Buscar

Avaliação de cultura clássica

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0240_AV_201406015598 » CULTURA CLÁSSICA: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS 22120934
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno 
	Professor:
	SILVANA FERREIRA DOS ANJOS ALVARENGA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/03/2015 16:28:28 (F)
	1a Questão (Ref.: 45235)
	Aula 3: CULTURA CLÁSSICA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Segundo a lenda grega, a feiticeira Medeia ajudou Jasão, líder dos argonautas, a obter o velocino de ouro. O mito é conhecido pelas versões literárias, no gênero tragédia, que lhe deram Eurípides, Ésquilo, Ovídio e Sêneca. Medeia era filha de Eetes, rei da Cólquida. Eetes possuía o velocino de ouro, que Jasão e os argonautas buscavam, e o mantinham guardado por um dragão. A maga Medeia apaixonou-se por Jasão e, depois de ajudá-lo a realizar sua missão, seguiu com o grupo para a pátria de Jasão, Jolcos, na Tessália. Mais tarde, Jasão apaixonou-se por Glauce e abandonou Medeia. Inconformada, ela estrangulou os filhos que tivera com Jasão e presenteou a rival com um manto mágico que se incendiou ao ser vestido, matando-a. Medeia casou-se, depois, com o rei Egeu, de quem teve um filho, Medos. Por ter, porém, conspirado contra a vida de Teseu, filho de Egeu, foi obrigada a refugiar-se em Atenas. Medeia foi honrada como deusa em Corinto e sobretudo na Tessália. Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos, das quais a mais conhecida é a tragédia Medeia, de Eurípides.  O personagem de Medeia  representa a mulher feiticeira, raivosa, vingativa. 
Explique o aspecto trágico da construção da personagem Medeia.
 
 
		
	
Resposta: A lenda grega Medeia representa as tragédias humanas. Ela mostra como a raiva pode levar os seres humanos a cometerem atrocidades. Todos temos um lado bom e um lado ruim e as circunstâncias podem desenvolver qualquer um dos lados. Uma pessoa, movida por sentimentos de traição, de raiva, pode se tornar extremamente vingativa, de modo a desconsiderar as fronteiras entre o certo e o errado. O personagem mostra bem como os sentimentos de raiva, vingança, rancor e traição podem levar a grandes tragédias.
	
Gabarito: Medéia é a mulher que ama e é traída. Por seu amor a Jasão sacrificou tudo.Ao perdê-lo, não encontra limites morais para conter sua vingança e para isso sacrifica os próprios filhos e o seu amor pelo homem e seus filhos com ele.Mata os filhos e a amada do marido,mas se pune por perder qualquer sentido moral e ético.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 42991)
	Aula 6: CULTURA LATINA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	 Por que não estudar o latim?
......de língua morta o latim não tem nada. Vejam, por exemplo, quantas expressões são usadas em Direito. Quem nunca ouviu falar de habeas corpus? de alibi? De data venia? O latim não está de forma alguma morto, está no nosso dia a dia: quem nunca mandou um curriculum vitae? Quem nunca ouviu falar de renda per capita? Ou pensou em fazer uma pós-graduação lato sensu? Ou ouviu que alguém é doutor honoris causa? Quem nunca fez um P.S. ao fim de uma carta? Ora, isso também é latim: post scriptum. Essa antiga língua de Roma está nas tecnologias mais modernas, está na fecundação in vitro, nas invenções mais recentes: está, por exemplo, no fax (abreviação de fac simile, que significa faça de maneira semelhante, não é isso que faz o fax?). Mesmo muitas palavras importadas do inglês remontam ao latim: na Informática usa-se o verbo deletar, do inglês to delete, que vem, por sua vez, do verbo deleo em latim, que significa destruir. De tão entranhado na nossa língua, o latim até se confunde com ela: idem é latim, a expressão grosso modo também (por isso, é errado dizer a grosso modo), o supra summum, o etcaetera, até a expressão vulgo, quando dizemos José Carlos vulgo Zeca. E há muito, muito mais/.../(VIARO, Mário Eduardo. A Importância do Latim na Atualidade. Revista de Ciências Humanas e Sociais, São Paulo, Unisa, v. 1, n. 1, p. 7-12, 1999)
Identifique quatro vocábulos latinos que são utilizados em nosso dia a dia e indique seu uso ou significado no contexto atual.
 
 
 
		
	
Resposta: Idem - em referências bibliográficas. Quando citamos um mesmo autor mais de uma vez, colocamos idem no rodapé da página para não repetirmos várias vezes o mesmo autor Ibidem- em referências bibliográficas. Quando citamos uma obra mais de uma vez, colocamos ibidem no rodapé da página para indicar que aquela obra já foi citada. Curriculum Vitae- curriículo vida. Quando estamos procurando um emprego, entregamos nas empresas de nosso interesse um currículo com nossas qualificações profissionais e educacionais, no sentido de pelitear uma vaga de trabalho. Habeas corpus- termo muito usado no sistema jurídico. Quano alguém vai preso, o advogado pode solicitar um habeas corpus para tentar a soltura do sujeito preso. In loco- Fazer uma pesquisa "in loco" significa realizar a pesquisa onde o fato ou fenômeno ocorreu. Alibi - quando alguém está sendo acusado de alguma coisa e diz que tem um alibi, significa que ela tem algo que prova o que ela está dizendo é verdadeiro.
	
Gabarito: São muitos os vocábulos latinos que são usados na atualidade.Podemos citar curriculum vitae, vulgo, grosso modo,a priori, alter ego, causa mortis, ex libris, exempli gratia, Homo sapiens, in continenti, in loco, ipsis litteris, lapsus linguae, modus vivendi, mutatis mutandis, pari passu, persona non grata, ad hoc, sine qua non, sic, status quo, carpe diem, sui generis, ab imo pectore, tabula rasa, vade mecum, vade retro, Aedes aegypti,dentre outros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 247575)
	Aula 1: O PERÍODO ARCAICO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No período arcaico, a pólis grega, em sua estrutura, organizava-se da seguinte forma:
		
	
	por localizar-se em uma região montanhosa, a pólis grega mantinha todas as classes no mesmo espaço, sendo que os aristocratas habitavam as fortalezas e os comerciantes, artesãos e trabalhadores em geral viviam nas áreas periféricas, em cavernas utilizadas como moradia.
	
	imensos vales separavam a aristocracia dos artesãos, trbalhadores diversos e comerciantes.
	
	na parte mais alta, localizavam-se os mercados, onde habitavam os comerciantes, artesãos e trabalhadores diversos; na parte baixa, habitava a aristocracia.
	
	na parte mais baixa, onde ficavam os mercados, habitavam os comerciantes, artesãos e trabalhadores diversos; na parte mais alta, habitava a aristocracia.
	
	por localizar-se em uma região plana, na pólis grega não havia delimitação geográfica para as classes sociais, que conviviam harmoniosamente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 54424)
	Aula 2: expressões latinas
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Destacam-se as construções para espetáculos, como o estádio do Coliseu, em Roma, onde eram realizados grandes espetáculos, como as lutas dos gladiadores e animais. Estas lutas sangrentas tinham outra função, sintetizada pela expressão:
		
	
	Panis et vinum
	
	Panis et ludi
	
	Panis et guerrae
	
	Panis et circus
	
	Panis et circenses
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 177967)
	Aula 3: Cultura popular e erudita
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Observemos o texto de Joseph M Luyten (O que é literatura de cordel, Ed Brasiliense, SP, 2005) ¿Quando começamos a estudar qualquer literatura, seja grega, inglesa, alemã , portuguesa ou indiana, sempre se encontram, na parte inicial, quase exclusivamente manifestações poéticas. Ao longo dos anos, estas vão cedendo lugar à prosa, e, quando chegamos ao século XX, a poesia ocupa pouco espaço diante de outras manifestações literárias.¿ A partir da reflexão acima, podemos afirmar que:
		
	
	A prosa, mais moderna e mais atual, é mais importante que a poesia, mais antiga e retrógrada.
	
	A poesia, mais antiga e tradicional, é mais importante que a prosa.
	
	Só há literatura em prosa nos dias de hoje.
	
	A prosa ea poesia têm seu lugar na literatura atual. 
	
	A prosa e a poesia não tiveram espaço a Antiguidade.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 21397)
	Aula 4: Cultura Clássica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual das personalidades abaixo não era um filósofo?
		
	
	Eurípedes.
	
	Pitágoras.
	
	Demócrito.
	
	Aristóreles.
	
	Platão
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 245256)
	Aula 5: A herança lexical dos Gregos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para Jorge Piqué, duas seriam as maneiras de explicar os dialetos gregos. Quais são elas? I - A descida das tribos indo-europeias pela Península Balcânica, dando origem ao grego. II - O encontro com os romanos que os venceram em batalha. III - A chegada dos indo-europeus, na Grécia, em ondas sucessivas de tribos que vinham do Norte. IV - O movimento do comércio. Estão corretos os itens:
		
	
	I e III.
	
	I e IV.
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	II e IV.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 49155)
	Aula 6: Língua Latina
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao procurar um substantivo no dicionário, perceberemos que ele estará da seguinte forma:
		
	
	no nominativo singular, acompanhado da desinência de genitivo singular.
	
	no acusativo singular, acompanhado da desinência de genitivo singular.
	
	no genitivo singular, acompanhado do vocativo singular. 
	
	no acusativo singular, acompanhado da desinência de nominativo singular.
	
	no nominativo singular, acompanhado da desinência de dativo singular.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 26784)
	Aula 8: Língua Latina II
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O vocábulo "uersibus", de acordo com o contexto, pode estar flexionado nos seguintes casos:
		
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	genitivo e nominativo
	
	dativo e genitivo
	
	acusativo e ablativo
	
	nominativo e vocativo
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 28161)
	Aula 9: Língua Latina
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que apresenta uma oração com predicado verbal:
		
	
	Sunt silvae in prōvinciā.
	
	Sunt iuvenēs.
	
	Hic sunt dracones.
	
	Bestiae Sunt Nostri Angeli In Terra 
	
	Marcus et Lucius sunt nautae.

Continue navegando