Buscar

Relatório infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
ELISANDRA TEREZA LORENTZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
CANOINHAS
2016
ELISANDRA TEREZA LORENTZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio Supervisionado na educacao infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
TUTORA: JAMILLI HENRIQUE
CANOINHAS 
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 
A educação infantil tem por finalidade criar condições para o desenvolvimento integral das crianças. Portanto faz-se necessária uma pratica educativa que propicie o desenvolvimento de cada capacidade: física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, devendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender. Assim sendo uma filosofia sócio construtivista, os principais objetivos apontam para o desenvolvimento da imagem de si próprio, atuando de forma cada vez mais independente, e também descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio e relatório será a pesquisa, observação, experiência das professoras docente e a interação com os alunos.
O principal objetivo deste estágio será desenvolver nossos conhecimentos na pratica e não somente na teoria, pois é somente assim que adquirimos experiências para um futuro próspero em um trabalho eficaz.
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
1. Centro de Educação Infantil Carlos Drummond de Andrade.
2. Localização: Rua Alfredo Paul esq. Otavio Ferreira da Silva, N 2145 Bairro Campo d`agua verde.
Cidade: Canoinhas
CEP 98590 000
Telefone:(47) 3622-3115
Email:cdrummonddeandrade@gmail.com
 	
2.2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Administrativo: Thalita Pereira Bosse
Coordenadora Geral: Thalita Pereira Bosse
Direção: Thalita Pereira Bosse, formada em Pedagogia e Pós graduada em Educação infantil;
Pedagoga: Thalita Pereira Bosse
Horário de funcionamento: Das 7:00 horas às 17 horas.
Nível de atendimento: Conta com o berçário I, berçário II, maternal, jardim I, jardim II, pré I e pré II.
2.2 CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS ESTAGIADAS
A professora Eloina Massaneiro é regente da sala do baby I, cursa o segundo ano de pedagogia, e sua auxiliar Jaqueline cursa magistério e ambas atuam a um ano na instituição. Sendo que a turma estagiada são crianças no nível um, tendo na sala de aula 16 alunos.
A professora Daniela Soares é regente da sala do baby II, formada em ensino infantil atua dois anos na instituições, e sua auxiliar Cirlei formada no magistério atua a seis meses. Sendo a turma estagiada são crianças do nível dois, tendo na sala 17 alunos.
A professora Simone Wdemokovski é regente da sala do maternal, formada em pedagogia e atua na instituição há três anos. Sendo a turma estagiada do nível três tendo em sala de aula 16 alunos.
A professora Eneida Reinert é regente da sala do jardim I, formada e pós graduada em ensino infantil e atua na instituição há quatro anos. Sendo a turma do nível quatro, tendo em sala de aula 21 alunos.
A professora Cristiana Pereira é regente da sala do jardim II, formada em pedagogia e pós graduada em ensino infantil e atua na instituição a um ano. Sendo a turma do nível cinco, tendo em sala de aula 18 alunos.
A professora Andressa Brey é regente da sala do pré I, formada e pós graduada em ensino infantil e atua na instituição a dois anos. Sendo a turma do nível seis, tendo em sala de aula 15 alunos, sendo que dois alunos são de inclusão.
O professor Juliano Freitas é regente da sala do pré II, formado em pedagogia e seu auxiliar Lucas Almeida tem formação técnica ambos atuam a um ano na instituição. Sendo a turma do nível sete, tendo em sala de aula 18 alunos, sendo que três alunos são de inclusão. 
É perceptível que em todas as salas o perfil sócio econômico dos discentes e seus familiares são de baixa renda, com muitas carências como: carência afetiva, estrutura familiar e higienização.
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
Em pesquisa ao Projeto Político Pedagógico da Escola, identifiquei as concepções sendo que a de homem, o homem diferentemente dos animais ele tem desejos, aspirações, sentimentos, necessidades e pensamentos. Dotado de uma personalidade exclusiva, necessita de afeto, compreensão, aceitação, autoestima e auto respeito, ao mesmo tempo em que nutre diferentes sentimentos pelos demais indivíduos e pelas coisas que fazem do seu estar no mundo.
 Embora único não vive sozinho. O indivíduo não existe como ser humano fora do convívio social e para possibilitar uma convivência harmoniosa o homem estabelece normas e padrões de conduta que regulam a vida em sociedade.
 A convivência social permite-lhe compartilhar experiências e vivencias passadas e presentes, bem como projetar realizações futuras pelo uso continuo que faz da linguagem nas suas mais variadas formas. A concepção de educação, como todas as ações formativas estão em integração social, acontece em todos os espaços de convívio social: igreja, trabalho, em casa e etc. 
A educação é o processo pelo qual a sociedade forma membros. É um processo histórico de criação e homem para a sociedade e simultaneamente de modificação da sociedade para benefício do homem. Na concepção de sociedade que temos hoje não é, se não uma construção cultural. Não se originaram de um processo natural de evolução, mas resultam de um processo de construção social que dependem e partem de vários domínios, religião, mídia, escola, leis. 
A compreensão que se tem é que ela é um ser histórico e culturalmente contextualizado, cuja diversidade precisa ser respeitada e considerada. O papel do professor é educar é formar e aprender é um processo de coleta de análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostos, estão sendo atingidos, sempre respeitando as características individuais e o ambiente, onde o educando vive. 
Com observação na prática das professoras, constatei que elas tem um cuidado quanto ao que elas aplica aos seus alunos, pois o ciclo da Educação Infantil caracteriza-se por ser o momento de inserção da criança no universo escolar. Portanto, é função da escola acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inseri-las no coletivo.
 Nesta etapa da vida escolar, favorecemos as interações sociais possibilitando o estabelecimento de laços afetivos, o que contribui para o reconhecimento de si próprio, do outro e estimula o convívio e respeito com as diferenças. Com o intuito de propiciar ao aluno maior segurança, criamos condições para que esse processo de troca, de envolvimento social, aconteça de maneira progressiva. O brincar, o cuidar e o aprender são pilares essenciais que embasam essa prática. 
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL
As atividades ocorreram nas salas de aula e pátio, as salas são bem ventiladas porém pequenas e não adequadas a quantia de crianças, pois as crianças ficam apertadas, todas as salas tem seu próprio banheiro. O pátio também não tem um espaço adequado pois uma parte e de peiver e o restante é gramado com muitos buracos e desnível do terreno. 
A decoração das salas são feitas pelas professoras regentes com materiais cedidos pela instituição e doado pelos aluno, os recursos utilizados nas aulas são rádio com CD, televisão e DVD, nas salas possuem armários, quadro negro. 
Pode-se perceber que alguns alunos estão interessados aos conteúdos aplicados já outros se dispersam conversando, brigando e brincando. As crianças se comunicam com as professoras através da conversa, muitas vezes a forma de se expressar é chorando, fazendo birra e brigando para chamar a atenção. 
O perfil das professoras regentes é de muita afetividade e paciência, percebe-se
que elas falam de maneira correta com as crianças em tom de voz normal, dessa forma tentando passar tranquilidade as crianças. As professoras estão sempre preocupadas com as atitudes que os alunos tomam e estão sempre abertas a troca de experiências e estimulando as crianças a realizarem suas atividades e falar corretamente, elas tratam todas crianças de igual para igual, devido a sala ser pequena as professoras não tem alternativa de mudanças no espaço que elas possuem. 
Quanto a rotina da escola é seguido um horário padrão a todas as turmas, sendo que das 7:00 às 8:00 horas é a recepção das crianças; das 8:00 às 8:30 horas café da manhã; das 8:30 às 9:00 horas, higiene pessoal (lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro); das 9:30 às 11:00 horas, dinâmica com as crianças, logo após chamada, calendário e relógio do tempo e atividades pedagógica; das 11:00 às 12:00 horas é realizado o almoço, higiene e espera dos pais dos alunos que frequentam meio período.Os que permanecem no CEI descansam até as 13:00 horas com a chegada dos alunos da tarde começa novamente as atividades. Permanecem nas atividades pedagógicas até as 15:00 horas onde lancham e saem para o parque até as 17:00 horas.
5. PLANO DE AÇÃO DO ESTÁGIO
5.1 TEMA 
Educação Infantil e Meio de Comunicação. 
5.2 JUSTIFICATIVA
 Para os alunos terem noção dos meios de comunicação que existem em nosso meio.
5.3 OBJETIVOS
Meios de Comunicação: Conhecer qual a função e os diferentes tipos de meios de comunicação.
6. PROPOSTA DE TRABALHO
A professora levará para a sala de aula objetos que são os meios de comunicação, como carta, telefones, jornais e outros, mostrando-as para as mesmas que são alguns dos meios de comunicação que existem. Em seguida a professora explicará qual é a função de cada um, logo após fará perguntas para os alunos se eles saberão qual a função de cada um.
O desenvolvimento dos meios de comunicação é um dos fatores fundamentais para o progresso da civilização, como tantas outras conquistas do homem, as comunicações são causa e efeito do progresso social. Assim a história da humanidade é até certo ponto, a história dos meios de comunicação, mesmo entre os animais existe um sistema rudimentar de comunicação, embora limitado a sinais e sons intimamente ligados ao instinto de conservação da espécie, isto é, fome, dor, alegria, amor, perigo e etc.
 A sala que escolhi para desenvolver o plano de ação foi as turmas de pré I e pré II, pois já tem mais interação e mais alfabetização para o trabalho.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a realização dos estágios compreendemos que para educar crianças desta faixa etária é necessário ter em mente dois processos complementares e simultâneos e indisponíveis: educar e cuidar. Elas têm necessidades de atenção, carinho, segurança, sem os quais elas dificilmente poderiam sobreviver.
 Também foi possível compreender que a base para uma aprendizagem efetiva se estabelece na educação infantil e pela sua real importância devemos procurar metodologias dinâmicas e criativas necessárias para acompanhar a evolução da criança e atende-la nas suas necessidades e desenvolvimento de suas potencialidades.
É preciso garantir um atendimento de qualidade que favorece o desenvolvimento da criança para o exercício de cidadania.E é indispensável a participação dos pais e até mesmo da comunidade no processo ensino aprendizagem do escola.
Essa é uma tarefa muito difícil já que a visão do povo é apenas um local para deixar os filhos para poderem trabalhar. Apesar das dificuldades, já temos muitos progressos nas mudanças dessa visão.
REFERÊNCIAS
LATISSA, Gisele. Circo da Convivência, Educação Infantil, volume 1, pgs. 81 e 82, Ática
MORHOLA, Julia. Portal do saber, Jardim I, Novos Caminhos Educação Infantil, Arco íris, pg. 230.
ANEXOS
IDENTIFICAÇÃO:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando