Buscar

mucosa oral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mucosa Oral
A mucosa é o revestimento de superfícies úmidas, é rica em substância fundamental amorfa e seus componentes são tecido epitelial e tecido conjuntivo (também denominado lamina própria que suporta o epitélio e realiza nutrição já que o epitélio é avascular), interpostos por lâmina basal. O epitélio é estratificado pavimentoso e a depender da região e assim da demanda funcional pode ser queratinizado/paraqueratinizado ou não queratinizado. 
É formada pelo sulco vestibular da lamina do processo vestibular e tem como função: proteção, secreção e sentidos (gustação)
Existem 3 tipos de mucosa:
Mucosa mastigatória: é encontrada na gengiva (vertente externa da gengiva marginal e gengiva inserida) e palato duro, são áreas de grande atrito assim são mais aderidas ao periósteo assim não possui camada submucosa; se trata de tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado e conjuntivo denso não modelado.
Mucosa de revestimento: área mais delicada, com menos atrito (bochechas, lábio interno, palato mole, assoalho da boca) é de grande mobilidade e elasticidade dada pelas fibras elásticas e colágenas do seu conjuntivo; se trata de tecido epitelial estratificado pavimentoso não queratinizado + conjuntivo denso não modelado rico em fibras elásticas(+) e colágenas.
Mucosa especializada: está localizada no dorso da língua, nessa área tem atrito durante a mastigação (comprime o alimento) apresenta papilas e botões gustativos; se trata de tecido epitelial estratificado pavimentoso com variações entre queratinizado ou não (depende da papila) e conjuntivo não modelado rico em fibras colágenas. (Fungiformes tem botão gustativo em seu teto são paraqueratinizada | Filiformes não tem botão gustativo e são queratinizadas | Valadas são cercadas por um sulco profundo e circular em que se abrem os ductos das glândulas salivares menores (Ebner) | Circunvaladas apresentam botões nas laterais elas recebem saliva serosa para limpar suas valas permitindo troca de sabores)
Entre estes tipos de mucosa existem 3 regiões de transição que áreas de transição onde passa de um tipo de epitélio para outro:
Mucocutânea: entre pele e mucosa. É encontrada na região de vermelhão de lábio. Região de transição, tem o lado da pele com anexos glândulas sebáceas, área de transição com o vermelhão do lábio, e a mucosa de revestimento.
Mucogengival: se refere aonde acaba a gengiva inserida (mucosa mastigatória-onde tem queratina) e começa a mucosa alveolar (de revestimento). Até a coloração é diferente. 
Dentogengival: entre a vertente interna e a região de sulco (dente e gengiva)
Camadas epiteliais da mucosa oral:
Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, estrato córneo (se for ortoqueratinizado não se vê núcleo ao contrario do queratinizado de fato) mucosa mastigatória e especializada.
Epitelio estratificado pavimentoso não queratinizado: camada basal, camada espinhosa, camada intermediaria e camada superficial. Mucosa de revestimento.
Essas camadas apresentam células justapostas unidas, principalmente por desmossomos. A camada basal é responsável pela capacidade mitótica; espinhosa tem células grandes e desmossomos evidentes além de organelas; granulosa no caso do queratinizado tem grânulos de queratohialina; estrato córneo é onde tem células mortas inviáveis, abarrotadas de queratina, já não tem organelas.
Lembrando que abaixo da mucosa há a submucosa (onde tem tecido conjuntivo frouxo), mas no caso da mucosa mastigatória em que a mucosa é mais aderida ao periósteo essa submucosa é inexistente. A submucosa apresenta tecido adiposo e glândulas e em algumas regiões há acumulo de tecido linfoide importante como reservatório de células de defesa. Desse modo é importante ressaltar que quando a anestesia é aplicada no palato ela dói mais visto não haver submucosa e assim não tem para onde o liquido se expandir. 
Quando se fala desse tipo de tecido epitelial tem que lembrar que se fala também de queratina e do tipo de tecido, estratificado, em que as células que compõem esse tecido são os queratinócitos e os que não é , é denominado não queratinócito. Os queratinócitos se organizam entre as camadas, o que vai variar se o epitélio é queratinizado ou não. 
Os não-queratinócitos a gente pode considerar:
Os melanócitos: que estão localizados na camada basal, entre as células da camada basal, é responsável pela produção da melanina. A célula não sai, fica na camada basal, emite seus prolongamentos, que auxiliam na liberação dos grânulos de pigmentação que vão se acumulando nos queratinócitos. Os grânulos de pigmento vão se acumulando sob os queratinócitos ate ele ir descamando.
Células de Merkel: também localizados na camada basal esta associada as terminações nervosas por isso que apesar de falar que o epitélio é avascular, o pouco de sensibilidade que existe nele seria responsabilidade dessas células. 
Células de Langerhans: tem várias projeções, funciona como APC (célula apresentadora de antígeno), faz o monitoramento dessa região por isso ela precisa ser móvel, tem que atravessar essas células, pode ir para o conjuntivo. 
Outrossim, na lamina própria da mucosa oral, existe a lamina basal que separa o epitélio do conjuntivo, nessa região tem todas as características de lamina própria e fibras de ancoragem, colágeno tipo 4, e os hemidesmossomos que permitem a interação do epitélio com o conjuntivo. Essa região de lamina própria pode ser dividida em região papilar (área de tecido conjuntivo frouxo, serve de preenchimento) e região reticular (tecido conjuntivo denso não modelado rico em fibras colagenas tipo1 e fibras elásticas) em ambos os tecidos há presença de macrófagos e mastócitos.
OBSERVAÇÃO: A professora falou uma possível questão de prova “Classifique os 3 tipos de mucosa oral e seus componentes epiteliais e conjuntivo?”
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando