Buscar

PPTE - UNIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a única alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação: a partir de 2012, o apoio técnico e financeiro no âmbito do Programa Caminho da Escola é feito mediante a elaboração, por parte dos entes federados, do Plano de Ações Articuladas (PAR), no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e submetido à aprovação do Comitê Estratégico do PAR,
Escolha uma:
R: nos termos da Lei nº 12.695/2012, regulamentada pela Resolução CD/FNDE nº 14/2012, e atualizada pelas Resoluções CD/FNDE n° 3/2020 e 4/2020.
Leia o texto a seguir, preencha as lacunas e selecione a alternativa que apresenta os termos corretos.
O Programa _____________, instituído pelo Decreto nº 6.768, de 2009, consiste no apoio da União, por intermédio do Ministério da Educação, aos sistemas públicos de educação básica dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na aquisição de __________________. Os objetivos do Programa são renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares, _____________ e permanência dos estudantes das redes estadual, municipal e distrital, no âmbito da educação básica. Ele objetiva, também, a redução dos preços e o aumento da transparência nas________________.
Escolha uma:
R: Caminho da Escola; veículos para transporte dos estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas; melhorando a segurança e a qualidade nas condições de acesso; aquisições dos veículos.
O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) foi instituído pela Lei nº 10.880, em 9 de junho de 2004, pelo Ministério da Educação (MEC), com execução a cargo do FNDE. Marque a única alternativa correta que apresenta o objetivo do Programa.
Escolha uma:
R: Oferecer transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
O PNATE consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou instrumento congênere, e conta com a parceria de algumas instituições. Relacione as atribuições mencionadas a seguir à instituição responsável por executá-las, marcando, na sequência, a alternativa correta.
	1. Ministério da Educação
 2. Inep/MEC
 3. FNDE/MEC
 4. Conselhos do Fundeb
	 ( 3 ) Executa a política pública, transferindo os recursos aos entes federados, avaliando e monitorando a execução do PNATE nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. É responsável, também, pela análise dos processos de prestação de contas.
 ( 4 ) Acompanha e fiscaliza o transporte escolar nos estados, no Distrito Federal e nos municípios e analisa as prestações de contas elaboradas por eles.
 ( 1 ) Define a política pública, estabelece critérios e diretrizes para o Programa.
 ( 2 ) Consolida os dados do Censo Escolar utilizados para calcular o repasse aos entes federados.
R: 3; 4; 1; 2.
A Constituição Federal (CF) de 1988 garante o transporte escolar aos estudantes da rede pública de ensino. Com base na Constituição, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas a seguir.
 R: No art. 208 da Constituição Federal está definido que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. = C
De acordo com a CF/1988, cabe exclusivamente à União implementar políticas públicas que garantam aos estudantes de todas as etapas da educação básica o direito ao transporte escolar. = E
A Constituição Federal assegura ao aluno da escola pública o direito ao transporte escolar, como forma de facilitar seu acesso à educação. = C
A CF/1988 garante atendimento ao aluno da educação superior por meio de programas suplementares de transporte escolar. = E

Outros materiais