Buscar

Bioeconomia no Brasil: Oportunidades e Desafios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha crítica artigo:
“A tênue materialização da bioeconomia na inventividade brasileira: uma revelação das oportunidades estratégicas à inovação tecnológica”
Paulo A. de S. Chacon; Diego Pereira Siqueira
O esgotamento de combustíveis fósseis e problemáticas ambientais são uma grande preocupação, utilizar recursos biológicos renováveis, ecologicamente amigáveis para um crescimento sustentável e seguro é o desafio do momento, este é o objetivo da nova tendência global, a bioeconomia, que está relacionada a diversos setores da indústria, tais como alimentos, saúde, energia e etc.
Em relação as questões energéticas, como por exemplo, o gráfico citado no texto intitulado “Inventário de importação e exportação do petróleo” entre os anos de 2010 a 2014, é possível analisar o enorme volume de importação apresentado, uma questão controversa, visto que o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Isso é justificável, uma vez há uma grande dificuldade de refinar o petróleo brasileiro, que é mais pesado, ou seja, mais denso, também existem as problemáticas relacionadas ao seu transporte, além da política de preços que a Petrobras vem aplicando nos últimos anos, como consequência o país acaba ganhando menos com a exportação e gastando mais com importação, exemplo concreto de utilização pouco eficiente de recursos naturais não renováveis. A bioeconomia, associando diversas ciências pode ter um papel importante, valorizando recursos renováveis, produzindo energia limpa, ou desenvolvendo técnicas mais eficientes para exploração energética. 
Quanto aos produtos cosméticos, a elevada importação dos mesmos também é ressaltada no artigo, uma vez que as grandes empresas farmacêuticas estrangeiras vêm estudar a biodiversidade brasileira e patenteiam medicamentos e cosméticos, isso pode ser observado na quantidade muito inferior de patentes concedidas ao Brasil em comparação aos Estados Unidos, demonstrando que ainda há pouco incentivo na ciência no Brasil.
Para os itens de higiene e limpeza as inovações são a principal abordagem feita no artigo, ao analisar o balanço comercial para detergentes, também é possível perceber uma enorme queda, reflexo do pouco investimento e pesquisa direcionados ao desenvolvimento de novos produtos, e não poucas as inovações apresentadas aos consumidores nos últimos anos, como por exemplo os detergentes biodegradáveis. Os detergentes biodegradáveis apensar de serem um grande avanço tecnológico aliado a questões ambientais, ainda é pouco consumido no país, porém devemos considerar o alto valor agregado apresentado pelo produto, impossibilitando o uso massivo do mesmo.
A agricultura, base da economia brasileira, foi um assunto pouco abordado pelo artigo, ao meu ver um dos temas mais relevantes quando se analisa questões relacionadas à bioeconomia, visto que é um setor primário da economia, e assim como os diversos outros setores exemplificados no artigo também necessita de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável de alimentos seguros, com baixo impacto e emissão de poluentes, e que utilize os recursos naturais de maneira responsável e eficaz.
Apesar de todas as problemáticas apresentadas pelo pais, de acordo com o artigo a produção cientifica no Brasil foi maior nos últimos 20 anos principalmente nas áreas de ciências agrícolas, vegetais e animais, também gostaria de ressaltar a elevada produção cientifica em farmacologia e toxicologia, bem como meio ambiente e ecologia, demonstrando resultados animadores em relação a área científica. Os estudos relacionados a bioeconomia ainda são recentes no Brasil, temos pesquisadores qualificados e tecnologias de ponta para aplicarmos a bioeconomia em diversas áreas de pesquisa, porém ainda há falta de investimentos do poder público para que um grande número de pesquisadores tenha acesso a essas informações.
De maneira geral os tópicos abordados pelo artigo são muito interessantes e relevantes, porém os gráficos foram apresentados de maneira confusa e sem algumas legendas, dificultando o entendimento completo do artigo.
Considero importante também a realização de análises regionais referentes ao território brasileiro e como bioeconomia é aplicada em cada região do país.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando