Buscar

APOL SEMANTICA E PRAGMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Semântica e Pragmática NOTA: 6,0
Leia o trecho de texto a seguir:
“A sinonímia não se dá apenas no plano lexical. É fenômeno encontradiço também no plano sintático [...], embora aí entrem em jogo aspectos peculiares, que singularizam a sinonímia sintática da léxica. No entanto, existem pontos comuns entre os dois tipos de sinonímia, entre os quais a excepcionalidade de uma sinonímia perfeita e a dependência de fatores extralinguísticos para se caracterizarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Elementos para o estudo da paráfrase. <http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/duarte59.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a relação de sentidos, duas sentenças que possuem o mesmo sentido e que incluem expressões sinônimas entre si são...
	
	A
	paráfrases uma da outra.
	
	B
	hipônimas uma da outra.
	
	C
	metáforas uma da outra.
	
	D
	desvinculadas uma da outra.
	
	E
	antônimas uma da outra.
Questão 2/5 - Semântica e Pragmática
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Um enunciado pode apresentar mais de um sentido acarretando, dessa forma, várias interpretações. A múltipla possibilidade de leitura pode ser usada intencionalmente pelo enunciador, porém uma leitura atenta, normalmente, elimina a maioria dos problemas de ambiguidade no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/recursos-expressivos/ambiguidade-e-polissemia.html>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, quando falamos de palavras ou expressões que possuem mais de um significado, estamos tratando de...
	
	A
	polissemia.
	
	B
	significação.
	
	C
	significado.
	
	D
	cognição.
	
	E
	sistematização.
Questão 3/5 - Semântica e Pragmática
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O significado de uma palavra [e/ou de uma expressão] é constituído de componentes semânticos mínimos, relativamente constantes, que, em seu conjunto, definem um conceito, distinguem conceitos entre si e estabelecem relações conceituais entre as palavras, no plano da substância e da forma do conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, M. H. D. Aspectos semânticos da linguagem. In: Iniciação à semântica. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 58–118. p. 71.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, quando os significados de duas expressões apresentam incompatibilidade lexical, há entre elas uma relação de...
	
	A
	antonímia.
	
	B
	polissemia.
	
	C
	sinonímia.
	
	D
	hiperonímia.
	
	E
	hiponímia.
Questão 4/5 - Semântica e Pragmática
 Atente para o fragmento de texto a seguir:
“É a Semântica, que se preocupa justamente com os sentidos adquiridos pelas palavras ou lexias ou pelos seus agrupamentos. [...] A lexia se compõe de vocábulos, cuja natureza de elementos que a compõe é chamada de morfema. Esse morfema possui duas caracterizações, um lexema, como unidade constitutiva de significados e um ou mais gramemas, que são os indicadores de função. No caso da lexia cunhado, o lexema é cunhad e o gramema de gênero é o”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÀ, Edmilson José de. Entre (linhas) entre palavras. <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/artigo185930-1.asp>. Acesso em 16 mar. 2016.
Levando em consideração os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, é correto afirmar que o significado está presente...
	
	A
	na raiz ou radical primário.
	
	B
	no radical secundário.
	
	C
	no radical terciário.
	
	D
	nos sufixos.
	
	E
	nos prefixos.
Questão 5/5 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte excerto de texto:
“De um modo geral, pode-se dizer que os gêneros narrativos modernos (romance, conto, crônica, roteiro de cinema etc.) são da família do gênero épico, pois contam uma história ficcional; tendo como elementos básicos em sua estrutura o enredo, as personagens, o tempo e espaço narrativo, número de conflitos, desenvolvimento da ação, interiorização psicológica etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Simone Luiza Guimarães. <http://www.webartigos.com/artigos/generos-literarios/59679/>. Acesso em 17 mar. 2016.
Considerando o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre os textos ficcionais, é correto afirmar que a ficção pode ser definida como...
	
	A
	o mesmo que o conceito de “literário”.
	
	B
	uma mentira desvinculada da realidade.
	
	C
	fruto da imaginação, que visa criar uma imagem da realidade.
	
	D
	o mesmo que o conceito de “realidade”.
	
	E
	característica fundamental da poesia lírica.

Continue navegando