Buscar

APOL Lab.de Ensino Aprendizagem de História

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Para que isso ocorra, faz-se necessário que os envolvidos no processo educativo percebam-se como agentes e não espectadores do processo em que a autonomia possa ser exercida com sua real finalidade, ou seja, elaboração conjunta de práticas educacionais que visem a melhores condições para uma formação de qualidade das crianças e dos jovens que fazem parte do processo escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CAETANO, Maria Raquel. Gestão democrática e a formação do sujeito integral: estratégias para a sala de aula. Revista Intersaberes, vol.11, n.22, p. 175 – 196, jan.- abr. 2016, p.178.
Uma das formas de contribuir para que os indivíduos sejam agentes autônomos é garantir que tenham voz ativa, como no caso da História Oral. Considerando isso e o artigo-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental,  assinale a alternativa correta: 
	
	A
	A existência de condições que assegurem e estimulem a participação oral dos indivíduos presentes no espaço escolar é uma preocupação secundária, pois já é efetiva no modelo tradicional de ensino. 
	
	B
	A forma mais adequada para o processo de ensino é aquela na qual quem possui o direito de fala é o professor, sendo que é ele quem detém o conhecimento a ser transmitido.
	
	C
	Além de dar voz aos mais diferentes agentes, a História Oral também pode favorecer o diálogo entre as diferentes disciplinas escolares através de projetos coletivos. 
	
	D
	A História Oral acarreta consequências como o desrespeito à autoridade do professor e ao sistema de ensino como um todo.
	
	E
	Para o funcionamento adequado da prática da História Oral é necessário que existam espaço destinados ao relato de cada grupo específico, como os grêmios estudantis para os alunos.
“Narrativas revelam o alinhamento dos narradores com certos indivíduos, grupos, ideias e símbolos através dos quais eles externalizam seus maiores valores, qualidades positivas e de orgulho para si mesmos. Narrativas também revelam as dissociações dos narradores com ‘outros’ indivíduos, grupos, ideias, e símbolos através dos quais eles externalizam as partes menos favoráveis de si mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ERRANTE, Antoinette. Mas afinal a memória é de quem? Histórias Orais e modos de lembrar e contar. História da Educação. ASPHE/FaE, UFPel, Pelotas (8): 141-174, set./00, p.141.
Através da prática narrativa pode se revelar muitas informações, assim como dar voz ativa a diversos indivíduos presentes no meio social. Considerando isso e de acordo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
( ) Além da democratização da compreensão dos processos históricos, a História Oral também contribui com o acesso à produção do próprio conhecimento histórico.
( ) A História Oral pode incentivar nos alunos a ideia de que o conhecimento pode ser somente falado, sem a necessidade ser escrito ou lido.
( ) A prática da História Oral em sala de aula contribui para o desenvolvimento do respeito entre gerações e grupos sociais diferentes.
( ) Com a oportunidade de aproximação da comunidade com a escola, promovida pela História Oral, o diálogo entre elas pode ser cada vez mais consolidado.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/il2706201006.htm>. Acesso em: 11 jun.2016.
A foto acima é uma das imagens que mais rodou o mundo através das páginas de inúmeros jornais, ganhando o prêmio Pulitzer da fotografia. Considerando isso e o texto-base Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I - Os meios de comunicação possuem um grande alcance, através deles, as imagens fotográficas fazem com que acontecimentos se tornem emblemáticos.
II – A utilização de fotografias em manchetes e reportagens era uma prática do século passado, que foi extinta depois do surgimento das redes sociais.
III – O consumo de fotografias através dos meios de comunicação impressos é de frequência cotidiana na sociedade contemporânea.
IV – A imagem fotográfica por si só é isenta de sentido, necessitando do acompanhamento de um texto para ser entendível.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
	
	A
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	B
	Apenas as alternativas II e III.
	
	C
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
Após esta avaliação, caso queira examinar mais detidamente a imagem, ela está disponível em: MONTIGNY, Grandjean de; VICTOR, Auguste Henri de. Planta e fachada da Academia Imperial de Belas Artes. Rio de Janeiro (1776-1850) [http://acervo.redememoria.bn.br/redeMemoria/handle/123456789/123. Acesso em: 09 jun. 2016.
A imagem acima faz parte do projeto arquitetônico de construção da Academia Imperial de Belas Artes, que foi um marco na história da arte acadêmica do país. Sobre isso e considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, leia as afirmativas a seguir:
I – A implantação da Academia se deu através da chegada ao Brasil de um conjunto de artistas franceses.
II – A ideia da criação de um espaço destinado à arte surgiu dos pequenos comerciantes da região.
III – A construção da Academia fazia parte de um projeto civilizatório que visava à inserção das noções morais e cívicas no desenvolvimento do Estado e da Nação.
IV – Inicialmente a Academia foi pensada como um local destinado ao comércio, através da compra e da venda de obras-primas.
Estão corretas apenas afirmativas:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	 II e IV.
	
	D
	 I, III e IV.
	
	E
	 I e II. 
“As fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para atender à demanda das especificidades dessas fontes. 
	
	B
	As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade de novas abordagens. 
	
	C
	No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores.  
	
	D
	Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de metodologias adequadas.
	
	E
	A existência de uma metodologia em específico foi considerada como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como ilustrações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais