão 3/5 - Fundamentos de Sociologia
 Ela nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados das situações de existência das modernas sociedades industriais e de classes. E seu progresso, lento mas contínuo, no sentido do saber científico-positivo, também se faz sob a pressão das exigências dessas situações de existência, que impuseram, tanto ao pensamento prático quanto ao pensamento teórico, tarefas demasiado complexas para as formas pré-científicas de conhecimento. (FERNANDES, F. A herança intelectual da sociologia. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 11-20.)
 
Considere seus estudos na disciplina e marque a alternativa que evidencia as características das ciências humanas.
Nota: 20.0
	
	A
	Embora chamadas de ciências humanas, o objeto de estudo é plural e envolve o ser humano e suas tecnologias.
	
	B
	Ciências humanas se definem pela metodologia de rigor e precisão, a causalidade das variáveis é previsível e mensurável.
	
	C
	O objeto de estudo é fator humano objetivado nas instituições, tecnologias e estruturas sociais como a economia e o direito.
	
	D
	Tem o ser humano como objeto de estudo e apresenta proximidade entre pesquisado e pesquisador.
 
Você acertou!
Têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo. Não existe a possibilidade de separação clara entre o objeto de estudo e o pesquisador. Sociologia, psicologia, geografia humana, história, linguística. (livro-base, p. 46).
Questão 5/5 - Fundamentos de Sociologia
Não é por mero acaso que a sociologia, enquanto instrumento de análise, inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré-capitalistas, uma vez que o ritmo e o nível das mudanças que aí se verificam não chegavam a colocar a sociedade como um \u201cproblema\u201d a ser investigado. (Martins citado por Paixão 2012 p. 34)
Considere seus estudos e o texto da rota de aprendizagem, analise as afirmações e marque a correta sobre as ciências sociais.
Nota: 20.0
	
	A
	A ciência sociológica teve como objeto de estudo a sociedade tomada como uma totalidade formada em três classes fundamentais, plebe, clero e nobreza.
	
	B
	A Sociologia surge no contexto das chamadas ciências sociais aplicadas, como direito, administração e antropologia.
	
	C
	As três áreas principais que formam as ciências sociais, abrangem a Antropologia, a Ciência Política e Sociologia.
Você acertou!
Vale lembrar que as três áreas principais que formam as ciências sociais, abrangem a Antropologia, a Ciência Política e Sociologia. As pesquisas antropológicas se consolidaram no século XIX com estudos voltados a realidade física e cultural de diferentes agrupamentos humanos.
	
	D
	As ciências sociais são uma única e mesma ciência, que trata do espírito humano e de suas construções.
APOL II
Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
De acordo com o pensador Durkheim, a sociologia:
Nota: 20.0
	
	A
	Não cabe à sociologia, enquanto ciência, compreender o funcionamento da sociedade, seus princípios e leis.
	
	B
	O modelo de sociedade, proposto por Durkheim, propõe que são os indivíduos que devem se adaptar à sociedade, fundando assim, um modelo conservador.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado.
	
	C
	A concepção de uma sociedade na qual tudo deveria funcionar de forma harmônica, como um organismo, é a proposta contrária às ideias de Durkheim, que apresenta uma análise crítica da realidade.
	
	D
	Para este autor, os indivíduos devem mudar a realidade da sociedade na qual se inserem e não, se adequarem a esta sociedade, a qual os força à adequação por meio de suas regras e objetivos.
APOL III
Questão 2/5 - Fundamentos de Sociologia
Devemos, portanto, considerar os fenômenos sociais em si mesmos, desligados dos sujeitos conscientes que deles tem representações: É preciso estuda-los de fora, como coisas exteriores, por que é deste modo que se nos apresentam. (DURKHIEM, citado por SELL, 2009, p. 83). 
 
Considerando os estudos realizados na disciplina sobre a Sociologia de Durkheim, identifique as características definidoras do fato social. Marque a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Os fatos sociais se definem pelo seu alcance e generalidade, são sempre os mesmos em todo o tempo e lugar, em sua forma e conteúdo.
	
	B
	Fato social foi é uma construção ideal, um tipo ideal elaborado por Durkheim para conformar a realidade social dentro de sua teoria
	
	C
	Os fatos sociais são externos gerais e exercem um peso coercitivo sobre os indivíduos.
Durkheim afirma que os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.  (livro-base, p. 57-58).
	
	D
	Não existem fatos sociais, somente interpretações sociais. A sociologia é uma ciência interpretativa.
Questão 5/5 - Fundamentos de Sociologia
A análise social de Durkheim não deixou de fora um fenômeno social que desperta muito interesse em diversas áreas, o suicídio, um fenômeno por esse autor como \u201ctodo caso de morte provocado direta ou indiretamente por um ato positivo ou negativo realizado pela própria vítima e que ela sabia que devia provocar esse resultado\u201d. (SELL, 2009, p. 92). 
 
Conforme o livro e o texto das rotas, quais os tipos de suicídio identificados por Durkheim? Marque a alternativa.
Nota: 20.0
	
	A
	Suicídio coletivo, espiritual e de protesto.
	
	B
	Morte induzida, fatalista, anômica e assistida.
	
	C
	Suicídio egoísta, altruísta, anômico e fatalista.
Você acertou!
Conforme estabeleceu são quatro tipos, suicídio egoísta, altruísta, anômico e fatalista.
	
	D
	Ortotanásia, homicídio e tipos variados de suicídio.
APOL IV
Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
Considerando seus estudos na disciplina, qual a concepção de Marx sobre o trabalho? Marque a alternativa.
Nota: 20.0
	
	A
	Para Marx o trabalho só pode ser considerado como tal, se for uma iniciativa social e coletiva.
	
	B
	O trabalho representa a negação do ócio, uma atividade produtiva que visa tonar os homens úteis a economia e ao progresso material de toda a sociedade.
	
	C
	Por meio do trabalho os homens entram em contato uns com os outros e passam a transformar a realidade que os cerca.
Você acertou!
Justificativa : Assim, os homens, por meio do trabalho, entram em contato uns com os outros e passam a transformar a realidade que os cerca. O trabalho promove, então, o intercâmbio com a natureza e com outros homens.
	
	D
	Trabalho para Marx é o vínculo empregatício, ter uma carteira assinada, direitos e horários a serem cumpridos, sem o trabalho produtivo não