Buscar

Setor Externo e Economia Brasileira

Prévia do material em texto

ECONOMIA ---
Agente 04 – O setor Externo 
Teoria das vantagens comparativas (David Ricardo) //Fundamentos //
Quem comercializa com quem??
Produtos que o Brasil comercializa? / Continua desde de 1930 porém, expandiu seu mercado do café pra outras coisas mais. Porém sem agregar valor a eles, vendendo em natura sem processo de industrialização. // Esse processo de não avanço nos prejudica muito (Japão plantando no mar) // Nós temos tudo porém nos falta agregar valor /// Os 10 principais produtos do agro na exportação não tem valor agregado //// 
Taxa de Cambio
Muito importante para a aquisiçõa de maquinário e matéria prima importada, a taxa de cambio apresentou um comportamento de alta no final do período estudado. (Banco Central do Brasil,2016). A Taxa de cambio infuencia diretamente o momento onde irá ocorrer as importações, todo o setor externo é influenciado por ela. 
Por outro lado,etse fato impulsiona o consumo interno de produtos nacionais ....inflação sobe...
Taxa de Juros BR:
Outra variável macroeconimica a se observar é a taxa de juros, que influencia na taxa de investimento produtivo, dado custo de oportunidade e risco, assim como na atratividade de investimentos financeiros estrangeiros e nacionais. 
Reservas internacionais br:
As reservas de moeda estrangeira brasileira tem sido foco de debate nos últimos anos dado o aumento exponencial que se pode constatar de 2006 a 2014. É importante uma boa reserva para dar confiança para investimentos. 
Isso permite melhor posição de barganha comercial, melhoria nas taxas de cambio e confiança internacional, além de aumentar a atratividade de investimentos no br. 
//1 Divisas? São dólares, moedas estrangeiras. São trazidos a partir de investimentos externos e importações que irão para as reservas, usando a taxa de cambio podemos ter a equivalência para dterminar o preço da moeda afinal. Moeda interna desvalorizada influencia nos exportadores. //

Mais conteúdos dessa disciplina