Buscar

APOL EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Epistemologia das Ciências Sociais
Atente para o trecho de texto a seguir:
“O inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas ideias verdadeiras, que, por isso, são ideias inatas. O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas ideias, é adquirida por nós através da experiência. Em grego, experiência se diz: empeiria – donde, empirismo, conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 85. 
A partir do conteúdo do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém os nomes de autores que podemos classificar como inatistas:
Nota: 20.0
	
	A
	David Hume e Immanuel Kant.
	
	B
	Platão e Aristóteles.
	
	C
	Aristóteles e René Descartes.
	
	D
	Platão e René Descartes.
Você acertou!
“[...] analisa-se a concepção do inatismo, que teve como primeiro defensor o ?lósofo Platão e perdurou, de modo discreto, até os tempos modernos, quando foi retomada por René Descartes”. (Livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, p. 45)
	
	E
	David Hume e René Descartes.
Questão 2/5 - Epistemologia das Ciências Sociais
Atente para o seguinte fragmento de texto:  
“A ciência é uma das poucas atividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados sistematicamente (e com frequência corrigidos). Por isso podemos dizer que, no campo da ciência, aprendemos muitas vezes com os nossos erros; por isso podemos falar com clareza e sensatez sobre o progresso científico. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POPPER, K. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UNB. 1982. p. 242.  
Tomando como referência o fragmento de texto anterior e o conteúdo do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, de qual corrente filosófica podemos considerar o filósofo Karl Popper como sendo integrante?  Analise as opções a seguir e assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Tendência analítica da nova epistemologia. 
Você acertou!
“Popper é considerado o principal responsável pelo movimento de renovação da filosofia da ciência e um dos nomes mais influentes da tendência analítica”. (Livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, p. 38)  
	
	B
	Filosofia empirista inglesa. 
	
	C
	Tendência história da nova epistemologia. 
	
	D
	Filosofia platônica. 
	
	E
	Tendência positivista.  
Questão 3/5 - Epistemologia das Ciências Sociais
Leia o trecho de texto:  
“Secretário de Saint-Simon por algum tempo, Auguste Comte (1798-1857) foi quem cunhou o termo Sociologia, que logo veio a se generalizar, contribuindo para que alguns o percebessem como o fundador da própria ciência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Weber e Durkheim. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 21. 
Considerando as ideias de Auguste Comte apresentadas no livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, podemos afirmar que a essência da filosofia de Comte é:
Nota: 20.0
	
	A
	Superar a crise social e moral de seu tempo, por meio de uma reforma das ideias que iriam organizar a sociedade.  
Você acertou!
“A essência da filosofia comtiana consiste na ideia de que a sociedade só pode ser reorganizada por meio de uma grande reforma intelectual do homem. Enfim, trata-se de uma proposta de reorganização moral e intelectual da sociedade[...]”. (Livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, p. 99)  
	
	B
	Contribuir para que a moral vigente na sociedade seja relativizada, de modo a melhorar a convivência entre os homens. 
	
	C
	Tornar a sociedade menos racional, estimulando, assim, a liberdade dos indivíduos. 
	
	D
	Retornar aos padrões da sociedade feudal, já que este autor considera a sociedade industrial como algo negativo.  
	
	E
	Popularizar a sociologia, pois era uma ciência emergente, de modo que os indivíduos pudessem se tornar sociólogos.  
Questão 4/5 - Epistemologia das Ciências Sociais
Atente para o excerto de texto a seguir:  
“É com a ordem e o progresso que Comte enfrentará a sociedade individualista e liberal. Com a concepção de que há um desenvolvimento histórico da sociedade, um progresso na evolução humana, um progresso, entretanto, que em momento algum prescinde da ordem ou carrega em si a possibilidade de alterar os elementos estáticos da sociedade”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em SIMON, M. O positivismo de Comte. In REZENDE, Antonio (org.), Curso de filosofia. ?Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 81.  
Com base no excerto de texto anterior e no conteúdo do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, analise as alternativas a seguir. Na sequência, assinale aquela que descreve de forma correta a difusão do positivismo no Brasil:    
Nota: 20.0
	
	A
	As ideias positivistas chegaram ao Brasil, mas não encontraram solo fértil para se desenvolverem.  
	
	B
	Foram importantes apenas quando foi necessário pensar sobre uma frase para a bandeira brasileira. 
	
	C
	A irrelevância das ideias positivistas no Brasil deveu-se ao distanciamento geográfico entre o nosso país e a França, berço do positivismo.
	
	D
	As ideias positivistas tiveram pouca influência no Brasil;
	
	E
	O positivismo influenciou movimentos que marcaram profundamente a história brasileira, como a Proclamação da República.  
Você acertou!
“No Brasil, o positivismo encontrou um solo fértil para seu desenvolvimento. [...] Os positivistas influenciaram o movimento pela Proclamação da República, em 1889, e a Constituição nacional de 1891. Não se pode também deixar de destacar que a bandeira brasileira ostenta o lema clássico do positivismo: ‘Ordem e Progresso’ ”. (Livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, p. 109)
Questão 5/5 - Epistemologia das Ciências Sociais
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“Tratava-se de conhecer as leis sociais para poder prever racionalmente os fenômenos e agir com eficácia; explicar e antever, combinando a estabilidade e a atividade, as necessidades simultâneas de ordem e progresso - condições fundamentais da civilização moderna”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Weber e Durkheim. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 19.   
Considerando o livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém o nome do autor das ideias apresentadas no fragmento de texto anterior:    
Nota: 20.0
	
	A
	Platão. 
	
	B
	Augusto Comte. 
Você acertou!
“A sua ideia central [ de Comte] era fortalecer uma base racional e cientifica na área intelectual e moral da sociedade, fundamentando, assim, uma sociedade que tivesse como base o princípio positivista. [...] A sociologia de Comte compreende duas partes: a estática social, que estuda a harmonia entre as diversas condições da existência e estabelece a ordem social, e a dinâmica social, que investiga o desenvolvimento e a ordem da sociedade e estabelece as leis do progresso”.  (Livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, p. 104-105).    
	
	C
	Santo Agostinho.

Outros materiais