Buscar

Esquizofrenia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Esquizofrenia
O que é esquizofrenia?
A esquizofrenia é uma desestruturação psíquica que faz com que a pessoa perca a noção da realidade e não consiga mais diferenciar o real do imaginário. É um dos principais transtornos mentais de que se tem conhecimento. 
Tipos de esquizofrenia
Esquizofrenia paranoica
Se desenvolve, na maioria dos casos, em uma idade mais avançado do que os outros tipos. É o tipo de esquizofrenia mais comum e se caracteriza por insistentes alucinações e/ou delírio, bem como alterações na fala e nas emoções.
Esquizofrenia hebefrênica
Esse tipo de esquizofrenia geralmente tem desenvolvimento entre os 15 e os 25 anos de idade. Características como comportamentos e pensamentos desorganizados são muito comuns. Em contrapartida, delírios e alucinações, quando acontecem, passam de uma maneira muito rápida.
Esquizofrenia catatônica
Possui características típicas sobre os movimentos e a fala, que podem alternar da extrema agitação para a extrema quietude. É a mais rara de todos os tipos.
Esquizofrenia indiferenciada
Apresenta, normalmente, características de outros tipos, como a paranoica, a hebefrênica ou a catatônica, mas não se encaixa por completo em um deles.
Esquizofrenia residual
Pessoas afetadas por esse tipo já possuem um histórico de doenças mentais, porém só apresentam sintomas negativos conforme você verá a seguir.
Esquizofrenia simples
Os sintomas negativos são recorrentes nesse tipo de esquizofrenia e tendem a piorar de forma muito rápida. Já os sintomas positivos da doença são muito raros.
Esquizofrenia cenestopática
O paciente possui características que não são abrangidas em nenhum outro tipo aqui relatados.
Primeiros sinais da Esquizofrenia
Escutar ou ver algo que não existe;
Sentimento constante de estar sendo vigiado;
Maneira peculiar ou sem sentido de escrever ou falar;
Sentir-se indiferente diante de situações importantes;
Regressão na performance nos estudos ou no trabalho;
Mudanças na personalidade;
Afastamento muito visível de atividades sociais;
Respostas irracionais, com medo ou raiva aos parentes e/ou amigos;
Inabilidade em dormir ou concentração;
Comportamento inapropriado ou estranho;
Preocupação extrema com religião ou ocultismo.
Redução da expressão de emoções através da fala ou tom de voz. 
Pacientes que possuem esse sintoma característico normalmente não são capazes de praticar a empatia, sentimento que faz alguém compreender o que o outros está passando/sentindo. Porém, isso não significa que a pessoa não tenha sentimentos ou algo do tipo, mas apenas que, no momento, ela é incapaz de demonstrar o que se passa.
Pensamentos desordenados
Por conta dessas alucinações e delírios, muitas pessoas que sofrem do transtorno esquizofrênico podem ter dificuldade em ordenar os seus pensamentos e ações, o que acaba afetando, inclusive, a maneira de se comunicar e/ou falar com outras pessoas. Alguns pacientes dizem que sentem a mente “nebulosa”, impossibilitando de trabalharem melhor os pensamentos.
Delírios
O delírio acontece quando alguém tem plena convicção de que algo está acontecendo e de que ele é o alvo de alguma perseguição ou espionagem. Por conta disso, seus comportamentos são afetados, o que pode tornar a pessoa em alguém mais agressivo.
Episódios de delírio podem ter início de forma repentina ou podem se desenvolver ao longo do tempo semanas ou meses.
Alucinações
Entende-se por alucinações aquilo que o paciente vê, ouve, tem cheiros e gostos ou, ainda, sente a presença de coisas que não existem, porém, para quem experiencia tudo isso, as alucinações são bem reais.
Sintomas comportamentais
Suicídio
Agressividade
Manias repetitivas
Conversar sozinho / Rir sem motivo
Sintomas neurológicos
Pacientes que possuem a doença em sua forma mais precoce ou grave, podem apresentar sinais neurológicos, tais como:
Tiques faciais;
Prejuízo em determinados movimentos (o que deixa o paciente mais desajeitado ou estabanado);
Movimentos mais bruscos e descoordenados;
Aumento na frequência do piscar de olhos;
Desorientação sobre direita-esquerda.
Diagnóstico
Um paciente, para ser diagnosticado com esquizofrenia, precisa ficar em observação por um psicólogo ou médico psiquiatra, que irá avaliar suas ações e comportamentos. Caso a suspeita da doença seja confirmada, o especialista pedirá informações referentes ao histórico clínico do paciente.
Tratamento
O tratamento para a esquizofrenia pode ser dividido em 4 tipos, sendo os mais importantes o medicamentoso e o acompanhamento psicológico. 
Medicamentos
Acompanhamento psicológico
Hospitalização
Terapia eletroconvulsiva
Prevenção
Não há uma maneira de prevenir a esquizofrenia ou qualquer outro distúrbio mental. Porém, vale ressaltar que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor será o tratamento e maior será o controle dos sintomas.
A Esquizofrenia tem cura? 
Ainda não há como comprovar a cura para a esquizofrenia, porém a doença pode ser muito bem controlada através das formas de tratamento indicadas ao paciente.
´´É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma logica real pode ser encontrada.´´

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais