Buscar

PR2 PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Diferencie neoplasia de tumores e a velocidade de crescimento de tumores benignos e malignos. Neoplasia é uma proliferação celular anormal,descontrolada e autônoma,onde a célula perde a capacidade de se diferenciar.Tumor é um termo usado para designar uma proliferação celular anormal,excessiva e descoordenada que não cessa quando o estímulo inicial termina,é o aumento causado pela inflamação.Tumor benigno: crescem mas permanecem no local de origem,tendem a conter a neoplasia benigna pois possuem uma capsula fibrosa,geralmente tem crescimento lento e não apresentam capacidade de infiltração.Tumores malignos: crescimento acompanhado de infiltração de outros locais,possuem crescimento rápido,possuem caráter invasivo,podem apresentar dificuldade na remoção cirúrgica.
2-Explique a diferença entre diferenciação e anaplasia celular e a diferença entre tumores diferenciados e indiferenciados. Diferenciação:é a semelhança que a célula tumoral tem com a célula normal.Tem carac. Idêntica a célula normal.Anaplasia:é a formação de novas células com carac. Diferentes da célula normal.Tumores diferenciados: são compostos por células que se assemelham as células maduras normais no tecido original.São comuns em neoplasias benignas.Tumores indiferenciados: compostos por células que se assemelham pouco ou não se assemelham as células normais do tecido original.São comuns em neoplasias malignas.
3-Descreva as propriedades das células tumorais. 1: incapacidade de responder sinais reguladores responsáveis pela manutenção do crescimento normal e controle do reparo de tecidos, 2: crescimento autônomo sem necessidade absoluta de sinais exógenos de crescimento, 3:crescimento invasivo através dos limites dos tecidos dos tecidos normais, 4: crescimento matastático em órgãos distantes após a sua entrada nos vasos sanguíneos e canais linfáticos, 5: origem monoclonal,embora possa ocorrer heterogeneidade genotípica e fenotípica com aumento da massa tumoral, 6: diferenças quanto ao aspecto e constituição antigênica da membrana em relação a células diferenciadas não transformadas da mesma origem tecidual.
4-Angiogênese tumoral e porque esse processo é importante para a disseminação do câncer. A angiogênese é o processo pelo qual os tumores desenvolvem novos vasos sanguíneos.O processo é fundamental para que haja progressão do tumor e está intimamente relacionado com a formação da metástase.
5-Etapas da invasão e metástase dos tumores e os eventos que ocorrem após sua entrada nos vasos. A célula tumoral com expansão clonal,diversificação,fazem angiogênese,o hospedeiro irá fazer a adesão plaquetária formando êmbolos.Quando o tumor entra na corrente sanguínea ocorre o efluxo e extravasamento.As células tumorais se aderem a MEC e leberam enzimas ocorrendo o depósito matastático,formando a angiogênese.
6-Explique a sequência de invasão local do tumor. As células aderidas pelas moléculas de adesão se ligam as células de adesão caderina,laminina,colágeno ocorrendo afrouxamento das ligações intracelulares e isolamento das células,a célula isolada tem grande afinidade com os receptores extracelulares que se aderem a MEC. As secreções de enzimas proteolíticas e a clivagem do colágeno tipo IV destroem a MEC .Esta destruição será determinada pelos fatores de mortalidade tumoral e pela MEC clivada.
7-Explique quais são as principais vias de disseminação vascular dos tumores e quais são as defesas do organismo. 1ª via: implantação nas cavidades corporais e superfícies,ocorre quando a neoplasia penetra em região aberta natural.2ª via: disseminação linfática,trata-se da disseminação inicial através dos vasos linfáticos,comum nos carcinomas.3ª via: disseminação hematogênica,trata-se da disseminação inicial através dos vasos sanguíneos,comum nos sarcomas.As defesas do organismo são a imunidade inata(cél NK),que podem lisar tumores a partir da ligação por anticorpos.E a imunidade adaptativa,linfócitos T citotóxicos que tem papel protetor contra cânceres associados a vírus,e macrófagos:são ativados por linfócitos T e cél NK e podem destruir células tumorais.
8-Explique os principais efeitos do câncer sobre o hospedeiro. Caquexia:síndrome comum em pacientes que levam a perda de apetite,profunda fraqueza,anemia,sintomas complexos observados em pacientes com câncer,pode representar a primeira manifestação da neoplasia oculta.
9-Explique as principais carac. da anorexia. Efeitos sistêmicos do tumor maligno: intensificada por agitação,depressão,sepse. Evento primário para a perda de peso em pacientes com doença maligna,agravamento da doença ,morbidade e mortalidade.Fatores etiológicos na anorexia( hormônios,neurotransmissores,aumento da anorexia e crescimento tumoral),ingestão reduzida de alimento,metabolismo basal aumentado,metabolismo de CHO alterado,perda de massa gorda e magra.
10-Explique em quais extremidades dos vasos sanguíneos atuam as pressões oncótica e hidrostática e indique os fatores responsáveis pela manutenção desse equilíbrio nos vasos. A pressão hidrostática sanguínea atua na extremidade arterial.Menor quantidade de fluidos dentro da veia.Maior pressão hidrostática no interstício.A pressão oncótica sanguínea atua na extremidade venosa.Maior locomoção de fluidos sanguíneos.Menor pressão oncótica no interstício.Os efeitos da pressão hidrostática e oncótica são os principais fatores que dirigem o movimento do líquido entre os espaços vasculares e intersticial.
11-Explique como o aumento da pressão hidrostática e a redução da pressão oncótica podem gerar edema. Maior pressão hidrostática dentro da artéria.Aumento do líquido acumulado no interstício gera o edema e edema de vasos linfáticos.Pressão oncótica sanguínea menor dentro da veia.Não entre líquido dentro dela.
12-Explique como se dá o edema por obstrução linfática. Se dá porque a arteríola controla a saída de substância da artéria.Saída maior do efluxo e vai gerar o transudato,líquido que vai se acumular no interstício.A vênula controla o influxo.O influxo vai coletar os vestígios no interstício e não vai levar para a circulação linfática.Esse edema ocorre porque as vênulas que controlam o influxo,não conseguem conduzir os vestígios presentes no interstício para a drenagem
13-Descreva como os 3 fatores da tríade de Virchow podem causar trombose. A lesão nas cél endoteliais pode afetar o fluxo sanguíneo local e/ou a coagulabilidade,o fluxo sanguíneo anormal(estase ou turbulência)pode,sucessivamente,causar lesão endotelial.Estes 3 fatores,lesão endotelial,fluxo sanguíneo anormal e hipercoagulabilidade,podem atuar independente ou combinar-se para formar a trombose.
14-Explique quais são os destinos dos trombos. Propagação: o trombo pode se agregar mais as plaquetas e fibrina levando a obstrução do vaso. Embolização: os trombos podem se desprender para outros locais da vasculatura. Dissolução: os trombos podem ser removidos por atividade fibrinolítica.Organização e recanalização: trombos podem induzir inflamação e fibrose,podendo ser incorporados a parede vascular espessada,restabelecendo o fluxo.
15-Explique o que é embolia,quais são os tipos de êmbolos mais comuns e como podem levar ao infarto. É uma massa sólida,líquida ou gasosa intravascular desprendida que é levada pelo sangue para o local distante do seu ponto de origem.Os tipos de êmbolos são:trombos,gotículas de gordura,bolhas de ar ou nitrogênio,restos ateroscleróticos-êmbolos do colesterol,fragmentos de tumores e pedaços de medula óssea.Os êmbolos se alojam em pequenos vasos sanguíneos não conseguem passar pelo vaso ocorrendo a oclusão vascular e o evento gerando a necrose isquêmica do local gerando infarto.
16-Diferencie os tipos de tromboembolia. Pulmonar(trombo venoso): são provenientes das veias profundas da perna acima do nível do joelho.Trombos por veia de calibre maior,lado direito do coração,vasculatura pulmonar,calibre menor. Tromboembolia sistêmica(trombo arterial): os êmbolo seguem pela circulação arterial,são localizados principalmente nos membros inferiores e cérebro.Originam-se de trombosmurais intracardíacos,em sua maioria provenientes do infarto.
17-Explique o que hemorragia e diferencie os tipos. A hemorragia é o extravasamento do sangue dos vasos sanguíneos.Possuem 2 tipos.Externa: por lesões e Interna;por várias regiões do corpo, lesões extensas.
18-O que é trombose e como são formados o tampão hemostático e permanente? Trombose é o acúmulo de massa ou sangue.Quanto mais plaquetas se agregam se formam o tampão permanente prevenindo a hemorragia,quando a mecanismos contra reguladores eles tentam restringir o tampão hemostático e formam o trombo. 19-O que é o infarto e como são classificados? É a área de necrose isquêmica causada por oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa em determinado tecido.Classificado em Infarto vermelho: Hemorrágicos e Infarto branco: anemias.Fatores envolvidos no infarto: a natureza do suprimento vascular,a taxa e desenvolvimento da oclusão,concentração de O2 no sangue,vulnerabilidade do tecido a hipóxia.

Continue navegando