Buscar

Ep8_Hegel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hegel - A Filosofia da História; Fenomenologia do Espírito
A filosofia da história (The Philosophy of History)
A História irá acabar?
Há um final para a História? Enquanto que a maioria geralmente pensa que a história é um registro de eventos passados, o filósofo George Wilhelm Friedrich Hegel considerava-a um processo racional, movendo-se em direção à realização (completion).
Não se engane, por “fim da história”, Hegel não estava profetizando o fim do mundo. Mas para descobrir o que ele quis dizer, devemos primeiramente nos perguntar “O que é História”?
De acordo com Hegel, História é a progressão da razão (progression of reason), provocada, em grande parte, por confrontação e conflito. 
Por exemplo, se um grupo de rebeldes faz um cerco a um castelo, nós temos duas forças opostas: O Establishment e o desafiante (challenger). Através deste conflito, as ideologias opostas irão colidir, e produzir um novo establishment. Assim como a anterior, esta idéia eventualmente irá atrair (invite) uma perturbação (upheaval). E o “processo dialético” (dialectical), produzindo uma elevada racionalidade (heightened rationality), irá continuar.
Mas tais mudanças não ocorrem aleatoriamente; para Hegel, a história é empurrada pela liberdade (pushed forward by freedom) - a natureza básica da humanidade (mankind’s essential nature).
-“A História do mundo não é outra senão o progresso da consciência da liberdade.” (The History of the world is none other than the progress of the consciousness of freedom. THE PHILOSOPHY OF HISTORY).
Conforme a História avança, nós nos tornamos mais autoconscientes (self conscious), logo, mais racionais (rationals) e, portanto, mais livres (free). Por exemplo, conforme um guerreiro ganha mais batalhas, ele consegue mais habilidades. Quanto mais habilidades ele ganha, mais escolhas ele pode fazer em combate, e assim, ele é mais livre. Conforme as eras passam, nós nos tornamos mais livres. Durante a era do Oriente, somente o governante (ruler) era livre; na Grécia Antiga, alguns eram livres. E no período de Hegel, após a Revolução Francesa, pensava-se que todos deveriam ser livres. Então se a liberdade é o objetivo final (end goal) da História, haverá jamais um estado aperfeiçoado que não provoca mais mudança (Will that ever be a perfected state that invites no more change?) e o fim da dialética (dialectic)?
Em seu livro “Fenomenologia do espírito”, Hegel concebeu (devised) o conceito de “Espírito Absoluto” (World Spirit), ou, a manifestação da razão exposta através da cultura de uma sociedade, incluindo sua filosofia, religião e arte (manifestation of reason exhibited though a society’s culture, including its philosophy, religion and art).
A liberdade definitiva (ultimate freedom) ocorrerá quando o espírito absoluto, ou consciência coletiva de uma cultura se tornar completamente racional. Somente então, uma sociedade unificada pode ser estabelecida em que suas leis e instituições não irão mais provocar mudanças - pois estão em perfeita harmonia com sua cultura. E assim, o processo dialético de sua História terminará.
A filosofia histórica de Hegel inspirou um dos mais importantes pensadores do século XIX, incluindo um jovem poeta, quem um dia se tornaria uma das figuras mais influentes do mundo.
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais