Buscar

Aldo Rossi.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALDO ROSSI
Aldo Rossi, nasceu em Milão no ano de 1931, formando-se em 1959 na Faculdade de Arquitetura da Escola Politecnica de Milão.
Fez parte do movimento neo-racionalista ( Tendenza ) que surgio na Italia nos anos sessenta comouma das correntes que procuram rever as premissas do movimento moderno. Para ele o processo criativo deveria partir de uma leitura critica do passado, apartir de premissas tipológicas e não tanto mofológicas.
Um dos eixos principais de seus pensamento é o estudo das tipologias formais das cidades.Em seu primeiro livro "A arquitetura das cidades", Rossi explica o seu entendimento de arquitetura como expressão de influências passadas; " A cidade é a memória coletiva dos povos; e como a memória esta ligada a fatos e lugares, a cidade é o 'locus' da memória coletiva."
TIPO: Uma definição muito precisa do tipo em arquitetura é dada por Quatremère de Quincy, ele exemplifica o tipo como um objeto segundo o qual qualquer pessoa pode conceber obras que não se assemelharão em nada entre si. " O tipo é sempre o resultado de uma comparação". "O tipo é a redução de um conjunto de variantes formais a uma forma base comum".
O conceito de tipo possibilita o uso da história como fonte de pesquisa e inspiração quando resgata principios e não formas literais de antecedentes arquitetonicos.
A retomanda do conceito de tipo, evidência um momento no qual a profissão do arquiteto buscava revisão, em decorrência da crise do pensamento moderno e da tentativa de recuperar o respeito ao lugar nos projetos de arquitetura.
"A obra de Aldo Rossi, apresenta marco conteporâneo nos estudos teóricos de tipo que resultam em projetos relacionados com a cidade."
Segundo Giulio Carlo Argan, "Em todo projeto arquitetônico há portanto um aspecto tipológico: seja no sentido de que o arquiteto busca conscientimente aproximar-se de um tipo ou afastar-se dele, seja no sentido de que toda obra arquitetônica visa definitivamente, a colocar-se como tipo."
A noção de tipo no trabalho de Aldo Rossi: O tipo é a propia ideia da arquitetura, aquilo que está emais próximo de sua essência. é portanto aquilo que, não obstante qualquer mudança, sempre se impós ao 'sentido e à razão', como o principio da arquitetura e da cidade.
"Embora o tipo seja um conceito difuso que contém uma solução construtuva- que gera um espaço e se resolve em determinada iconografia- também envolve a capacidade de acolher, proteger e dar sentido aos conteúdos que estão implicitos no uso. Isso faz com queas imagens, nas quais em ultima instânciase manifestam os tipos, fiquem impregnadas de sentimentos. Assi, Rossi é capaz de dizer: "Tome-se um hospital; nele a dor é uma coisa concreta. Esta nas paredes,nos patios, nas enfermarias." "
OBRAS: 
Teatro do mundo - Este teatro flutuante criado em 1979, para a Binal de Veneza, teve como base tipológica os teatros flutuantes construidos em veneza no século XVIII.
Conjunto habitacional Gallaratese (1969-1973) - Este propõe uma organização espacial apoiada no conceito de "galeria", restituindo, como base tipológica, o tadicional habitat rural de Lombardia.
....................................................................................................................................................
Aldo Rossi, via a cidade moderna de uma forma diferente à de Robert Venturi, que valorizava uma arquitetura de comunicação, em que a planta de um eficio não importava mais, um mesmo galpão poderia abrigar uma fabrica ou uma igreja, o que difere um do outro é o painel da faichada que informa qual o uso do prédio. Para Aldo Rossi, este exemplo cidade moderna significava um organismo sem vida, ele acreditava que a cidade viva deveria criar impressões de surpresa a cada curva de uma rua, assim como as ciades antigas italianas.
............................................................................................................................................
Referência:
 Internet:
https://apostilavisual.files.wordpress.com/2013/10/seminc3a1rio-aldo-rossi-bruno-natc3a1lia-maria-alice-e-juliana.pdf
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.114/14
http://www.ideafixa.com/alem-da-arquitetura-os-desenhos-de-aldo-rossi/
http://www.infopedia.pt/$tendenza
Livros e artigo:
 Giulio Carlo Argan, Projeto e Destino.
Rafael Moneo, Inquietação teórica e Estratégia Próetual.

Outros materiais