Buscar

Historia Medieval OBJETIVAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História Medieval OBJETIVAS
1- “ A realidade das estruturas urbanas tardo-antigas e alto medievais é bastante mais complexa e deve ser explicada mais em termos de transformação do que declínio”. 
De acordo com o livro, marque a alternativa correta no que se toca os povos germânicos e a queda do império Romano no Ocidente.
R: E .. Os germânicos acabaram por tentar adquirir os costumes dos romanos conquistados, este processo pode-se ser chamado de aculturação.
2- “ Cruzadas e expedições militares diversas custam caro. E sem que a prova disso seja irrefrutavelmente apresentada- invocam-se as medíocres qualidades de administrador do mundo cavaleiresco”. 
R: E F - V- V- V 
3- “Gregório Vll deu um passo decisivo neste aspecto com o Dictatus Papae, de 1075, no qual afirma, entre outras coisas que : “ Só o pontíficie romano pode ser justamente considerado universal. Ele é o único cujo o nome deve ser pronunciado dentro das igrejas”. Aquele que não estiver com a igreja romana não deve ser considerado católico. 
R: A – l , ll, lll .
4- “ O sucesso da cristandade latina é brilhante. Mas a defesa dos territórios conquistados, em um contexto hostil, é difícil, acessar a criação de ordens específicas- Templários, Hospitalarios, e Cavaleiros Teutônicos – que encarregados no inicio de acolher e proteger os peregrinos, logo adquirem papel propriamente militar. A implantação latina mantém – se sólida por somente 1 século”. 
R: A l, ll, lll
5- “ No tempo de Constantino ( 272- 337 ), o primeiro imperador romano a professar o cristianismo, os cristãos passam a ser indicados para cargos públicos e a receber benefícios financeiros. O cristianismo passou assim de uma crença a uma instituição com regras rígidas, que contribuíram para sua unidade e expansão durante toda a idade Média”.
R: B l, lll, lV . 
6- “ A disputa da investidura com o Papado tornou incapaz qualquer consolidação maior do poder real. A luta de Gregório Vll com Henrique lV pelo controle das nomeações episcopais desencadeou a guerra civil generalizada na Germânia, enquanto a nobreza local aproveitou a oportunidade para levantar-se contra o imperador, com a bênção papal”.
R: A – F-V-V-F
7- “ Doravante, existem duas cristandades separadas por um cisma: a ortodoxa, cuja herança será recolhida, após a queda de Constantinopla, pela Rússia, e a romana, cuja autoridade suprema, o papa, pode afirmar sem entraves o caráter universal de seu poder, uma vez afastada a tutela oriental”. 
R: B V-V-F-F 
8- “ A igreja controlava o essencial do sistema de ensino.[...] Este monopólio do saber e da moral pôde apoiar-se eficazmente no monopólio da escrita até o século Xll e numa posição dominante dos diversos domínios da representação ( nas cidades até á Renascença, nos campos com freqüência até ao século XlX)
R: E – l e lll
9- “[...] É fácil cair por algum tempo ou para sempre na pobreza. Esse pobre socioeconômico encontra nas regiões de pobreza o aleijado e o doente,que, nas camadas da sociedade, estão condenados á pobreza,a pobreza assistida. De bom grado a igreja medieval acrescenta a estes peregrino, outro assistido, que em suas andanças também é recebido pelo hospital, que é principio de um lugar de acolhida . Desde o inicio, a igreja foi defensora e protetora dos pobres : mosteiros e igrejas foram, dentro de certos limites, centros de distribuição de viveres e refúgios dos pobres. Mas, com a multiplicação da população, multiplicaram-se também os pobres “. 
R: D
01- “ Durante a alta Idade Média , verifica-se a continuidade no avanço dos povos germânicos , chamados também de Bárbaros iniciado na Antiguidade Tardia. Foram eles que formaram os novos reinos medievais, consagrando as estruturas deixadas pelo Império Romano e dando forma ao novo sistema feudal”.
R: l – ll – lV
02- “ Inicialmente, as crenças politeístas da Antiguidade toleraram o cristianismo Primitivo, cada vez mais a nova religião atraia adeptos, que nutriam a esperança de uma vida melhor após a morte. Aos poucos essa crença vai passando por um processo de institucionalização”. 
R: A – V – V – F- V 
03- 
A imagem acima , feita no século lX, retrata o batismo do Rei Clóvis que ocorreu no seculo V, tendo como parametro a analise da imagem assinale a alternativa a seguir:
R: E – l – ll – lll.
04- “Sabe-se que o Papa impediu o Imperador e o Rei de absorver a função sacerdotal , não conseguiu retirar-lhe do poder temporal. Os dois gládios permaneciam em mãos separadas”. 
R: B- F- V-V-V. 
05- “[....] á influencia das decisões do Quarto concilio de Latrão em (1215) e a redação daqueles manuais para confessores que testimunham a subversão da vida espiritual , dos novos problemas das consciencias dos homens , da multiplicação das suas duvidas sobre o mundo cá de baixo, e do além, dos esforços da igreja para manter o controle sobre a nova sociedade”. 
R: C – l – ll – lll.
06- “Desde o inicio , impondo um juramento de fidelidade aos cruzados, o imperador do Oriente recusa o proprio principio do empreendimento ocidental , não lhe dando nenhum apoio e vendo [Nele] um empreendimento ordinario de conquista que só poderia ter legitimidade sob a condição de restituir ao Imperio os territorios retomados aos Muçulmanos. Assim os bizantinos não ficam surpresos quando a quarta cruzada se desvia de seu objetivo”. A Quarta cruzada é muito importante para compreendemos as relações 
R: B – F –F- V- F.
07-“Paralelamente a esta expansão interior, a cristandade passou por uma expansão exterior.É provavel mesmo que tenha preferido esta, as soluções militares lhe parecendo mais fáceis que as soluções de valorização pacifica. Assim nasceu um duplo movimento de conquista, que teve como resultado a ampliação das fronteiras da Cristandade na Europa e as expedições longinquas em terras muçulmanas as cruzadas”.
R: C – l – ll e lV 
08- No geral, a instituição eclesial ganha a forma de uma hierarquia bem ordenada, sob autoridade absoluta do papa e dos nomes de Inocêncio lll e Gregório lX correspondem sem dúvida ao apogeu do poder pontificio, que , nesse momento, é a mais poderosa das monarquias do Ocidente, a mais parecida com a de Cristo”. 
R: As preposições l e ll são verdadeiras, e a ll é a justificativa correta da primeira
09- “Tal afirmação da autoridade do papa não pode ocorrer sem um amplo trabalho de justificação teorica e sem manifestações simbólicas ostensivas. Há muito tempo, o papa beneficia-se de uma proeminência de honra como sucessor de São Pedro, tido como o primeiro bispo de Roma”. 
R: B - As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da primeira.
10- “Ao lado dos poderes de natureza superior e sempre de origem pública, inúmeras outras funções e direitos foram enfeudados, impostos,[...] cargos de castelão, advogados [...] etc... . O Objeto da concessão como feudo nestes diferentes casos, não se tratava de uma terra, tinha, na maior parte dos casos, uma base territorial”. 
R: B- Os Francos atribuiram autoridade ao majordomus, que era os responsável pelas questões econômicas do reino e o comandante do exército quando havia guerra ou conflitos.
01- “É ridiculo e absurdo imaginar as relações feudais como a simples relação entre honestos camponeses vergando-se sob o jugo de senhores cúpidos e ociosos que extraíam a renda”. 
As relações sociais na Idade Média eram muito mais complexas do que aparentavam. De acordo com o texto relacione: 
R: 1.2.3.2
02- “[...] a mentalidade vassalica ajuda-nos a compreender com mais rigor as raizes da nossa sociedade. A visão do mundo que a linguagem actual revela está ainda profundamente marcada pelas concepções de fidelidade e de compromisso á palavra dada nas quais se baseava, afinal, desde os longínquos tempos das tribos indo- germanicas”. 
R: ( D ).
03- “ A imponente expansão da nova dinastia franca forneceu , entretanto, pouca sugestão imediata de seu legado definitivo á Europa. O tema
manifesto dominante era a unificação política e militar do Ocidente”. 
Sobre as disputas do poder espiritual e temporal na Idade Média é correto afirmar:
R: A - Os reis e imperadores medievais contestaram as formulações da igreja,que situava o poder espiritual acima do temporal.
04- “ Certo dia um romano foi dormir antigo, e acordou medieval. Mil anos depois, num dia comum, um lavrador medieval arou a terra, foi dormir e acordou moderno. Tais colocações certamente não fazem sentido, pois as datas servem como uma guia, um roteiro, mais não são limites definitivos”.
Agora escolha a alternativa que apresenta corretamente o recorte temporal convencionado para a Idade Média. 
R: C – O período medieval divide-se em geral entre Alta Idade Média e Baixa Idade Média. Tal divisão estabelecidas pelos historiadores aconteceu, em partes, para facilitar as pesquisas e ressaltar as diferenças entre esses dois momentos.
05- “Depois do tratado de Verdun, o reino franco decompõe-se em três partes ( Oriental , Central e Ocidental ). Disso resulta um periodo de grande instabilidade politica, causada pelas numerosas contendas entre herdeiros”. 
R: C
06- “ O cristianismo passou assim de uma crença a uma instituição com regras rígidas , que contribuiram para sua unidade e expansão durante toda a idade média. Entre essas regras, estavam os dogmas, considerados verdades definitivas e imutáveis”. 
R: l – lll – lV ??? confirmar 
07- “A cavalaria não poderia ser o ideal da vida durante alguns séculos se não contivesse em si elevados valores sociais. A sua força residia no grande exagero dos seus fantásticos e generosos objetivos”. 
Sobre os valores exaltados pela cavalaria medieval, é correto afirmar que:
R: A 
08- A obra a Ordem de Cavalaria , de Ramon Llult é uma fonte importante para o estudo do periodo medieval. De acordo com o livro sobre a Ordem da Cavalaria , de Ramon Llull, é correto afirmar:
R: E
10- “[...] as Cruzadas constituem uma guerra proclamada pelo papa em nome da cristandade contra seus inimigos internos ou externos. Também chamada de .... ou peregrinação, esse movimento podia ser considerado uma extensão da Reconquista travada na Peninsula Ibérica”. 
R: E
11- “ As cruzadas eram consideradas um exercicio de penitencia tão rigoroso que absolvia o cruzado de todos os seus pecados anteriores. S... convoca a primeira Cruzada oferecendo indulgência plena em 1095, ele atrai leigos de todas as classes. Seu apelo, no entanto , dirigia ... passando por cima da autoridade dos reais”. 
R: C Apenas os servos armados participavam das cruzadas , pois os nobres cavaleiros não queriam arriscar perder a vida. 
12- Os bizantinos não ficam surpresos quando a quarta cruzada se desvia de seu objetivo para lançar-se de assalto contra sua capital . .. de longa data. Do lado ocidental, desde o retorno da primeira cruzada, difunde-se o tema da traição dos Gregos, acusados de não ... cruzados.
R: C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando