Buscar

As Competências Emocionais por Daniel Goleman

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Competências Emocionais
Thaís Galvão Brito
01227271
Psicologia 4 período - Noite
 Considerado o “pai da Inteligência Emocional”, Daniel Goleman é um psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O especialista foi o responsável por popularizar o conceito da Inteligência Emocional em todo o mundo por meio do livro Inteligência Emocional, publicado em 1986 e que já vendeu mais de 5 milhões de cópias.
Goleman ensina que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Não há uma loteria genética que define vitoriosos e fracassados no jogo da vida e, embora existam pontos que determinam o temperamento, muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. De acordo com Goleman, portanto, temperamento não é destino.
Existem 5 (cinco) competências apresentadas por Daniel Goleman, são:
O Auto Conhecimento Emocional
O Controle Emocional
A automotivação
O Reconhecimento das emoções em outras pessoas
O Relacionamentos interpessoais
O auto conhecimento emocional é a capacidade que nos temos de reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos, é aquela "habilidade" de conhecermos a nos mesmos em relação aos nossos comportamentos tanto na vida pessoal e profissional, além do relacionamento consigo mesmo, não se deixar a mercê de emoções, saber se controlar e como se posicionar.
O controle Emocional é a capacidade de como lidar com os nossos sentimentos, de como gerir nossas próprias emoções, nosso estado de espírito e bom humor. É preciso reconhecer as emoções que estamos vivendo. Por exemplo, caso esteja com um pensamento ruim, de que não vai passar em uma entrevista, a boa maneira do controle emocional é pensar positivo e não deixar que o pensamento ruim tome conta da sua mente. Ou até mesmo um estresse em um relacionamento, é bom deixar a "cabeça quente" esfriar para que depois se tenha uma conversa. Pensar antes de tudo.
A automotivação é a capacidade de auto se motivar, nunca achar que que não vai conseguir chegar a tal objetivo e sim saber que você tem a capacidade, sempre dizendo para si mesmo que " eu posso, eu consigo, eu tenho a capacidade"
O Reconhecimento das emoções em outras pessoas é a empatia pelo próximo. É reconhecer as necessidades e desejos do próximo, a comunicação interpessoal de forma espontanea, é se harmonizar com as pessoas. A empatia também constroi o autoconhecimento emocional.
O Relacionamento Interpessoais é o relacionamento com o próximo, é o trabalho em equipe. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interações interpessoais.
Atividades que Podem ser Trabalhadas no Ambiente Escolar
Para o auto conhecimento emocional, uma atividade boa de se trabalhar é contando histórias, fazendo com que a criança viva a história contada, narrando bem os acontecimentos, fazendo suspenses, mudando o tom de voz, tudo isso de acordo com a história contada. Isso faz com que a criança possa assimilar e processar tudo o que ta escutando, e no final fazer perguntas de como a criança achou na história, o que ela mudaria, o que deixou ela feliz/triste/ansioso, o que ela faria de diferente, fazendo ela refletir sobre as situações ditas na história e isso desenvolve a empatia. Outras atividades seria mimica, escrever sobre algo positivo do amigo e no final todos leem o que se escreveu de positivo e isso promove o autoconhecimento.
Para o controle emocional, uma atividade a se trabalhar é fazendo uns quadros de emoções, por exemplo, assim que os alunos chegam a escola pedir para que eles marquem como estão se sentindo, como colar fotos de emojis (raiva, alegria, tristeza, etc..) e pedir para que se esqueça como se sentem no momento, pensar em outra coisa, se controlar, e depois fazer uma atividade de brincadeiras, perguntas, ler contos... Ao fim da aula perguntar a cada um como se sente depois de ter marcado seus emojis, se essa raiva passou, ou se a alegria persiste, como estão agindo e pensando depois da atividade realizada.
Para a auto motivação, uma atividade boa a se fazer é reunir as crianças e pedir para que elas escrevam em uma folha o que pretendem fazer quando crescer e como vai chegar a esse objetivo. Outra atividade também é fazer um mural de metas, que é basicamente a mesma coisa de escrever na carta. Poder visualizar as suas metas todos os dias fará com que se mantenha motivado para alcançá-las. A proposta dessa atividade é montar um mural com tudo aquilo que deseja realizar. Se possível, utilize imagens, pois elas se tornarão ainda mais fortes na sua mente. É necessário ter outro registro com os detalhes de cada meta, incluindo principalmente o prazo e as estratégias que irá utilizar para alcançá-las. O mural funcionará como um resumo visual que te lembrará de todas as outras informações. 
Para o Reconhecimento das emoções em outras pessoas, é uma ótima atividade para prevenção do bullying, a empatia, colocar-se no lugar do próximo. Uma atividade a se fazer é todos os dias é uma dinâmica em grupo criar uma roda e cada criança perguntar como a outra se sente, se pode ajudar em algo, perguntar o que pensa etc.. 
Para o Relacionamentos interpessoais, uma boa atividade para o relacionamento interpessoal, também e criar uma roda e pedir para cada um escrever o que gostaria de ver o amigo do lado fazendo naquele momento, depois pedir pra que o que ele escreveu e pediu para o colega realizar, ele mesmo fazer. Isso mostra que não devemos desejar ao próximo o que não queremos. OBS: Essa atividade é uma ótima atividade e muito trabalhada nas empresas. (hahaha já participei de uma atividade dessa e é muito engraçada, logo mencionei quando se tratou de relação interpessoal)
Grande parte de pessoas que obtém sucesso na vida pessoal e tanto na profissional são pessoas que tem suas competências emocionais, é mais do que as habilidades aprendidas na escola. Observando todas as competências emocionais conseguimos ver que sua importância para a educação e aprendizagem se tornam importante para facilitar o crescimento cognitivo, físico, social e psicológico percebendo a sua aplicação de formas diferentes em seus vários âmbitos, mostrando que atividades interdisciplinares favorecem a aprendizagem de crianças, adolescente e também adultos. Infelizmente muitas escolas não proporciam aos alunos atividades para que eles construam as competências, que é de suma importância para que se desenvolva as habilidades práticas que foram apresentadas a cima, as (5) cinco competências. Mesmo que você tenha uma inteligência emocional alta, é necessário você adquirir as competências emocionais. Um exemplo seria o jogador Neymar, se ele não tivesse se empenhado tanto, com bastante treinos e orientações adequadas, hoje ele não seria um bom jogador que é bastante reconhecido no mundo inteiro. 
O que muda na vida pessoal e profissional do ser? a falta de competências/habilidades podem levar a uma supressão das emoções. O que seria isso? a vida muda por completo, a auto estima, a relação com outros indivíduos, a vida profissional, você sabe o que fazer e não vai ficar com tantas dúvidas em o que fazer, como fazer, você vai ter um auto controle. Por isso nunca suprir as emoções. Quais seriam os riscos? Iria aumentar os níveis de estresses, e os problemas de saúde iriam começar a surgir também. Você suprimindo essas emoções, além de problemas de saúde e problemas consigo mesmo, as relações que você tenta manter com outras pessoas também podem ser afetadas. 
Conclui-se então que devemos nos permitir ir além, você sabendo como utilizar assertivamente suas habilidades comportamentais irá alcançar plenamente o sucesso. Deste modo, tanto no trabalho, em sociedade como em âmbito pessoal, o indivíduo com Inteligência Emocional bem desenvolvida pode conquistar relações mais positivas e resultados mais duradouros.
Referências: http://www.sbie.com.br/blog/daniel-goleman-e-a-inteligencia-emocional/https://www.jrmcoaching.com.br/blog/atividades-motivacionais-vida-profissional-pessoal/

Continue navegando