Buscar

ad1 literatura africana 2

Prévia do material em texto

Partindo das questões sobre oralidade, colonizador x colonizado, religiosidade e o papel da mulher na sociedade patriarcal, trabalhados nesse eixo temático, elabore um texto dissertativo com suas próprias palavras – em que você deve discorrer sobre os temas elencados, acima, a partir dos textos literários estudados...............
Através da oralidade a população africana transmitia sua cultura, seus costumes, hábitos lendas, ritos ancestrais e tradições; sendo considerados como uma sociedade ágrafa pelos europeus que tentavam “civilizar” aqueles povos, não levando em consideração a importância da oralidade para eles, que valorizava a oralidade bem mais do que a escrita; que afirmavam que a palavra oral se constitui de força e realização e a palavra escrita é um mero registro linguístico.
A presença da figura feminina na sociedade patriarcal sempre foi vista como coadjuvante, pois ela não é independente, nem tem seus direitos assegurados; sendo os homens responsáveis por todas as decisões e detentores do poder. A mulher é retratada como incapaz de administrar a sua vida, tendo utilidade apenas para os serviços domésticos, procriar, cuidar dos idosos e das plantações, sendo sempre enganadas e usadas, ocupando o papel de subalternas pelos colonizadores; entretanto é de tamanha relevância a presença da figura feminina nas narrativas africanas e para a cultura da sociedade.
Na questão religiosa a figura feminina é vista como uma verdadeira leoa. Que tudo faz pelo bem dos seus filhos, mesmo este ainda se encontrar em seu ventre.
A D. Clara uma senhora da sociedade em prol de seu filho é capaz até de se africanizar, através de vestes, alimentação e religiosidade; buscando ajuda espiritual com uma curandeira que a curasse do mal que sofrera e ajudasse no seu parto; isto mostra o quão grande é o amor de uma mãe pelos seus filhos, onde ela não mede consequências e atitudes, percorrendo vários cantos e santos pedindo ajuda pelo seu filho que ainda se encontra em seu ventre; mais uma vez demonstra o real valor da presença feminina na sociedade, onde são consideradas como figuras ingênuas e indefesas; porém poucos reconhecem a grandeza de suas forças e poder.

Continue navegando