Buscar

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM PADRÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO ELÉTRICO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PRÉ-PROJETO DE DISSERTAÇÃO
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM PADRÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO ELÉTRICO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
JÉSSICA BRUNA DE OLIVEIRA MELO
NATAL, JANEIRO DE 2017
1.INTRODUÇÃO
A energia solar, em meio às fontes de energias renováveis, classifica-se como autônoma, por não poluir o meio ambiente, por ser uma fonte inexaurível, renovável, porque oferece grande confiabilidade e por reduzir custos de consumo no longo prazo (DUTRA et al., 2013). O Brasil possui um grande potencial para exploração da energia solar, ele recebe grandes níveis de incidência da radiação solar durante quase todos os meses do ano, inclusive no mês de junho, correspondente ao solstício de inverno para o Hemisfério Sul (BRAZIL, 2006). 
Além de amplo potencial para o aproveitamento solar o país também proporciona um enorme potencial para o uso da energia solar em sistemas solares fotovoltaicos isolados ou interligados à rede elétrica (Jardim, 2007, p. 2). A utilização da energia solar ainda é bastante restrita e não explorada pela sociedade, a falta de informação sobre o retorno pode ser uma das causas responsáveis por essa baixa demanda no recurso. De acordo com Gabriel Filho, Cremasco e Seraphim (2010), os sistemas fotovoltaicos para a produção de energia elétrica substituem com vantagem outros meios de produção alternativos, pois a difusão é muito significativa.
O valor a ser pago pelo consumo de energia, distribuído pela concessionária, é acordado dependendo do tamanho e demanda da instalação, a análise realizada dependerá do tipo de modalidade tarifária em que a unidade consumidora, ou seja, o consumidor, se adequar, que pode ser a convencional, horo-sazonal verde ou horo-sazonal azul (COSERN, 2016). Descentralização da produção de energia no Brasil é uma das principais vantagens da instalação de energia solar, a capacidade de produzir eletricidade no local de consumo, representa mais independência, isto é, diminui a dependência do serviço de abastecimento convencional, além da redução considerável no valor pago.
O Projeto Esplanada Sustentável (PES), consiste em incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotar um modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implantação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais (IPEA, 2013), esse projeto diminui o repasse para estimular ações de consumo sustentável. O consumo de energia no setor publico é elevado, refletindo assim em seus gastos A idéia é promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na administração pública federal por meio da redução de gastos com diversos serviços, entre eles o abastecimento elétrico, a energia solar fotovoltaica seria uma boa ação nesse sentido.
A necessidade para este estudo deriva da crescente visibilidade e interesse que as energias renováveis vêm despertando, inclusive no Brasil, nos últimos anos com o intuito de aproveitamento, desse meio de geração de energia, no sentido econômico-financeiro e social, com nas instituições publicas. As energias renováveis, conforme Jardim (2007) são, na atualidade, um dos mais importantes assuntos para as discussões sobre o futuro da humanidade.
2.JUSTIFICATIVA
O modelo atual de abastecimento se tornou bastante elevado em custo e impacta diretamente no repasse financeiro dos órgãos responsáveis pela manutenção da instituição. O dinheiro economizado a longo prazo pelo uso da energia solar fotovoltaica, poderia ser destinado em ações para melhoria do sistema, o que impactaria no serviço prestado pela instituição. Este trabalho visa a analise econômica-financeira e social, baseada em instituições que já aplicam esse modelo de abastecimento, da mudança do sistema de abastecimento elétrico convencional para a energia limpa renovável, solar fotovoltaica. 
3.OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Fazer a analise econômico-financeira e social, do uso de energia solar fotovoltaica, em instituições publicas, simulando a economia em escala, comparada com o sistema usual de abastecimento, com base em dados reais de empresas que usam esse meio de abastecimento elétrico.
3.2 Objetivos específicos
Levantar dados reais sobre casos de implementação de energia solar Fotovoltaica tanto na literatura quanto em empresas que utilizam esse conceito.
Transformar os dados coletados em números reais de economia.
Comparar os dados quantitativos encontrados com o sistema usual de abastecimento de energia.
Simular a economia em escala de instituições públicas, com a substituição do modelo de abastecimento atual pelo modelo de produção limpa proposto.
Desenvolver e apresentar quais os impactos positivos e negativos na sociedade decorrida da substituição do modo de alimentação energética.
Levantar possíveis barreiras para implantação desse tipo de energia.
4.MÉTODOS DA PESQUISA
O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória, realizada por meio de um estudo de caso em locais que utilizam energia solar fotovoltaica e casos na literatura relevante ao assunto. 
Gil (2008) salienta ainda que a pesquisa exploratória harmoniza maior familiaridade com o problema, ou seja, com objetivo de torná-lo mais explícito. Segundo Vergara (2000, p.47), a pesquisa é exploratória, porque “é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado”. Ainda, de acordo com a autora, trata-se também de uma pesquisa bibliográfica porque “é um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado” Com esse intuito a busca por empresas que disponibilizem dados reais a serem estudados e transformados em banco de dados para a comparação e analise viabilidade econômico-financeira e social.
A outra forma de pesquisa será de dados bibliográficos disponíveis para acesso e consulta nos meios eletrônicos e presenciais. A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral (Vergara, 2005, p. 48).
4.1 Universo da amostra
O universo da amostra será documentos bibliográficos e empresas, que estejam disponíveis para analise, dentro do tema proposto.
4.2 Coleta de dados 
A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
4.3 Tratamento dos dados
Para comparação será usado indicadores de viabilidade econômico-financeira podendo ser neste estudo, que objetiva analisar a viabilidade econômico-financeira da energia solar fotovoltaica o payback descontado, a taxa interna de retorno e o valor anual uniforme equivalente. E com depoimentos presenciais e bibliográficos verifica as vantagens e desvantagens, assim como as dificuldades apresentadas pelo modelo.
5.RESULTADOS ESPERADOS
Com esse estudo, deseja-se constatar as vantagens da mudança do modelo de abastecimento energético atual pela a energia solar fotovoltaica, demonstrando sua viabilidade econômico-financeira e social de maneira detalhada e ampla. Deixando exposto suas dificuldades assim como desvantagens verificadas durante a pesquisa e suposição geral.
6.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	MES/ESTAPAS
	Mar/2017
	Abr
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Fev/2018
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Levantamento bibliográfico
	x
	x
	x
	X
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lavantamento de dados reais
	
	
	x
	X
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Análise dos dados
	
	
	
	
	x
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Processamento dos dados coletados
	
	
	
	
	
	
	
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	Organização de acordo com o projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	x
	x
	x
	x
	
	
	
	Conclusão do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	x
	
	Defesa 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
7.REFERENCIABIBLIOGRÁFICAS
BRAZIL, O. A. V. Regulação e apropriação de energia térmica solar pela população de baixa renda no Brasil. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Regulação da Indústria de Energia) - Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador, 2006.
COSERN. Manual de Orientação para Grandes Clientes. MOGC. Disponível em: <httpp://www.cosern.com.br>. Acesso em: Dez 2016.
DUTRA, J. C. D. N.; BOFF, V. Â.; SILVEIRA, J. S. T.; ÁVILA, L. V. Uma Análise do Panorama das Regiões Missões e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul sob o Prisma da Energia Eólica e Solar Fotovoltaica como Fontes Alternativas de Energia. Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD, v. 34, n. 124, p. 225-243, 2013.
GABRIEL FILHO, L. R. A.; CREMASCO, C. P.; SERAPHIM, O. J. Análise diferencial da potência máxima gerada por um sistema solar fotovoltaico. Energia na Agricultura, Botucatu, v. 25, p. 123-138, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IPEA. Melhores Práticas - Eficiência contra o desperdício na administração pública. 2013 . Ano 10 . Edição 76 - 25/02/2013. Disponível em< http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2914:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: Jan 2017
JARDIM, C. S. A inserção da geração solar fotovoltaica em alimentadores urbanos enfocando a redução do pico de demanda diurno. 2007. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.