Buscar

Tarefa 3 FUNDAMENTOS DO ENSINO SUPERIOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Docência Superior
Disciplina: Fundamentos do Ensino Superior 
TAREFA 3
 
A educação a distância iniciou no Brasil por volta dos anos 70 com a criação do Instituto Universal Brasileiro, período que a revolução industrial ganhava uma proporção enorme e a indústria estava chegando com mais força no país.
Com a chegada da indústria existiu a necessidade de formação técnica dos trabalhadores em grande escala, como o estado não tinha condições de atingir todos, criou-se o Instituto Universal Brasileiro para que a formação fosse feita a distância, onde o cidadão mandava a inscrição por correspondência colocando o curso de interesse e a correspondência retornava já com apostilas, Kits e materiais para iniciar a formação; sendo esse o primeiro modelo de EAD no Brasil.
Enquanto no Brasil estava começando, já podia se obter um diploma de escola credenciada via educação à distância da Universidade de Estudo Independente Hig School de Lincoln em Nebraska/USA. Até a década de 80 já existiam cerca de 300 mil alunos americanos matriculados em instituições que ofereciam essa modalidade.
Em meados dos anos 90 instituições americanas e europeias adotaram o sistema Learning Network Interactive, um sistema elarning (ensino eletrônico), utilizando a plataforma de internet já existente naquele período; iniciou-se através de correspondência depois foi evoluindo, a tecnologia foi melhorando de forma que a revolução tecnológica possibilitou um grande reflexo na educação.
Podemos perceber, através dos matérias disponíveis para leitura sobre o assunto, que na época existiam várias universidades de renome envolvidas no processo que eram acostumadas com aulas tradicionais e alunos dentro de sala com professores já estavam abrindo possibilidades de um novo universo, até porque com a população crescendo as universidades não conseguiam atender a demanda e expandir para locais que não haviam campus, era preciso então criar ferramentas, alternativas.
Para nós, brasileiros, a grande revolução veio acontecer no ano 2000 onde ouve uma explosão no desenvolvimento e utilização das tecnologias em linha para fornecer conteúdo educacional e os cursos e modalidades em EAD aumentaram significativamente.
A Educação a Distância soluciona problemas de distância e de oferta em alguns seguimentos de ensino, não se opondo a métodos tradicionais, auxiliando para que a educação cumpra sua função social atendendo as necessidades da sociedade, abrangendo a população interessada, e em especial trabalhadores que não tem disponibilidade de horário e pessoas que necessitam encurtar distância, ou até mesmo por questões financeiras, pois os cursos EAD são mais acessíveis do que os presenciais que ainda geram gastos com transporte.
Sob efeito da globalização ocorrida no século XXI a proximidade entre países e instituições permitiu o acesso de alunos do mundo todo a plataforma de aprendizagem das mais renomadas universidades e muitas vezes com acesso gratuito, atualmente a USP que é bem-conceituada no Brasil tem mais de 80 cursos de acesso gratuito a distância. Os encurtamentos aumentam cada vez mais, onde a EAD beneficia cada vez mais alunos, lembrando que é necessário um perfil diferenciado para o aluno de EAD se adaptar o método, pois o mesmo precisa ter domínio da administração do seu tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando