Buscar

PROVA DISSERTATIVA DISCIPLINAS AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE; PARADIGMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISSERTATIVA
DISCIPLINAS: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE; PARADIGMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS
1- O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em ...
Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação do SINAES:
R:
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Reconhecimento da diversidade do sistema.
Respeito á identidade, à missão e à história das instituições.
Continuidade do processo avaliativo.
 Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada.
2- A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação ...
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características concernentes à teoria do sistema de ensino como violência simbólica.
R:
Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria. Para esses autores, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas. Nessa Teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõem a todas as crianças o capital cultural da classe dominante, criando o habitus, uma forma durável, produto da interiorização dos princípios do arbitrário cultural capaz de se perpetuar após a cessação da ação pedagógica.
3- Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir. [...] 
É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidas pelos alunos como positivos u negati vos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, apresente o três tipos de injustiças cometidos na apuração de médias em avaliação da aprendizagem e justifique cada um deles. 
R:
Rebaixamento do nível de conhecimento elevado: Quando se desvaloriza o conhecimento pela necessidade de se compartilhar uma nota de valor elevado com uma nota de valor baixo 
Supervalorização do baixo nível de conhecimento: Quando uma nota de baixo valor, obtida em avaliação da aprendizagem é compartilhada com uma de valor elevado. 
Valor médio do aluno, em conhecimento: É o simples calculo do conhecimento do aluno por meio de uma avaliação quantitativa.

Continue navegando