Buscar

Imunologia - Resumo V - Hiper-sensibilidade imediata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hiper-sensibilidade imediata
Resumo V - Imunologia
Abbas
A hiper-sensibilidade imediata é uma reação desencadeada por ligação de antígeno a IgE pré-fixada a mastócitos e que leva á liberação de mediadores inflamatórios.
As etapas no desenvolvimento da hiper-sensibilidade imediata são a exposição a um antígeno (alérgeno) que estimule respostas com TH2 e produção de IgE, ligação da IgE aos receptores Fc-sigma nos mastócitos, ligação cruzada da IgE e os receptores Fc-sigma pelo alérgeno, ativação dos mastócitos e liberação de mediadores.
Os indivíduos suscetíveis a reações de hiper-sensibilidade imediata são chamados atópicos e costumam ter mais IgE no sangue e mais receptores Fc específicos para IgE por mastócito do que os indivíduos não-atópicos. A síntese de IgE é induzida pela exposição ao antígeno e citocinas TH2, particularmente a IL-4.
Os mastócitos são derivados da medula óssea e amadurecem nos tecidos. Expressam receptores de alta afinidade pela IgE (FC-sigma-RI) e contêm grânulos citoplasmáticos nos quais são armazenados vários mediadores inflamatórios. Sub-grupos de mastócitos, incluindo os mastócitos das mucosas e do tecido conjuntivo, podem produzir diferentes mediadores. Os basófilos são um tipo de granulócito circulante que expressa receptores FC-sigma de alta afinidade e contém grânulos com um conteúdo semelhante ao dos mastócitos.
Os eosinófilos são uma classe especial de granulócito; são recrutados para as reações inflamatórias por quimiocinas e IL-4 e são ativados por IL-5. Os eosinófilos são células efetoras envolvidas em destruir parasitas. Nas reações alérgicas, os eosinófilos contribuem para a lesão tecidual.
Com a ligação de antígeno á IgE na superfície dos mastócitos ou basófilos, os receptores Fc-sigma de alta afinidade passam a ter ligações cruzadas e ativam segundos mensageiros intra-celulares que levam á liberação dos grânulos e á nova síntese de mediadores. Os mastócitos e basófilos ativados produzem três classes importantes de mediadores: aminas biogênicas, como a histamina; mediadores lipídicos, como as prostaglandinas, leucotrienos e PAF; e citocinas, como o TNF, IL-4, IL-13 e IL-5.
As aminas biogênicas e os mediadores lipídicos causam as reações rápidas vasculares e da musculatura lisa da hiper-sensibilidade imediata, como o vazamento do plasma, vaso-dilatação e bronco-espasmo. As citocinas medeiam a reação de fase tardia.
Vários órgãos mostram formas distintas de hiper-sensibilidade imediata envolvendo diferentes mediadores e tipos de células-alvo. Qualquer alérgeno pode levar a uma reação sistêmica chamada choque anafilático. A asma é uma manifestação de hiper-sensibilidade imediata e reações de fase tardia no pulmão. A rinite alérgica é a mais comum das doenças alérgicas do trato respiratório superior. Os alérgenos alimentares podem causar diarreias e vômitos. Na pele, a hiper-sensibilidade imediata se manifesta como pápula e halo eritematoso e reações de fase tardia, e pode levar ao eczema crônico.
A terapia medicamentosa visa inibir a produção dos mediadores dos mastócitos e bloquear ou se contrapor aos efeitos dos mediadores liberados nos órgãos-alvo. O objetivo da imuno-terapia é impedir ou reduzir as respostas de linfócitos TH2 a alérgenos específicos e a produção de IgE.
As reações de hiper-sensibilidade imediata proporcionam proteção contra infecções helmínticas ao promover ADCC mediada por IgE e eosinófilos e peristaltismo intestinal. Além disso, os mastócitos podem desempenhar um papel importante nas respostas imunes inatas a infecções bacterianas.

Outros materiais