Buscar

RESUMO AV1 FISIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTRAÇÃO MUSCULAR:
1-	Um potencial de ação acontece no neurônio chegando até a placa motora, onde vai liberar acetilcolina para a fenda sináptica, gerando um potencial de ação pós sináptico;
2-	Propagado pelo túbulo T para a miofibrila, liberando Ca do retículo sarcoplasmático para o sarcoplasma, que vai se ligar a troponina e deslocar a tropomiosina, expondo assim os sítios ativos da actina que vai se ligar a cabeça da miosina;
3-	Ocorre a quebra do ATP liberando energia e movimentando a ponte cruzada, gerando deslizamento da actina sobre a miosina aproximando as linhas Z, ou seja, gerando a contração;
4-	Novo ATP se liga a cabeça de miosina e o cálcio é retirado da troponina pela bomba serca, voltando a tropomiosina para posição inicial, recobrindo os sítios ativos da actina, gerando o relaxamento.
1) Defina homeostase.
A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade.
2) Conceitue e dê exemplos de feedback negativo e positivo.
Feed Back negativo: tenta ir contra o evento que está acontecendo e estabelecer a homeostasia ou equilibrio do meio interno, por ex: queda da pressão arterial e aumento do rítimo cardiaco compensatório
Feed back positivo: Vai a favor do evento que está prestes a acontecer e desenvolve mecanismo para que se sustente aquela situação ou chegue ao final com o resultado que se quer, não se tenta ir contra para equilibrar , e sim a favor para se chegar a um objetivo: ex os mecanismos homeostáticos do parto.... 
3) Observe a sentença a seguir, determine se ela é verdadeira ou falsa e justifique: “toda informação sensorial passa pelo sistema nervoso central”.
Verdadeira: E nele que passa toda a informação, por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações ,traduzindo-as em sensações e gerando respotas.
4) Qual a importância dos “segundos mensageiros” para o funcionamento celular
transmitir o sinal primário hormonal e traduzi-lo em alterações metabólicas dentro da célula-alvo. Como exemplos de segundos mensageiros, têm AMPc, GMPc, cálcio, proteínas-quinases, derivados do fosfatidil-inositol e a ação hormonal mediada por receptores nucleares.
5) Explique como o potencial de membrana de repouso é gerado e a sua função.
potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, ou seja, quando a membrana está polarizada e não há potenciais sinápticos ou qualquer outra alteração activa do potencial de membrana. Na membrana das células, o potencial de repouso tem um valor negativo, o que, por convenção, significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior.
6) Apresente o passo-a-passo do potencial de ação explicando o que ocorre em cada fase.
Para que tenha um potencial de ação é necessário que a célula saia de seu estado de repouso (POLARIZADA) para sua ação, chamada de: (DESPOLARIZAÇÃO) nessa fase a célula que estava com seu lado interno negativo passara a ser positivo través da concentração de NA+ externo da célula, que entrara na célula através dos canais de sódio na qual tem duas portas PORTA DE ATIVAÇÃO E PORTA DE INATIVAÇÃO, o sódio entrara na célula quando porta de ativação se abrir e então começara o estimulo de ação, a porta de inativação se fechara ao atingir o pico, em seguinte a célula entrara no estado REPOLARIZAÇÃO recuperando a eletronegatividade quando o canal de K+ abrir e isso fara com que o lado interno da célula fique negativa voltando ao seu estado de repouso POLARIZADA fechando a porta de ativação do canal de NA+.
7) Diferencie os sistemas nervosos simpático e parassimpático.
Sistema simpático desempenha o papel de estimular órgãos e secreções relacionados com "luta ou fuga", o sistema parassimpático atua de forma oposta, induzindo o relaxamento de órgãos e do organismo.
8) Diferencie as sinapses elétrica e química.
 Sinapse química: 
Acontece quando o potencial de ação, ou seja, impulso é transmitido através mensageiro químico, ou seja, neurotransmissores, que se liga a um receptor (proteína), na membrana pós-sinaptica, o impulso e transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado e em comparação com sinapse elétricas é a sinapse química é muito mais lenta.Quase todas sinapses do SNC são químicas. 
EX: neurotransmissores 
- Histamina 
- Acetilcolina 
Sinapse elétrica: 
Neste tipo de sinapse as células possuem um intimo contato através junções abertas ou do tipo gap que permite o livre transito de íons de uma membrana a outra, desta maneira o potencial de ação passa de uma célula para outra muito mais rápido que na sinapse química não podendo ser bloqueado.Ocorre em músculo liso e cardíaco, onde a contração ocorre por um todo em todos os sentidos.
9) Apresente as estruturas e proteínas específicas do sarcômero.
designado miómero ou miômero, é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular. Cada sarcómero é constituído por um complexo de proteínas, entre as quais actina e miosina, alinhados em série para formar uma estrutura cilíndrica designada miofibrila, no interior das células musculares.
10) Apresente como ocorre a contração do músculo esquelético.
voluntária, ou seja, que ocorre de acordo com a nossa vontade. ... A contração dos músculos esqueléticos é um processo que resulta no encurtamento das fibras musculares, estruturas alongadas que apresentam duas proteínas contráteis: a miosina e a actina.
O que é homeostase?
Integração dos sistemas fisiológicos para a manutenção da constância interna.
Claude Bernard: Meio interno do corpo permanece extraordinariamente constante, mesmo com condições alteradas do meio externo.
Potencial de ação: 
* Potencial de repouso (na ausência de estímulos): Produzida por uma carga negativa maior no lado intracelular em trapaças ao lado extracelular.
* Potencial de ação: Alteração grande, rápida e reversa na voltagem de um neurônio (centenas de vezes por segundo). 
* 3 fases: -Despolarização: Abertura dos canais de sódio, que apresentam maior concentração no líquido celular, a partir daí, o sódio invade o líquido intracelular e torna aquilo q era negativo em positivo.
- Repolarização: Fechamento dos canais de sódio e abertura dos canais de potássio. Que apresentam maior concentração no líquido intracelular. Aquilo q estava positivo volta a ser negativo.
- Potencial de repouso: Os canais de sódio continuam ligeiramente abertos por um pouco mais de tempo
- Hiperpolarização: Essencial para a manutenção do período refratário relativo. Distâncía o potencial de repouso do potencial linear, mais força para desencadear um novo potencial de ação.
- Período refratário relativo: Preservar às celular contra o colapso provocado potencialmente pelo estímulo excessivo.
- Período refratário absoluto: permite q as células tenham uma proteção contra o somatório da despolarização e repolarização, contra um novo potencial de ação, para que nenhum dano acometam as células. 
- Princípio de tudo ou nada: Se a força for suficiente para ultrapassar o potencial limiar, o potencial de ação vai acontecer. Caso contrário n acontecerá a propagação da força elétrica do potencial de ação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando