Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL



Continue navegando


Prévia do material em texto

DESAFIO PROFISSIONAL
TÍTULO- O MEU MEIO AMBIENTE
ALUNA- 
RA- 
TUTOR EAD-
LUCÉLIA 2018
PASSO 1
Pacaembu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º33'44"sul e a uma longitude51º15'43" oeste, estando a uma altitude de 415 metros. Segundo fontes do IBGE 2016, sua população é de 14.024 habitantes. Na bacia hidrográfica Aguapeí (UGHR 20).
A partir do avanço da Companhia Paulista de Estrada de Ferro rumo ao rio Paraná, por volta de 1925, foram plantadas lavouras que atraíram um maior número de agrupamentos humanos para o Oeste Paulista. Em consequência, foram surgindo núcleos urbanos, como os povoados de Sumatra, Iracema, Vila Pires, Guaraiuva, Esplanada, Marajoara e Jardim Marajoara, próximos entre si. Sumatra, o mais antigo, foi fundado pelos irmãos Senise; Iracema pelos irmãos Cavicchioli, enquanto que Guaraiuva teve como fundador Oswaldo Flácio Teixeira. Este apresentava a maior concentração de habitantes e maior índice de progresso, sendo elevado a Distrito de Paz, pertencente ao Município de Lucélia, em novembro de 1944. 
Com isto surgiu uma competição de progresso e desenvolvimento entre a sede e a povoação de Esplanada, cujo proprietário, a firma Teixeira, Souza e Pereira, loteou em quadras. Seu progresso foi tão rápido que ultrapassou o desenvolvimento da sede do Distrito. 
Em 1948, levando-se em consideração que as duas povoações, Guaraiuva e Esplanada, estavam próximas e interligadas, o Governo Estadual elevou-as a Município e seu nome foi mudado para Pacaembu, de origem indígena ?paca-Embu?- que significa arroio das pacas.
A Companhia Paulista de Estrada de Ferro atingiu a região na década de 1940. Tendo os imigrantes Poloneses Japoneses e Italianos como seus principais colonizadores, Pacaembu surgiu da união de quatro povoados, Esplanada, Guaraiuva, Sumatra e Alta Iracema. As principais famílias italianas fundadoras do município foram a Família Senise e a Família Cavicchioli.
Recebeu o título de município em dois de abril de 1949.
Dados do Censo - 2010
População total: 12.934
Urbana: 9.745
Rural: 3.189
Homens: 7.450
Mulheres: 5.484
Densidade demográfica (hab./km²): 36,85
Mortalidade infantil até um ano (por mil): 18,15
Expectativa de vida (anos): 70,04
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,31
PASSO 2
Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registro das variáveis meteorológico-climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão. 
Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição:
Termômetro para medir a temperatura;
Barômetro para medir a pressão atmosférica;
Higrômetro para medir a umidade relativa do ar;
Anemômetro para medir a velocidade do vento ;
Biruta ou manga de vento para indicar a orientação aproximada do vento;
Pirômetro para medir a insolação;
Heliógrafo para medir a duração da ação do Sol;
Pluviômetro para medir a precipitação pluviométrica.
Outros dados passíveis de obtenção são o alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até aos 1500 metros, cobertura de céu nublado, nomeadamente para fins de navegação aérea.
Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, a coleta dos dados é feita manualmente por técnicos. As segundas são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central. As estações podem ser classificadas do seguinte modo: estações Sinópticas, Climatológicas, de Meteorologia Aeronáutica, de Meteorologia Agrícola e Espacial.  Para além dos equipamentos de medição atrás referidos, é comum as estações atuais estarem munidas de equipamentos de transmissões e sistemas de alimentação de energia como, por exemplo, painéis fotovoltaicos.
PASSO 3
Entre as décadas de 50 e 90, a parcela da população brasileira que vivia em cidades cresceu de 36% para 75%. Não obstante os evidentes desequilíbrios ambientais decorrentes desse processo, os espaços urbanos não receberam, na mesma proporção, a devida atenção por parte da mídia e dos governantes. Quando se trata do urbano, a complexidade do que se denominam problemas ambientais exige tratamento especial e transdisciplinar. As cidades não são apenas espaços onde se evidenciam problemas sociais. O próprio ambiente construído desempenha papel preponderante na constituição do problema, que transcende ao meio físico e envolve questões culturais, econômicas e históricas. Os grandes assentamentos urbanos concentram também os maiores problemas ambientais, tais como poluição do ar, sonora, visual e hídrica; destruição dos recursos naturais; desintegração social; desemprego; perda de identidade cultural e de produtividade econômica. Muitas vezes, as formas de ocupação do solo, o provimento de áreas verdes e de lazer, o gerenciamento de áreas de risco, o tratamento dos esgotos e a destinação final do lixo coletado deixam de ser tratados com a prioridade que merecem. Como centros de produção, essas cidades mostram saturação de indústrias em áreas restritas, trazendo diversos problemas a seus habitantes, provocados pelos elevados índices de poluição que apresentam. Os problemas ambientais e suas causas não são prerrogativas do Brasil. Outros países viveram problemas semelhantes e buscaram soluções que garantiram a qualidade de vida dos cidadãos e o simultâneo crescimento econômico. A diferença é que por ser um país jovem, o Brasil começou só na virada do último milênio, a enfrentar o desafio de um desenvolvimento socioeconômico que preserve o patrimônio natural do País para suas próximas gerações. Dentro deste contexto o presente trabalho, fazer uma revisão sobre o processo de industrialização e seus impactos no meio ambiente urbano. 
O excesso de concreto e diminuição de áreas verdes e de vegetação aumenta o aquecimento, ou seja, as ilhas de calor.
Passo três
Desperdício Zero – O objetivo é mostrar por meio de uma encenação, peça de teatro, os contextos onde nós desperdiçamos os recursos naturais e fazer com que as pessoas, por meio destes exemplos, consigam visualizar seus pontos de melhoria na forma de consumir e descartar o lixo de forma correta. Para realizá-la, o grupo deve escolher de três a cinco cenas de onde desperdiçamos ou utilizamos mau os recursos. Escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banho de uma hora, jogar alimentos fora, utilizar sacolas plásticas e lavar a calçada com água, descartar lixos nas ruas aonde vão todos para o bueiro e vão parar direto nos rios, estragando e apodrecendo a nossa agua potável.: são alguns exemplos de desperdício, e indiferença com nosso meio.
.