Buscar

TEORIA DAS RESTRIÇÕES

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Administração
Administração de Materiais
Daniela Haas
TEORIA DAS RESTRIÇÕES
A Teoria das Restrições, popularmente conhecida como TOC objetiva a maximização dos lucros de uma organização através da tomada de diversas decisões nas quais existem restrições. A TOC foi inicialmente descrita pelo Dr. Eliyahu Goldratt em seu livro, A Meta.
A TOC objetiva maximizar o ganho de dinheiro das empresas, com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes. Parte do princípio de que a maioria dos problemas que vivenciamos são causados por poucos, ou somente um fator que é chamado de restrição, quando descobrimos quais são esses fatores resolvemos o problema.
O objetivo da empresa é gerar ganho, ganho é aquilo que sobra quando pagamos os gatos que tivemos para gerar nossos produtos ou serviços, são as vendas menos as despesas da operação do negócio, para aumentar o meu ganho é preciso aumentar a minha receita e diminuir a minha despesa.
Para diminuir a despesa de forma rápida e eficaz é preciso eliminar os desperdícios, mais primeiro é necessário identifica-los. A Teoria das Restrições nos ensina a fazer isso.
Em uma empresa a capacidade de produzir aquilo que vai gerar ganho é igual ao recurso mais escasso que eu tenho, ou seja, preciso encontrar dentro da minha empresa o ponto mais fraco da minha produção, chamamos isso de gargalo, que é o setor ou pessoa que recebe uma carga maior do que é capaz de dar conta ou produzir. Este é o primeiro passo da TOC, identificar a restrição.
Depois de identificar o meu recurso mais escasso eu verifico quanto dos outros recursos são mais fortes do que a minha restrição, não adianta fortalecer os outros elos se o mais fraco se rompera primeiro, todo o esforço para melhorar os demais elos são desperdício.
Os passos da TOC são: 1º - Identificar a restrição: Descobrir a doença e não os sintomas; 2º - Melhore: veja se pode melhorar essa restrição, não desperdiçando nada dela e ainda aumentando de alguma forma a sua capacidade, na pratica seria ver se podemos aumentar a capacidade de produção desse gargalo; 3º - Subordine Recursos: todos os outros recursos devem ser levemente maiores do que a restrição, se forem muito maiores estão sendo desperdiçados, pois, não vou conseguir transforma-los em ganho, então eles diminuem o lucro do negócio pelo aumento da despesa sem ter nenhuma possibilidade de produzir algo que vai gerar venda; 4º - Procure novamente: Mapeie e faça tudo de novo.
A Teoria das Restrições é como dar remédio na dose certa a um paciente, tanto para curar a doença como para tratar os sintomas. Remédio demais faz mal e é desperdício, remédio de menos não cura a doença nem acaba com os sintomas.

Continue navegando