Buscar

Fisiologia Renal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BioSau3 Fisiologia Renal Parte 2 13/06/2018
Dois pontos principais para se pensar na reabsorção,sódio,aminoácidos ,glicose e água,que são os capilares que fazem e depois eu vou ter os túbulos distais que fazem contato com a capsula de bowman,esse momento é importantíssimo aonde eu vou ter sensores de sódio,eles vao perceber essa quantidade de sódio no sangue e no túbulo e aqui haverá uma nova tentativa de fazer discretas correções..A gente vai entrar num sistema chamado renina angiotensina aldosterona.
No túbulo próximal é um segmento que se estende ate a medula cercado pela rede de capilar de arteríolas eferentes é aonde vai ter a mais intensa troca liquida.Em determinado momento você vai ter a diminuição do calibre desse tubo,que vai receber o nome de alça de henle,passou da alça de henle,ele começa a fazer o tubu ascendente,ele começa a subir voltando para próximo do glomérulo e ai o glomérulo recebe o nome de túbulo distal.
Lembre sempre disso:Esse túbulo volta para ficar próximo sempre do glomérulo. Essa região vai receber o nome de aparelho justaglomerular. E terá um tipo especial de célula que se chamara macula densa,que são sensores de sódio,eles vao perceber a quantidade de sódio que eu vou ter no meu túbulo.Se tiver pouco sódio ali,eu vou obrigar a meu sistema a secretar mais sódio,e se eu tiver muito sódio eu vou obrigar o meu sistema a absorver mais sódio.
Primeira coisa,os mecanismos pelos quais que a macula densa funciona eles não estão completamente elucidados.
Sabe se que se você diminuir a taxa de filtração glomerular,se essa taxa diminui haverá uma maior reabsorção de sódio e cloreto,diminuindo a quantidade desses ions quando o filtrado chegar a macula densa,quando ele chega na macula ascendente no túbulo distal,eu vou ter bem menos concentração desses íons.
Qual a ideia?Se eu tenho mais sódio e cloreto no vaso,a tendência é manter mais agua no vaso,reequilibrando a pressão,quando esse liquido esta voltando pelo túbulo e chega pela macula densa,se reabsorveu muito sódios,os sensores vão perceber que absorveu muito sódio.Uma vez que ele percebem que tem muito sódio vai acontecer o seguinte,diminuição da resistência vascular das arteríolas,elevando a pressão hidroestatica glomerular auxiliando na regularização da taxa.
Como ele vai fazer isso?Aumentando a produção da renina. Com a liberaçãode renina,vai haver a liberação de angiostensina,renina é uma enzima que vai pegar um angiotensiogenio que vai quebrar em angiontensina2,então vai ter produção de angiotensina,que vai atuar como um potente vasoconstritor dessas arteríolas.
Como eu vou regular esses mecanismos de filtração?Nos vamos ter dois,os intrisecos e os extrínsecos,os intrisecos são esses que já foram explicados,estão acontecendo ali,é local,eu libero a substancia e acontece tudo aqui.E os extrínsecos que vao acontecer fora desse sistema.Os extrínsecos vao depender do sistema nervoso autônomo simpático.
Inteiseco:Mecanismo miogênico,ele é intriseco da areteriola,vai se contrair quando aumento a pressão hidroestatica ou quando acontece o relaxamento e diminuição da pressão hidroestatica,então essa variação de pressão que acontece no vaso,ela já é capaz de fazer que haja a contração e dilatação da artéria.
Sistema Renina angiostensina aldosterona:
A angiotensina vai estimular a liberação de ADH,que é o hormônio anti diurético,ele impede que você faça diurese.Chegando no plasma,o que a renina vai fazer?A renina é uma enzima,ela vai catalisar,ela vai quebrar o angiotensiongenio que é uma molecular gigante em angiotensina que vai ser convertida em angio 2 no pulmão que vai ser convertida por uma enzima chamada conversora da angiotensina.O que a angio 2 faz?atua diretamente no rim,estimulando a troca e sódio de hidrogênio no túbulo proximal,aumenta a reabsorção de sódio e bicabornato e atua na arteríola causando vasoconstrição,também atua aumentando sede fazendo que seja liberado o hormônio anti diurético.
Ex:se o cara ta perdendo sangue,todo esse sistema ta acontecendo com o objetivo de fazer o que?manter volemia,eu quero manter o máximo que eu puder o sangue dentro do vaso.Consequentemente minha pressão aumenta.
Por algum momento vai diminuir a perfusão renal.
Controle Hormonal:Hormonio antidiurético é chamado de vasopressina,aumenta a absorção da agua e a secreção de ADH é inibida por álcool e café,a cafeína tem a capacidade de aumentar o ADH,so que so ativa o Sistema nersovo autônomo simpático e faz vasoconstrição,diferente do álcool.
Aldosterona:Quando o sistema percebe a queda da pressão,ele estimula também a reabsorção de sódio,aumentando a reabsorção de agua,consequentemente aumentando a volemia,e a pressão arterial subindo.Tudo isso esta acontecendo nos túbulos coletores 
Reabsorção:Acontece pelas membranas epiteliais tubulares em direção ao liquido do interstício renal,vai ser através dos capilares tubulares de volta para o sangue. Então eu vou ter dois tipos de transporte.
Glicose em um sistema normal funcionante,100% da glicose tem que ser reabsorvida,em contra partida a creatinina 100% você tem que excretar e 0% reabsover,a ureia você elimina 50% e reabsorve os outros 50%.
Por que o potássio é o mais excretado?Para a entrada de sódio,mecanismo de bomba e potássio,para entrada de dois sódios,tem que sair um potássio.
A ideia é intra tubular,dentro do túbulo,vai gerar um intersticial,esse fluido vai para a luz do capilar peritubular.Esse é o fluxo da reabsorção.Quando ele passa do túbulo renal para o fluido intersticial,ele vai atravessar a membrana da célula,esse transporte pode ser ativo ou passivo.Atravessando a membrana peritubular,eu vou ter um transporte passivo,que é regulado pela pressão hidroestatica e pressão osmótica.Quem passa pelo transporte ativo?sódio,glicose,fosfato e aminoácido,tudo isso tem gasto de energia para passar.
Quem passa de forma passiva?água,ureia e cloreto.
Filtração:Então esta chegando aquele filtrado,que passou pelo glomérulo,via paracelular,entre as células já pode passar algumas substancias,via transcelular,isso vai passar aonde?dentro da célula,esse ultrafiltrado ira passar de forma passiva.Os eletrólitos e solutos podem passar de forma ativa ou seja haverá necessidade do ATP e pode passar de forma passiva onde não há gasto do ATP.A agua vai passar de forma passiva,o nome desse transporte é osmose,ele vai em direção aonde os solutos vão,por isso que existe um reabsorção intensa de agua.
Existem dois tipo de transporte ativo,o primário e o secundário.
Primario:É uma ligação direta com a fonte de energia,ex:SODIO E POTASSIO
Secundario:É uma ligação indireta com a fonte de energia,a difusão facilitada que é chamada quando uma susbstancia gera uma energia pro transporte de outra substancia,glicose acontece dessa forma.
Contra trasnnporte:É a mesma coisa,so que a agora um entra e o outro sai,a energia gasta para a entrada de sódio e nessa brincadeira eu consigo secretar hidrogênio(sentido vaso> Lumen do túbulo).Atua no sentido oposto da reabsorção dos capilares para a luz do túbulo,o nome disso é SECREÇÂO,possibilidades:troca de sódio por hidrogênio,nessa necessidade da acidose,para o equilíbrio acido/base eu preciso liberar esse hidrogênio para a urina.

Outros materiais