Buscar

APOL Nota 100 LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Analise o seguinte trecho de texto: 
“As recentes reformulações ocasionadas pela LDB de 1996 são identificadas como significativas para a ampliação dos debates sobre a questão da reforma do sistema educacional nacional. No caso específico da disciplina História, os debates estão centrados nas novas proposições apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino fundamental e médio e nas determinações da referida Lei para os cursos de graduação e pós-graduação, principalmente no que concerne à formação dos professores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Renilson Rosa. O saber (histórico) em parâmetros: O ensino da História e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX. Publicação do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus de Caicó, v. 05, n. 10, abr./jun. de 2004. <www.cerescaico.ufrn.br/mneme>. Acesso em 07 nov. 2018. 
Considerando as informações acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre as críticas feitas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em seu viés historiográfico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Alguns historiadores apontam que, na busca de criar uma base comum que serviria como guia para todos os professores, a abordagem histórica ficou demasiadamente determinista e eurocêntrica.
	
	B
	Críticos dos PCNs apontam que o viés multicultural adotado pelo documento abria espaço para uma história excessivamente relativista e refletia pouco sobre as noções do processo histórico e dos conflitos sociais.
	
	C
	No que diz respeito às questões historiográficas, os PCNs não receberam críticas relevantes, visto que estavam em consonância com as mudanças no campo historiográfico que se executavam naquele momento.
	
	D
	Os PCNs foram criticados por alguns historiadores, pois estavam indo ao encontro das novas diretrizes historiográficas, que abriam espaço somente para a história dos grandes homens e feitos.
	
	E
	A abordagem multicultural acabou por privilegiar um tipo de história voltada para a busca do fato histórico verdadeiro e, por conta disso, foi duramente criticado por alguns historiadores.
Questão 2/5 - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia a seguinte informação: 
“A inserção das tecnologias no ensino de História pode começar com a utilização do computador que vai, certamente, possibilitar aos alunos apropriarem-se de valores que os levem a compreender o passado e possibilitando uma análise crítica do presente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, A. C. C. As tecnologias no ensino de história: Uma questão de formação de professores. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1415-8.pdf>. Acesso em 26 set. 2018. 
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre a relação do papel do professor e o uso da informática no ensino de História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Com as novas tecnologias ligadas à informática, o professor pode ser substituído como principal responsável pela aprendizagem.
	
	B
	O papel do professor como orientador e figura central do processo de ensino-aprendizagem deve permanecer como tal, restringindo ao máximo o uso da informática.
	
	C
	Apesar de a figura do professor ser essencial no processo de ensino aprendizagem, é irreversível a entrada da informática na educação e a consequente retirada do professor.
	
	D
	A informática traz muitas contribuições em áreas como lazer e troca de informação, mas pouca serventia tem para a educação, garantindo que o papel do professor permaneça intocável.
	
	E
	O uso da internet e o uso da informática não podem substituir o papel do professor de História e sim ser uma tecnologia auxiliar e facilitadora.
Questão 3/5 - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Considere a seguinte informação: 
“[...] a educação constitui-se em veículo privilegiado para introdução de novos valores e modelagens de conduta, sobretudo com base nos mecanismos prescritivos no campo do currículo e do material institucional, dentre os quais o livro didático emergia como peça ideológica fundamental, que desempenha importante papel estratégico na difusão dos valores apregoados pelo regime”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: Um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 07 nov. 2018. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre o caráter ideológico do livro didático, é correto afirmar que:
	
	A
	O livro didático tem um caráter ideológico inerente. Tal caráter ideológico, já representou a reprodução de preconceitos e estereótipos em relação a grupos sociais e culturais não dominantes. 
	
	B
	O caráter ideológico do livro didático existiu por muitos anos, apresentando preconceitos diversos. Porém, esse caráter foi superado, e, nos dias de hoje, a produção do livro didático é neutra.
	
	C
	O livro didático de História mostrou a realidade histórica por muitos anos. Porém, de uns tempos para cá, tem se revertido de caráter ideológico na medida em que busca resgatar a História de grupos socialmente excluídos.  
	
	D
	O livro didático de História apresenta um caráter ideológico que se difere da própria escola, que, ao longo dos anos, deixou de representar um aspecto ideológico da sociedade.
	
	E
	Para se buscar uma produção de livros didáticos livres de preconceitos, de estereótipos e de uma visão da História limitada aos grandes homens e seus grandes feitos, é preciso acabar com o caráter ideológico do livro didático e fazê-lo ser imparcial.
Questão 4/5 - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia a seguinte citação: 
“[...] os alunos e suas famílias agregam às suas vivências, informações, explicações e valores oferecidos nas salas de aula. Por isso, para os PCNs [Parâmetros Curriculares Nacionais] de História, o professor deve possibilitar aos alunos que estes reelaborem esses muitos saberes, constituindo assim o que se chama de saber histórico escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Andreia. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: História. <https://www.cpt.com.br/pcn/parametros-curriculares-nacionais-historia>. Acesso em 06 set. 2018.
Tendo em vista a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre os efeitos dos PCNs no ensino de História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apesar de avançarem em importantes questões a respeito do ensino de uma maneira geral, os PCNs pouco contribuíram para mudar as antigas concepções presentes nos métodos mais tradicionais de ensino de História.
	
	B
	Os PCNs contribuíram para a superação do método tradicional para o ensino de História ao apontarem uma ênfase no processo histórico, dando voz aos sujeitos antes esquecidos, além de desnaturalizar o processo de produção do conhecimento histórico.
	
	C
	Os PCNs avançaram na superação de uma História exclusivamente política no ensino, mas os novos temas abordados na disciplina de História mantiveram-se naturalizados, como se partissem de uma produção imparcial do saber histórico.
	
	D
	Os PCNs contribuíram para que a produção do saber histórico fosse desnaturalizada, por isso, apesar de se manterem focados na História política e econômica, agora,os professores são orientados a apontar os interesses que estão por detrás desse saber. 
	
	E
	Os PCNs vieram na contramão do debate historiográfico e de ensino de História que se realizava a partir dos anos 1980 ao focar a necessidade dos estudantes aprenderem sobre as datas mais importantes da construção da nação, além dos seus heróis.
Questão 5/5 - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Os historiadores da cultura popular, por exemplo, têm feito grande uso de registros judiciais, especialmente os interrogatórios de suspeitos. Dois estudos famosos da história vista de baixo são baseados em registros de inquéritos: o Montaillou (1975) de Le Roy Ladurie [...] e The Cheese and the Worms (1986) de Ginzburg”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURKE, Peter. Capítulo introdutório. In. BURKE, Peter (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 6. 
De acordo com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre a chamada “história vista de baixo”, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A chamada “História vista de baixo” começou na Inglaterra como uma tentativa de dar voz aos sujeitos excluídos da História tradicional e que a História dos Annales não colocou em foco.
	
	B
	A historiografia social inglesa começou o movimento chamado de “história vista de baixo” como uma crítica forte e contundente à historiografia dos Annales, que, em suas avaliações, pouco contribuiu para os estudos historiográficos.
	
	C
	A “história vista de baixo” é como era chamada a historiografia positivista, que focava a História dos grandes homens e seus grandes feitos, sendo assim, os que olhavam para esses homens, os olhavam de baixo.
	
	D
	A historiografia social inglesa apontou a necessidade de superar a historiografia dos Annales que focava a sua análise histórica apenas nas grandes figuras e na História política e econômica.
	
	E
	A “história vista de baixo” surgiu no início do século XX e foi a primeira corrente a criticar a historiografia tradicional da chamada escola metódica.

Outros materiais