Buscar

AD2 Geografia na Educação 1 gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1:
Colégio visitado: Luiz Reid – Macaé – RJ
É de suma importância o material didático, conforme vimos na aula 14 as matérias da revista VEJA, os alunos nessa faixa etária, geralmente mostram preocupações com determinados assuntos cabíveis ao tempo, idade, cultura, etc.
Como todo jovem, eu tinha as mesmas indagações, eu tive os mesmos “ problemas”.
De acordo com a PNLD, o objetivo é transformar o aluno em ele ter um senso crítico acerca de seu cotidiano, é justamente essa a importância da geografia e seus materiais didáticos. O jovem é o adulto de amanhã, ele precisa ser estimulado a entender a sociedade e seus conceitos geográficos.
Quando ele alcança essa reflexão mais profunda, como por exemplo ao estudar a Aventura do saber Geografia, que consta na biblioteca nacional, o aluno tende a compreensão de seu espaço físico e temporal , de seu conceito de cidadão , sua autonomia, e também do espaço tempo.
Questão 2:
Durante a minha visita ao Colégio Estadual Luiz Reid, realizei a entrevista com a Diretora do colégio, que me atendeu com muita atenção e presteza. Ela localizou o PPP e mostrou como é o documento, e como ele funciona. Conversei com ela sobre o funcionamento do PPP no colégio, ela me responde que o Projeto Político Pedagógico é um documento que toa escola tem, que é utilizado para nortear sobre a parte administrativa do colégio e a parte pedagógica, baseado na Lei de diretrizes e Bases nº 9.394/96, mas ela destacou um fato importante, que cabe a escola organizar o modo de ensino que atenda melhor cada instituição, e que o PPP pode sofrer mudanças em sua estrutura para melhor atender as necessidades, do corpo docente e seus alunos, e que isso vai muito de cada instituição de ensino, é como se cada uma tivesse sua própria identidade. Ela ainda me contou em nossa conversa que o PPP é elaborado com a participação da comunidade escolar, pois envolve professores, funcionários, pais, os próprios estudantes na sua elaboração. Ela destacou ainda um fato importante, que a escola deve pensar na elaboração do PPP pensando na realidade da escola, a sua importância no bairro, a realidade de cada aluno e suas famílias, para se ter um bom desenvolvimento no âmbito escolar. Ainda conversamos sobre os profissionais que atuam na escola, formando o sistema educacional da escola, que são; núcleo gestor com diretor, orientador pedagógico e supervisor. Corpo docente com 11 professores. E ainda equipe de apoio com 4 serventes, 2 merendeiras e 1 merendeiro, 1 auxiliar serviços gerais, e 1 auxiliar de serviços escolares. As possíveis práticas pedagógicas para a construção espacial no PPP da escola estão indicadas por trabalhos feitos com projetos, com alunos e professores, levando conhecimentos a partir de pesquisas, danças, teatros, músicas, com a participação da sociedade a qual a escola pertence, nas suas culminâncias. O PPP prioriza sim a autonomia do docente, se referindo a metodologia, pois cada professor tem autonomia em realizar de acordo com a necessidade e especificidades dos alunos, buscando sempre, atendê-los da melhor forma. O PPP abrange também o Currículo que é pré-estabelecido pelo sistema e deve ser seguido, mas dando ao professor liberdade para adaptar o currículo a sua forma de ensinar, visando levar esse conteúdo para os alunos da melhor forma, baseado na LDB 9.394/96. O PPP abrange o ensino da geografia juntamente com as outras disciplinas na sua base teórica. 
Questão 3:
A importância de estudar Geografia, como a mesma intensidade de outra matéria, é que, a Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Ainda estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente 
A importância dos diferentes recursos didáticos do docente hoje, se faz devido à grande globalização, e as diversidades culturais, o professor é um verdadeiro artista em sala de aula, tem que mediar informações com seus alunos por diferentes modos que possam ser produtivos no processo de aquisição de conhecimento, para isso, ele tem um acervo de materiais didáticos, como mídias digitais, materiais impressos, recursos de áudio, audiovisuais, dentre a vasta gama de recursos disponíveis hoje em dia para os docentes, sendo assim, ele pode atuar com maior precisão para um determinado assunto e conduzir e administrar melhor o processo de aprendizagem de seu aluno.
Sobre os conteúdos de estudo da geografia para os anos iniciais, vejo dificuldades para os professores, no sentido de terem que ensinar sobre conceitos de espaço, tempo, sempre vinculando com as relações culturais e socioeconômicas , locais e de ambientação, percebo que faltam recursos apropriados para tanta diversidade, creio mais na dinamização do professor, em conseguir fazer uma Geografia composta de seus saberes e tentar reproduzir seus conhecimentos da melhor maneira possível com os conteúdos e suas metodologias cabíveis.

Outros materiais