Buscar

Síntese Objetivos Aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História do Direito
AULA 11 - A volta à democracia no Pós-Guerra.
I - Analisar os termos constitucionais da Carta de 1946 como base jurídico-política para superação do regime ditatorial e reorganização do regime democrático de direito;
A nova Carta assume-se como democrática estabelecendo as seguintes medidas: o bicameralismo é reinstituído e os poderes são reequilibrados; há o reestabelecimento do cargo de Vice-Presidente da República; é estabelecido o mandato presidencial de cinco anos (quinquenal); é prevista a proteção da propriedade privada e do latifúndio; é garantido o direito à greve e à livre associação sindical; é assegurada a liberdade de expressão e opinião; (re)constitucionaliza o mandado de segurança para proteger direito líquido e certo não amparado por habeas corpus e a ação popular e passa a haver previsão de desapropriação por interesse social.
II - Compreender os fatores internos e externos que contribuíram para que o segundo governo Vargas adotasse uma visão nacionalista;
A visão nacionalista de Vargas surge a partir da necessidade de criação de um parque industrial brasileiro, numa política de preservação da economia brasileira em relação ao capital estrangeiro e sob o comando do Estado, dotando assim o Brasil de uma certa autonomia frente ao capital internacional, não perdendo o controle sobre este e também da necessidade da defesa dos interesses nacionais e na diminuição do envio de divisas ao exterior.
III - Entender o que significou a política desenvolvimentista implementada no chamado período JK;
Significou o surgimento de indústrias do setor automobilístico, de construção naval, material elétrico e de máquinas e equipamentos assim como a expansão da indústria siderúrgica, química pesada, petróleo, papel e celulose. Os avanços obtidos na produção de bens duráveis ocorreram, principalmente, devido ao aumento da carga tributária e do déficit fiscal, como fonte de financiamento do governo; a atração de investimentos estrangeiros diretos de curto prazo; ao crédito oficial subsidiado para estimular a acumulação do setor privado nos setores considerados prioritários. A indústria automobilística impactou diretamente o crescimento industrial e do produto, gerou economia de divisas e aumentou o nível de emprego. Como resultado final, ainda que a estrutura industrial apresentasse algumas falhas, verificou-se que o Brasil da década de 1960 podia ser considerado como um país industrial. Porém, a expansão industrial do país acabou representando um desenvolvimento dependente da economia externa, em razão da execução do Plano de Metas. Apesar de registrar elevadas taxas de crescimento e de dotar o país de uma estrutura industrial integrada e diversificada, levou ao seu sucessor, o governo Jânio Quadros, graves desequilíbrios internos e externos. 
IV - Identificar a crise política gerada pela renúncia de Jânio Quadros como ponto crucial para o Golpe Militar de 1964.
A renúncia gerou uma grave crise política envolvendo a posse de seu vice-presidente João Goulart. De acordo com as regras constitucionais vigentes, Goulart deveria ser logo empossado no cargo. Porém não era bem visto pela elite nacional e pelas Forças Armadas. Era tido como agitador e com tendências comunistas. Representava uma ameaça a “segurança nacional”, trazendo risco às instituições democráticas do país. Assim, setores das Forças Armadas se opuseram à sua posse. Foi constituída uma junta composta pelos três ministros militares, com políticos iniciando um amplo processo de negociação destinado ao mesmo tempo a garantir os preceitos constitucionais e a encontrar alternativas para resolver o impasse político. A solução final foi a aprovação pelo Congresso Nacional, em 2 de setembro, da Emenda Constitucional nº 4, que instalou o parlamentarismo no país, reduzindo os poderes presidenciais. Finalmente, Goulart tomou posse como presidente da República. O desfecho da crise sucessória de 1961 não garantiria estabilidade ao governo. Os anos seguintes foram marcados por agudos conflitos políticos que acabaram por levar à deposição de João Goulart e à implantação do regime militar no país em 1964.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais