Buscar

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais

Prévia do material em texto

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada para o enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia Educacional, São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. p. 75.<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n27/v27a05.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir de 1 ano de idade.
	
	B
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 2 anos de idade.
	
	C
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 3 anos de idade.
	
	D
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
Você acertou!
Esta alternativa está correta, pois, de acordo com o livro-base, “a partir de 4 anos de idade, a educação infantil é obrigatória” (livro-base, p. 77).
	
	E
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir 2 anos e meio de idade.
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Com o objetivo de orientar as secretarias municipais, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicaram documentos que ofereciam subsídios para a implementação da educação infantil nos sistemas de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicas .Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro,  v. 17, n. 49, p. 59-80,  abr.  2012.  p. 61.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a03v17n49.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes ao documento do MEC “Política de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmartivas:
I. O índice de matrículas na educação infantil está aumentando.
II. As matrículas na educação infantil estão aumentando principalmente nas regiões pobres.
III. As crianças que vivem em áreas rurais têm mais possibilidades de acesso à educação infantil do que as que vivem em áreas urbanas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas, pois “Em relação ao acesso, o relatório do MEC aponta que o índice de matrículas na educação infantil está aumentando no Brasil, principalmente nas regiões mais pobres” (livro-base, p. 76). A afirmativa III está incorreta: “as crianças que vivem em áreas rurais têm menos possibilidades de acesso à educação infantil” (livro-base, p. 76).
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em um estudo de toda a população da Dinamarca [...] constatou-se que a qualidade da Educação Infantil tinha efeitos duradouros nos resultados educacionais até os 16 anos, dez anos após as crianças terem saído da pré-escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política. Cadernos de Pesquisa,  São Paulo, v. 43, n. 148, p. 124-149,  abr.  2013. p. 142. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/07.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto à educação infantil brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A educação infantil brasileira compreende somente a pré-escola.
II. A educação infantil brasileira se divide em creche e pré-escola.
III. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 0 a 5 anos de idade.
IV. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 6 a 10 anos de idade.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
Você acertou!
As afirmativas corretas são a II e a III, pois a “educação infantil [...] é dividida em creche para crianças de 0 a 3 anos de idade, e pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos de idade” (livro-base, p. 62). Consequentemente, as afirmativas I e IV estão incorretas.
	
	D
	I e III.
	
	E
	III e IV.  
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem a seguir:
“Como conceito, a educação básica veio esclarecer e administrar um conjunto de realidades novas trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, genérico e abstrato, a educação básica ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política consequente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,  v. 38, n. 134, p. 293-303,  ago.  2008. p. 294. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a legislação referente à educação básica brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A extensão é parte da educação básica brasileira.
II. O ensino infantil é parte da educação básica brasileira.
III. A graduação é parte da educação básica brasileira.
IV. O ensino fundamental é parte da educação básica brasileira.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
Você acertou!
As afirmativas corretas são a II e a IV, porque: “a educação básica brasileira é composta de educação infantil, ensino fundamental e médio” (livro-base, p. 62). As afirmativas I e III são falsas, porque: “A educação superior, por sua vez, é organizada [...] em cursos sequenciais por campo de saber: graduação, pós-graduação e extensão”. (livro-base, p. 34).
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.  
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte excerto:
“Recentemente foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 [...]. Esta Lei estabelece as metas para a próxima década no que tange à educação escolar e dispõe de um Anexo. O Anexo fixa 20 metas a serem atingidas, as quais são desdobradas em estratégias cujo texto tem uma extensão mais longa do que o da própria Lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Análise dos argumentos que apresentam as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 94, p. 182-206,  Mar.  2017. p. 182.<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v25n94/1809-4465-ensaio-25-94-0182.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017. 
Levando em consideração o excerto e os conteúdos do livro-baseSistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito das metas do PNE, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I.  ( ) É meta do PNE 2014 alfabetizar as crianças até o final do primeiro ano do ensino fundamental.
II. ( ) Oferecer educação em tempo integral para no mínimo 50% das escolas públicas consta como meta do PNE 2014.
III.( ) Entre as metas do PNE 2014 está atingir a média nacional de 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental para o Ideb.
IV. ( ) Aparece entre as metas do PNE 2014 atingir a média de 6,5 nos anos finais do ensino fundamental para o Ideb.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F 
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois, entre as metas do PNE 2014, está “universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos” (livro-base, p. 110). A afirmativa II é verdadeira: “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas” (livro-base, p. 110). A afirmativa III é verdadeira: “Meta 7: atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio (Brasil, 2014d)” (livro-base, p. 110, 111). A afirmativa IV é falsa, pois a meta para os anos finais do ensino fundamental está atingir a média 5,5 para o Ideb.
	
	D
	V – V – F – F 
	
	E
	F – V – F – F

Continue navegando