Buscar

cemiterios no espaço urbano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO à distância licenciatura em
geografia
 Carlos Henrique de Gois
romeu santos silva
 CEMITERIO NO ESPAÇO URBANO
UMA POssibilidade de entendimento das questoes sociais,economicas e politicas
 Vitória da Conquista – Bahia
 2018
 Carlos Henrique de Gois (0925596306)
romeu santos silva (0923320806)
 CEMITERIO NO ESPAÇO URBANO
UMA POssibilidade de entendimento das questoes sociais,economicas e politicas
 
Trabalho de licenciatura em geografia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Prof. Claudio correia costa 
 
 Vitória da Conquista – Bahia 
 2018 
 SUMARIO
INTRODUÇAO-------------------------------------------------------------------3
2. CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA------------------------------4
 2.1 ESTRUTURAS ETARIA DO MUNICIPIO----------------------------4
 2.2 EDUCAÇAO------------------------------------------------------------------5
 2.3 SAUDE---------------------------------------------------------------------5
 2.4 SENEAMENTO BASICO----------------------------------------------6
 3. LEVANTAMENTO SOBRE OS CEMITERIOS E A RELAÇAO COM A CIDADE-----------------------------------------------------------------7
4.CONSIDERAÇOES FINAIS---------------------------------------------9 
5.REFERENCIAS--------------------------------------------------------------10
6 ANEXOS-----------------------------------------------------------------------11
7 ANEXO PAINEL-------------------------------------------------------------12 
1. INTRODUÇAO
O presente trabalho foi elaborado para falar da relação do cemitério da Saudade do município de vitoria da conquista relacionando como esse cemitério reflete a vida da cidade, trazendo a importância de atentar o significado que isso traz para geografia começando pelo levantamento da estrutura etária do município, como a população esta distribuídas, falando de dados da educação assim como da saúde e também do saneamento básico relacionando com a mortalidade infantil que tem caído nos últimos anos por conta de uma boa estrutura básica na cidade,mostramos também o crescimento populacional que pode ser explicado por sua taxa de fecundidade,mostrando que as mulheres representam o maior percentual,observamos na educação que a população em idade escolar passa um maior número de anos estudando, e a taxa de analfabetismo no município diminuiu entre todas as faixas etárias.
Após esse levantamento buscamos na prefeitura e nos museus assim como verificando a vizinhança que esta em torno, buscou dados de um cemitério da cidade, o mais antigo feito em 1915. Que tem grande influencia em relação com a cidade de vitoria da conquista na qual irá desenvolver nosso trabalho.
Com o objetivo de estudar o espaço do Cemitério como lugar de memória, estudando a história, arte, os jazigos os personagens que compuseram a história política, social, cultural e econômica da cidade. É preciso fazer esse estudo para compreender toda uma história de uma cidade valorizando os dados populacionais assim como todo o desenvolvimento na área urbana,usando para esse estudo dados,acontecimentos antigos e culturais daqueles que aqui passaram.
 
 
2. CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA
2.1 ESTRUTURAS ETARIA DO MUNICIPIO
 Segundo o Censo do IBGE (2010) a população residente em Vitória da Conquista era de 306.866 habitantes, e a população estimada para 2014 foi de 340.199.sendo que a população estimada para 2018 e de 338.885 pessoas.
 O crescimento populacional anual do município corresponde a aproximadamente 1,57%, o crescimento populacional crescente pode ser explicado por sua taxa de fecundidade, que é o número médio de filhos que uma mulher deverá ter até terminar o período reprodutivo, que em 2010, foi de 2,02, superior à média nacional de 1,89.
A área da unidade territorial é equivalente a 3.704,018 Km² e a densidade demográfica de 91,41 (hab./km²). 
 2.2 DISTRIBUIÇAO DA POPULAÇAO
 Em relação à distribuição da população por sexo, as mulheres representam o maior percentual com 51,81% enquanto os homens correspondem a 48,19% e a faixa etária com maior percentual foi a de 20 a 24 anos com 9,9% do total da população.
Pirâmide etária de Vitória da Conquista – BA 2010. Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013.
 2.2 EDUCAÇAO
A cidade possui um maior número de alunos matriculados no ensino fundamental,. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE em 2010, o número de pessoas alfabetizadas residentes era de 241.855 alfabetizados.
 No município, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 86,65%, em 2010. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 84,01%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 47,30%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 33,93%. Entre 1991 e 2010, essas proporções aumentaram, respectivamente, em 48,24 pontos percentuais, 62,17 pontos percentuais, 37,19 pontos percentuais e 24,55 pontos percentuais,
Segundo (Altas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013). Indica que a população em idade escolar passa um maior número de anos estudando, e a taxa de analfabetismo no município diminuiu entre todas as faixas etárias, porém a população com 25 anos “carrega uma grande inércia, em virtude de gerações mais antigas com menor escolaridade” (Altas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013).
 2.3 SAUDE
 
 A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 14.72 para 1.000 nascidos vivos. Veja que a taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, em 1995, era de 51,9 óbitos a cada mil nascidos vivos; em 2013, este percentual passou para 18,7 óbitos a cada mil nascidos vivos, representando redução de 64,0% da mortalidade. segundo a Sala de Apoio à Gestão Estratégica a causa predominante de morte foi em decorrência de doenças do aparelho circulatório, com tendência crescente ao longo dos anos, seguido pelas causas externas, que superam as neoplasias. As mortes por doenças parasitárias apresentam menores valores observados. As causas mal definidas, representadas pelo grupo sinais e sintomas podem ser consideradas um fator que reflete a qualidade dos registros e da assistência, que permite declarar com precisão o que causou o óbito, foi um grupo de causas expressivo em Vitória da Conquista.
 
 2.4 SENEAMENTO BASICO
Segundo a prefeitura de vitoria da conquista os avanços registrados pelo município, para universalizar os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, foram tão significativos que o fizeram saltar da 36ª colocação para a 14ª. Vitória da Conquista, mais uma vez, ficou à frente de capitais brasileiras, como Goiânia (28ª), Brasília (36ª), Vitória (42ª) e Recife (66ª).isso mostra a causa da baixa taxa de mortalidade por conta desse cuidado no saneamento básico.
Importante determinante, pois afeta na saúde da população e melhora a qualidade de vida da população que teve um salto de 2000 para 2010, tanto no esgoto tratado como no acesso à água potável, que aumentou de 79,4% para 91,3%(acesso à água) e de 49,5% para 63,7%(esgoto tratado).isso tem tornado a cidade de vitoria da conquista com um bom nível de saneamento básico,observe 
Fonte LEIAMAIS.BA
3. LEVANTAMENTO SOBRE OS CEMITERIOS E A RELAÇAO COM A CIDADE
Vitória da Conquista é uma cidade média de acordo com uma série de características, como quantidade populacional e seu papel regional
sobre as demais. Na cidade existe hoje vários cemitérios, notando assim um grande crescimento na cidade tanto social,econômico e político,pois esses cemitérios tem em parte pessoas ricas e em outros pessoas pobres,existe uma divisão nesse contexto.Falando do primeiro que foi o cemitério da saudade construído em 1915 que pertencia a um hospital da cidade,logo depois doado para prefeitura que foi construído primeiro e logo depois os bairros arredores.as pessoas enterradas no cemitério da saudade variam por uma população rica e também pobre no qual notamos através das lapides construídas essas diferenças,pois também existem túmulos simples.vemos também bastante túmulos monumental com boas decorações que traz uma grande lembrança da cidade no passado que traz de certa forma a cultura da mesma.
 O cemitério passa pelo meio da cidade, residem as ossadas de personalidades importantes, como a do ex-governador da Bahia Regis Pacheco e dos ex-prefeitos Coronel Gugé e José Pedral Sampaio, que carregam, de forma singular e sublime, parte da história local. O acervo de obras fúnebres, sobrepostas nos mausoléus, com vários jazigos, traz uma historia do cemitério da cidade. 
 No portão de entrada se avista uma capela, estão abrigados os restos mortais do Intendente Justino Gusmão. Percebemos a religião presente na maioria dos túmulos através das artes muito bem ornamentada com imagens, cruzes,bíblias e artes bem coloridas ate,mostrando cultura de quem já se foi.
Segundo uma definição de dados da prefeitura, cemitério pessoas que compartilham de um mesmo lugar e que conservam suas características. Cemitério se refere a uma memória coletiva da cidade. Isso é diferente da história, que é algo contado de forma mais técnica, documentada. Isso não significa que a memória funciona como um atalho usado para entender melhor as complexidades do lugar em que se vive. O cemitério foi construído bem antes do bairro ao redor, hoje os bairros já estão ao redor dele. A característica do cemitério em bem antigo estilo barroco, uma capela pequena que é usada para missas e também faz parte da historia da cidade. As diferenças sociais e culturais nas lapides não são muito diferentes os jazidos, túmulos são praticamente os mesmos estilos mudando pouco a cada ano.
 Existe vários túmulos antigos de 1920 que traz ate hoje uma cultura relacionada a cidade,tem um que observamos( em anexo) que tem grande influencia com a arquitetura clássica com colunas gregas.também existe uma parte bem degradada,sem cuidados no qual reflete a vida das pessoas da cidade que segundo a prefeitura esse tipo de cemitério,tantos os cuidados como o descuido,a religião,a arte,a cultura,as imagens etc.se torna uma reflexão dos moradores da cidade.ate mesmo a estrutura do cemitério que é horizontal traz analogia a cidade, percebe-se grande ligação do cemitério em relação a cidade,suas casa aos redores assim como a historia da cidade esta diretamente ligadas aos cemitérios da cidade de Vitoria da Conquista,assim como seu meio de vida em relação social,econômica e política.trazendo uma series de estudos desse importante tema que é relacionar cemitérios com o meio urbano,trazendo luz a muitas coisas que aconteceram e acontece,as mudanças de grande importância que podemos encontrar com o estudo envolvendo todo um contexto em relação aos cemitérios.
 4. CONSIDERAÇOES FINAIS 
Percebemos no tema a importância de reconhecer o cemitério como objeto de estudo no meio político, social e econômico de onde surgem vários temas de estudo como: o sentido da população, como crescimento, meio social de vida, percebemos condições de vida diferentes ao estudar o cemitério, a situação econômica tanto dos tempos passados das pessoas que viveram na cidade como das pessoas hoje. Através dos jazigos, mausoléus, túmulo simples assim como as pequenas capelas existentes dentro, nos revela muita coisa.
Quando fizemos a visita ao cemitério tiramos varias fotos, Percebeu-se que o cemitério possui muitos símbolos, como: flores, estátuas, cruzes, fotos, placas e homenagens; isso nos leva a compreender a importância da historia da cidade envolvendo todo um contexto, da cultura presente, às recordações assim como o Sincretismo religioso com imagens, cruzes, retratos de um passado que envolve o presente,trazendo uma historia de suma importância para estudo da cidade,no meio urbano e suas relações.conseguimos compreender de fato o que o trabalho falava,porque realmente traz em nossa memória muitas coisas de suma importância para geografia local e também a geografia de estudos.com certeza estudar esse tema no meio acadêmico traz um aprendizado muito grande em relação ao estudo de temas relacionados a população como um todo.
			
		
5. REFERENCIAS
 Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Perfil Municipal, Vitória da Conquista (BA). 10.04.2016.
BRASIL. Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, 2016. BRASIL. 
BRASIL. Relatórios do desenvolvimento socioeconômico da cidade de Vitória da Conquista.
IBGE. Banco de dados: Cidades@, Vitória da Conquista, 2015.
Museu Regional de Vitória da Conquista Praça Tancredo Neves, 114. Centro
SAGE. Sala de Apoio à Gestão Estratégica. Ministério da Saúde. Dezembro de 2015.
ANEXOS 
CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA X CEMITERIO DA SAUDADE
 
PAINEL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando