Buscar

simulado educação ambiental 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação ambiental
O Congresso objetivou a discussão das dificuldades encontradas e dos progressos alcançados pelas nações, no campo da EA, e a determinação de necessidades e prioridades em relação ao seu desenvolvimento, desde Tbilisi. Fez uma análise da situação ambiental global e não encontrou sinais de que a crise ambiental houvesse diminuído. Qual foi este evento? Quando e onde?
Compare com a sua resposta: Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como o Congresso de Moscou. Realizada em 1987 em Moscou na Russia.
Cite dois programas e duas importantes conferências mundiais da década de 70, que generalizaram as preocupações com a questão ambiental e com a educação a ela relacionada (PANOCCHESCHI, 2003, p.103).
Compare com a sua resposta: Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, 1972, Estocolmo, Suécia. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 1973. Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) em Belgrado, 1975. Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilissi, Geórgia, URSS, 1977.
É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
Conferência de Tbilisi
Entre as conferências ambientalistas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
No Congresso de Moscou foi constado que houve uma melhoria significativa das condições ambientais, graças às propostas de Educação Ambiental discutida pela Conferência de Tbilisi, que o antecedeu.
No que se refere aos principais encontros e eventos importantes para a discussão de meio ambiente e educação ambiental, assinale a opção CORRETA:
A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países.
Qual foi o país pioneiro nas manifestações que suscitaram a preocupação ambiental?
França
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca-se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
Assinale a afirmativa incorreta:
A cidade do Rio de Janeiro sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972 que foi a primeira conferência temática da ONU.
A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas, exceto:
Incentivar os menores custos referentes a compra e venda dos recursos naturais.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, foi aprovado pelo Fórum de ONGs e Movimentos Sociais em qual grande evento ambiental no mundo?
Rio - 92
No final da década de 1960, percebemos que a problemática ambiental suscita debates no mundo: A UNESCO (em colaboração com outras entidades) organiza a Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera, ou simplesmente, a Conferência da Biosfera. Em decorrência de uma das recomendações oriundas da Conferência da Biosfera e atendendo à solicitação dos representantes suecos presentes na XXIII Assembléia Geral da ONU (1969), no sentido da realização de uma conferência específica para que fossem discutidas questões de meio ambiente, uma vez que a Suécia estava sofrendo os efeitos da poluição gerada em outros países. Qual Conferência a Conferência da Biosfera instigou e quando ela ocorreu?
Compare com a sua resposta: Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, na cidade de Estocolmo e devido a isso é chamada de Conferência de Estocolmo.
Explique o que busca fazer um consumidor consciente.
Compare com a sua resposta: o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Ele também reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza. Além disso, busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações
Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes: Quais são eles?
Utilitário, comunicação e psicológico.
Há três níveis ou sistemas distintos de existência, quando pensamos em desenvolvimento sustentável. Quais são eles?
Físico, biológico e social.
Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
Conferência de Estocolmo em 1972.
Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
F, F, F, V.
O Brasil, como os demais países, em um momento inicial postulava Leis muito específicas que tratavam das questões ambientais de maneira pontual , contudo, em 1981, com o advento da Lei 6.938, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, este cenário mudou e começou haver uma preocupação com a interdependência dos problemas ambientais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO pode ser considerada como um dos princípios desta Lei listado no artigo 2º:
Educação ambiental centrada no Ensino Básico.
A Educação ambiental já existia na década de 60? Se sim, era confundida com o quê?
Compare com a sua resposta: A educação ambiental (EA) na década de 1960, ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com educação conservacionista,aulas de ecologia ou atividades propostas por professores de determinadas disciplinas, que ora privilegiavam o estudo compartimentalizado dos recursos naturais e as soluções técnicas para os problemas ambientais locais, ora visavam despertar nos jovens um senso de maravilhamento em relação à natureza.
O século XXI inicia-se por meio de uma emergência socioambiental que promete agravar-se caso sejam mantidas as tendências atuais de degradação; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema político, econômico e social que vivemos. Qual o principal paradigma que temos que quebrar para podermos ter uma visão mais positiva do futuro do homem em relação a educação ambiental e a preservação do meio ambiente?
Compare com a sua resposta: É a crise do estilo de pensamento, do imaginário social e do conhecimento que sustentaram a modernidade, dominando a natureza e mercantilizando o mundo, que se não for alterada de forma emergencial, não sustentará nem nossos próximas gerações.
Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
Pode-se considerar como objetivo(s) da Gestão Ambiental: I - Prevenir a degradação ambiental. II - Corrigir os processos de deterioração do ambiente. III - Propiciar um bom uso dos recursos naturais. IV - Controlar o capital obtido com a venda de produtos retirados do ambiente.
 	Somente as alternativas I, II e III estão corretas
 	Somente a alternativa I está correta
 	Somente as alternativas II e III estão corretas
 	Somente a alternativa III está correta
 	Somente as alternativas I e IV estâo corretas
Qual foi o país pioneiro nas manifestações que suscitaram a preocupação ambiental?
França
O processo de gestão da educação ambiental requer o estabelecimento de políticas, assim como a realização de planejamentos e de programas. Por quê?
Por ser necessária sua inserção nas realidades locais, nacionais e regionais.
Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
As mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
Recursos naturais

Outros materiais