Buscar

TEXTO FINAL TRANSPORTE ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação pela Escola - Programa de Transporte Escolar - Módulo : PTE
Tutora: Diaramy Milhomem Fonseca
Trabalho Final realizado pelas cursistas: 
Claudilene dos Santos Almeida 
Michelle Gomes Sales
O Programa de Transporte Escolar (Pnate) tem como objetivo central possibilitar o acesso e a permanência de milhões de alunos na escola. Para alcançar tais objetivos, o FNDE transfere recursos suplementares, por meio do Pnate e Caminho da Escola e Estados, Distrito Federal e Municípios. De todas as informações que foram tratadas no decorrer das unidades do Módulo do curso, o mais importante foi compreendermos que o transporte escolar não é uma simples ação compensatória ou suplementar para ajudar financeiramente os estados, o Distrito Federal e\ou os municípios. Faz parte de políticas dos estados e do Governo Federal propiciar aos cidadãos, matriculados no Ensino Básico Público, residentes na zona rural ou portadores de necessidades educacionais especiais, acesso e permanência na escola. Trata-se de direito que lhes é garantido pela Constituição Federal.
Diante das leituras e atividades realizadas foi percebido que o conhecimento dos procedimentos contábeis e da legislação referente à aplicação dos recursos do PNATE é de suma importância, para que possamos ter participação construtiva em nossa comunidade, zelando por aquilo que é direito dela, conquistado ao longo da história com muita luta e sacrifício: o acesso à escola e a uma educação de qualidade. Sendo assim, aprendemos quais são as regras do programa para definir o custo aluno/ano (valor per capita); como são feitos os cálculos dos recursos a serem recebidos pelos estados, Distrito Federal e municípios; em que os recursos podem ser utilizados; e quais são as etapas da execução e prestação de contas.
Na penúltima unidade foi destacada a relevância da função do conselho do FUNDEB no acompanhamento e controle social do Pnate, assim como de outros programas do FNDE. Entendemos então que essa responsabilidade não pode ser simplesmente delegada ao Conselho. O envolvimento da comunidade escolar tem papel fundamental para que esse Programa alcance seus objetivos, de forma relevante.
Na última unidade do curso, foi tratada sobre o Programa Caminho da Escola, que é um que tem por objetivos a renovação, ampliação e padronização da frota de veículos destinados ao transporte escolar. Destacou-se que, por meio de financiamento adquirido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou com recursos próprios, os estados, Distrito Federal e os municípios podem efetuar a aquisição de ônibus e barcos, garantindo o transporte de milhares de alunos que moram da zona rural, de suas casas para as escolas, e vice-versa, com mais segurança. O Caminho da Escola, com certeza, resolverá em parte os problemas de acesso e permanência de nossos alunos no espaço escolar.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é responsabilidade dos municípios e Estados o transporte de seus estudantes da Educação Básica. Portanto, cada responsável deverá garantir o transporte do aluno matriculado em sua rede. Porém, a pedido dos Governos Estaduais, as Prefeituras têm garantindo o transporte dos seus próprios alunos e ainda das redes estaduais. 
Diante do exposto, e conforme foi observada em nossa região que ainda falta mais investimentos que vão além de meios de transportes e manutenção dos mesmos, são também de estradas e rodagens. Então fechamos este trabalho com a frase: ”O compromisso é de todos”.

Continue navegando