Buscar

Autonomia na Educação: Projeto Político Pedagógico

Prévia do material em texto

A autonomia não é algo dificil de entende-la. Ela é o oposto de heteronomia que significa dependência por sim mesmo , isso é apenas tem um conceito que determina a liberdade onde si dar o poder de ser livre ou seja propor as próprias leis, decisões e ideia de condições. Nós seres humanos temos isso apartir da nossa existência, e que de uma maneira ou outra faz parte da nossa própria natureza e da interação do ensino e da aprendizagem e do simples conhecimento que obtemos a cada dia, seja em casa, na escola ou quaisquer rede de educação; Assim podemos por em prática tudo que está relacionado e garantindo a si própria as leis ilimitadas.
O papel onde refere-se a escola e a familia, existe a alguns aspectos que se dar elaboração de projetos, como o Projeto Político Pedagogico (PPP) que indica a indentidade da escola com a melhor qualidade ao ensino, com a partcipação dos pais ou responsáveis dos estudantes. Nas escolas públicas isso não é algo adquirido, mas conquistado com o passar do tempo; Pois nas escola tende criar as suas indentitades no ensino educacional, assim como toda autonimia está ligada às aréas pedagogicas , administrativas e gestões financeiras e entre outras . A rede da educação precisa desses fundamentos para suas competências, isso siginifica ao tomar conciência da necessidade de certas ações, o ser humano tem a capacidade de relacionar o distanciamento crítico e impluso fisíco para a resoluções dos problemas, isto é, os problemas tende ser resolvidos.
As mudanças seria eficaz si todos os gestores e professores,funcionários, alunos e famíliares tivesse a participação em geral, principalmente na parte da democrácia. Onde os individos propossem reuniões para dialogar sobre variados assunto, tais como a importância das participações, das diferentes opniões e inovações; na qual teriam boas vantagens em ambas parte, isso também seria de melhor qualidade si adotassem espaços escolares com adequação exata de quantia de alunos, tendo a garantia dos resultados possitivos.
O projeto político-pedagógico, traduz em linhas gerais o processo histórico da instituição, as ideias filosóficas e as práticas pedagógicas que detalham medidas em suas atividades.O problema também se traduz na falta da elaboralização, normatização e execução.
Exerce uma grande impotância, cuja seu real papel é trazer conhecimenos educativos para a escola, propondo melhorias, expressando compromisso social de formação para o cidadão, definindo,organizando as ações e projetos educativos.
O projeto se chama dessa forma porque além de ser um documento da ação de escola, ele representa a oportunidade da direção , a coordenação pedagógica, professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos definir seu papel estrátegica na educação das crianças e jovens , organizar suas ações, visando atingir os objetivos que propõem.
Isso tem como o pressuposto além de articular e construir espaços participativos também de produzir no coletivo um projeto que diga" NÃO" , apenas o que a escola é hoje, mas também metas para a melhoria educacional pedagógica, requer a construção e o desenvolvimento de um clima de confiança e cooperação que favoreça o diálogo e o direito das pessoas participarem dos processos de gestões escolares para que todos tenha o melhor aproveitamento. 
Aderindo varias reuniões reflexivas ,debater sobre os problemas citados , em busca de alternativas viáveis e assim envolvendo todos numa solução . Há alguns elementos facilitadores para o êxito de um projeto, são a adesão voluntária e consciente ao projeto,credibilidade, um bom referencial teórico, flexivo e aberto, uma comunicação eficiente, elaborado de forma democrático e entre outras coisas.

Continue navegando