Buscar

AD1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD1 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
1) A partir de pesquisas a respeito do conceito de Administração e de acordo com o que foi visto na Aula 1, retire do caso quatro características que se identifiquem com o processo de gestão e como este processo está sendo desenvolvido na empresa Beleza Natural.
– Planejamento – estudo prévio à ação administrativa propriamente dita. 
“Eu sabia que muitas pessoas tinham as mesmas necessidades que eu, e o mercado não as enxergava.” - Pesquisa de mercado
– Organização – alocação e adequação dos recursos organizacionais.
“Uma sessão tem sete fases diferentes. Cada fase de trabalho é executada por uma funcionária”. - Alocação de pessoal.
– Direção – condução dos recursos aos propósitos organizacionais.
“O plano agora é profissionalizar a equipe e investir 5 milhões de reais em dez lojas próprias em três anos.” - Representação da instituição nos seus interesses, planejamento futuro. 
– Controle – monitoramentos e ajustes do que vem sendo praticado.
“No dia a dia, um trio de auditoras vai aos salões checar uma lista de itens – como música ambiente, estoque e quantidade de creme gasto”. - Avaliação do desempenho do pessoal e monitoramento das práticas de produção.
2) O título do caso sugere uma analogia entre a rede de fast food Mc Donalds e o referido Salão de Cabeleireiros. A partir do conteúdo abordado na Aula 2, podemos afirmar que a rede de fast food e o salão são empresas? Explique essa relação de semelhança ou diferença entre as duas organizações, e como é desenvolvido o seu ambiente de negócios.
As Organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns e Empresa é um tipo de organização destinado à produção e/ou comercialização de bens e serviços, tendo como objetivo principal o lucro (exceto as empresas públicas), portanto, tanto o Mc Donalds quanto a Beleza Natural, são Empresas.
Dentre suas semelhanças temos o fato da setorização das fases de produção/serviço, uma sessão tem várias fases diferentes e cada fase de trabalho executada por um funcionário. Quanto as diferenças podemos citar a área de atuação das duas empresas, uma é do setor alimentício (fast food) outra é do setor de estética (salão de beleza). 
Em seu Microambiente, os stakeholders no ramo de fast food atuam num nicho de mercado mais amplo, os clientes são de forma geral quaisquer pessoas com a necessidade de uma alimentação rápida e barata; a prefeitura e vigilância sanitária fazem a fiscalização de limpeza e qualidade dos alimentos; a distribuição e o fornecimento no caso do Mc Donalds é própria e dirigida aos seus fraqueados, a relação com os fast foods concorrentes é moderada, porém saudável e de livre concorrência; os moradores do entorno (comunidade local) são beneficiados com as promoções e doações em dias predeterminados (dia do McDia Feliz, onde todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac, isoladamente ou na McOferta, são revertidos para as instituições em todo o Brasil); com relação a representatividades profissionais (sindicatos e órgãos de classes) a Arcos Dorados, operadora do McDonald's no Brasil e na América Latina informa que os 35 mil funcionários da empresa são representados por 80 sindicatos em todo o País.
Em seu Microambiente, os stakeholders no ramo de estética do Salão Beleza Natural atuam num nicho de mercado mais restrito, os clientes são de forma geral, pessoas da classe C e D que procuram um produto para domar seus cabelos muito crespos com baixo custo; a prefeitura e vigilância sanitária fazem a fiscalização de limpeza e qualidade dos produtos; a distribuição e o fornecimento no caso da Beleza Natural é própria e dirigida as suas lojas e futuras fraqueadas, a relação com os salões de beleza concorrentes é moderada e saudável; os moradores do entorno (comunidade local) são beneficiados com as promoções, “quem levasse cinco amigas ganhava uma aplicação grátis”, com os preços baixos e com o atendimento classe A ao qual se propõem; com relação a representatividades profissionais (sindicatos e órgãos de classes) O SINBEL – Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio de Janeiro, representa o setor no Rio de Janeiro.
3) Com base nas suas pesquisas e no material das Aulas 1, 2 e 3, pesquise três empresas do ramo de turismo e descreva onde se pode observar os conceitos de administração que foram abordados nas referidas aulas.
Grupo Flytour 
Missão – FlytourTravel Solution, atua na consolidação e representação de companhias aéreas, atendendo às agências de viagens de todo o País, fornecendo soluções para mais de 4 mil agências de viagens em todo o Brasil. 
Visão – A solidez e a credibilidade do Grupo contam ainda com o reconhecimento das maiores companhias aéreas e principais redes hoteleiras, somando mais de 7,5 milhões de trechos aéreos e 1,8 milhão de diárias utilizadas em business travel. É com essa força que a Flytour Viagens inicia suas operações. A Flytour Viagens nasce para ser uma operadora que já conta com o apoio de mais de 5 mil agentes de viagens cadastrados no Grupo Flytour. Eles serão os responsáveis pela comercialização dos produtos nacionais e internacionais da divisão. Aos poucos, baseando suas atividades no perfeito atendimento, no aprimoramento tecnológico constante e na qualidade de seus serviços, o Grupo foi expandindo-se e hoje possui cinco divisões de negócios distintas, ocupando uma posição de destaque no mercado de turismo como a maior rede de agências de viagens do Brasil; quarta maior empresa do setor de turismo no País (segundo anuário de Turismo Exame 2007) e maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina, segundo a revista Latino-Americana “Gerencia de Viajes”.
Valores – O Grupo Flytour investe fortemente em treinamentos, mantendo sua força de trabalho capacitada e comprometida, oferecendo mais de 50 módulos de treinamentos a colaboradores e clientes através de seu departamento de “Gestão do Conhecimento” ou Academia Flytour.
Hoje, o Grupo Flytour é composto por mais de 220 unidades de negócios e 2.600 colaboradores em todo o Brasil.
Agência de Viagens CVC
Missão – A CVC trabalha para transformar a experiência de uma boa viagem na melhor conquista de sua vida, através de novas tendências e ampla rede de produtos e serviços turísticos. É essa forma de pensar que estabelece a CVC como a maior operadora de turismo da América Latina. 
Visão – O comprometimento social, a solidez e a inovação propiciaram notoriedade e visibilidade junto ao público. A CVC foi a primeira companhia a fretar aviões, a investir em um novo canal de distribuição com rede multimarca de produtos turísticos, a desenvolver o conceito de atendimento em shoppings e hipermercados, além de oferecer o parcelamento de viagens em 10 vezes sem juros e valores que cabem no bolso do consumidor. 
Valores – Atenta às necessidades de seus clientes, em 2012, a CVC reformulou o seu portal, pensando em criar um diálogo entre o usuário e a empresa. Mais que um design arrojado, – o quinto desde a criação da primeira loja virtual, no ano de 2000 – ele ganha uma nova dinâmica e um novo conceito de navegação, garantindo usabilidade e tecnologia. A partir de agora, você confere visual moderno, navegação intuitiva, conteúdos ainda mais completos e atraentes, conceito editorial, produtos reunidos de maneira organizada para consulta ágil, sistema de busca inteligente com opção de refinamento e promoções imperdíveis. Destaque também à integração com as redes sociais.
Accor Hotels 
Missão – Hospitalidade construída sobre valores profundamente enraizados
Nosso sucesso foi construído com base em valores fortes, que tornam nossas ações significativas, guiam nossas atividades diárias e servem como nossa linguagem compartilhada. Fiel aos nossos 50 anos de história e em linha com a nossa nova promessa Feel Welcome, nossos valores evoluíram em 2015.
Visão – Redefinimos nossos valores tradicionais - Inovação, Espírito de Conquista, Respeito, Confiança e formulamos dois novos
valores: Guest Passion, que reafirma nossa paixão pela hospitalidade e a força de nossas raízes humanistas, e Performance Sustentável, que nos lembra que somos parte de uma comunidade, impulsionada por uma visão que não leva em conta a visão de curto prazo, e que o crescimento de nossos negócios também deve beneficiar a comunidade em geral a longo prazo. A Accor Hotels é um grupo engajado já há muitos anos que não se cansa de fazer suas práticas evoluírem. Com o programa PLANET 21, o Grupo demonstra objetivos ambiciosos para 2020, articulados em 4 eixos estratégicos: agir com seus colaboradores, envolver seus clientes, inovar em conjunto com seus parceiros e agir com as comunidades locais. Além disso, existem os dois grandes desafios da alimentação e dos prédios.
Valores – Para apoiar nossa transformação, também orientamos nossa abordagem de liderança para um modelo no qual cada indivíduo se esforça para alcançar o sucesso para todos, atua como um empreendedor e trabalha de forma colaborativa.
4) De acordo com a Aula 4, o planejamento é um elemento primordial para alcançar os objetivos organizacionais. Como o planejamento é desenvolvido nas empresas citadas no estudo de caso? Pesquise três empresas do ramo de turismo e destaque as ações de planejamento desenvolvido, e o seu respectivo resultado.
–Estabelecer direção, coordenando esforços. Quando todos sabem para onde vão e qual a sua contribuição individual para alcançar o objetivo, podem começar a melhor coordenar suas atividades;
–Reduzir o impacto das mudanças, diminuindo as incertezas e esclarecendo as consequências dos impactos ocorridos; 
– Minimizar o desperdício e a redundância de atividades e esforços superpostos; 
– Fixar os padrões para facilitar o controle.
No estudo de caso:
Mc Donalds
Em 1937 os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, na Califórnia. Em 1940 os irmãos mudam a barraca e abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66. O cardápio se baseava em churrasco. Os garçons que em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que eles ganhavam vinham dos hambúrgueres, fecharam o restaurante para criar e implantar um inovador Sistema de Serviço Rápido, uma espécie de montagem em série para os hambúrgueres. Quando o restaurante foi reaberto ele passa a vender somente hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso.
Alguns observadores sugerem que a empresa deve ser reconhecida por aumentar o padrão de serviço nos mercados em que ela entra. Um grupo de antropólogos em um estudo intitulado Golden Arches East analisou o impacto que o McDonald's teve sobre a Ásia Oriental e, em particular, na cidade de Hong Kong. Em 1975, quando abriu a sua primeira loja em Hong Kong, o McDonald's foi o primeiro restaurante a oferecer banheiros constantemente limpos ao público, o que fez com que os clientes exigissem o mesmo tratamento de outros restaurantes e instituições regionais. A empresa afirmou, em meados de 2013, que vai abrir apenas restaurantes vegetarianos na Índia.
Beleza Natural 
Para fazer da Beleza Natural uma empresa vitoriosa, Zica, fundadora adjunta, embaixadora da marca e responsável pelo Centro de Desenvolvimento Técnico, combinou um produto inovador para um imenso mercado não atendido com um modelo de negócios inspirado em práticas de sucesso de empresas que nada têm a ver com cabelos ou beleza, como a rede de lanchonetes McDonald's. A grande transformação foi no atendimento. A cunhada de Zica, Leila Velez, adaptou sua experiência como balconista e gerente de uma lanchonete do McDonald's. Implantou uma linha de montagem que triplicou a capacidade do salão. Como no McDonald's, cada fase de trabalho é executada por uma mesma funcionária. “Além de ganhar agilidade e produtividade, evitamos que a cliente seja fiel a determinado funcionário em detrimento do salão, como acontece em outros cabeleireiros”. O plano agora é profissionalizar a equipe e investir 5 milhões de reais em dez lojas próprias em três anos. No dia a dia, um trio de auditoras vai aos salões checar uma lista de itens como música ambiente, estoque e quantidade de creme gasto, outra adaptação do modelo McDonald's. A padronização rígida é um passo rumo às franquias.
Hilton Hotels
A Hilton Worldwide Holdings Inc., anteriormente chamada de Hilton Hotels Corporation, é uma empresa norte-americana de hotelaria sediada em Tysons Corner, Virgínia. Fundada em 1919 por Conrad Hilton, ela administra um enorme portfólio de mais de 5400 hotéis e resorts ao redor de todo o mundo, 14 marcas, atuando em 106 países. Em 2017 tinha aproximadamente 163,000 empregados, 14.308 bilhões de dólares em ativos e uma renda liquida de 1.259 bilhões de dólares.
LATAM
LATAM Airlines Brasil, anteriormente TAM Linhas Aéreas, é uma companhia aérea sediada em São Paulo, atualmente considerada a maior empresa do segmento do Brasil. Membro da aliança aérea Oneworld, faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileira com atuação também na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN. Em 2016, a LATAM Airlines Brasil foi eleita a 57ª melhor companhia aérea do mundo pela Skytrax.
A frota da LATAM Airlines Brasil é composta por 149 aeronaves da Airbus e Boeing, usados nas rotas domésticas e internacionais. Tendo em 2017 um lucro de 10,7 bilhões de reais.
Disney
The Walt Disney Company, conhecida simplesmente como Disney, é uma companhia multinacional estadunidense de mídia de massa sediada no Walt Disney Studios, em Burbank, Califórnia. Em dezembro de 2017 após a compra da 21st Century Fox, a empresa se tornou o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta por receita. A empresa leva seu nome atual desde 1986, época em que expandiu suas produções para o teatro, rádio, música, publicidade e mídia online. A Disney também criou novas divisões corporativas com o objetivo de comercializar conteúdo para adultos, como a Touchstone Pictures, visto que sua marca principal, Disney, está associada a aspectos familiares e infantis. Tem um valor de mercado de 154,5 bilhões de dólares (2017), 195.000 empregados e apresentou um faturamento em 2017 de 55,14 bilhões de dólares.
Referências:
https://www.accorhotels.com/pt-br/brasil/index.shtml
https://www.belezanatural.com.br/
https://br.financas.yahoo.com/noticias/conheca-mulheres-que-deram-inicio-uma-revolucao-dos-cachos-no-brasil-144916988.html
https://br.investing.com/equities/disney-financial-summary
https://br.investing.com/equities/mcdonalds-financial-summary
https://www.cvc.com.br/?pmkt=63&gclid=EAIaIQobChMI-L3dld723AIVxoCRCh0Legh1EAAYASAAEgIm2vD_BwE
https://disneyworld.disney.go.com/pt-br/special-offers/enchanted-escape-room-br/?CMP=KNC-FY18_WDPR_WDW_TRA_BZL_WorldLATAM_Resorts_WDWBrand|
https://www.flytour.com.br/
https://www.hilton.com/en/corporate/pt-br/
https://www.infomoney.com.br/negocios/noticias-corporativas/noticia/7222548/hilton-liderou-industria-hoteleira-inovacoes-para-clientes-registrou-melhor-crescimento
https://www.latam.com/pt_br/sustentabilidade/gestao-de-sustentabilidade/
http://www.mcdonalds.com.br/?gclid=EAIaIQobChMIta7j-N_23AIVFYGRCh3zGAFzEAAYASAAEgKl1PD_BwE
https://www.valor.com.br/empresas/5386703/resultado-da-latam-mais-do-que-dobra-em-2017
https://www.youtube.com/watch?v=sfJWotOGDug

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando