Plano de Ação individual
6 pág.

Plano de Ação individual

Disciplina:Aco - Atividades Complementares Obrigatórias16 materiais146 seguidores
Pré-visualização1 página
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
PROJETO: “UM OLHAR PARA O LIXO” 

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

PROJETO: “UM OLHAR PARA O LIXO” 

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
Profs. Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.
Tutora eletrônica:
Tutor(a) de sala:

INTRODUÇÃO

Este projeto de Educação Ambiental pretende sensibilizar os alunos da educação infantil para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e no futuro.

O crescimento das populações urbanas, o aumento da produção industrial, a evolução da tecnologia gerando novos produtos e as ações de marketing incentivando o consumo são fatores que, associados à vida moderna, têm como consequência imediata o aumento da geração de resíduos.
O Destino do lixo tornou-se um dos maiores problemas de nossa sociedade, existe uma preocupação global e um desejo de transformação para promover as mudanças de atitudes necessárias e urgentes. É necessário despertar em nossos alunos o amor ao meio ambiente e o desejo de conservá-lo. 
Esse projeto se predispõe a mostrar que vivemos em um estado de descaso á natureza, acumulando muito e descartando de forma inadequada, contribuimos muito para a contaminação de nosso Planeta Terra.

Contudo venho nesse projeto integrar os eixos de linguagem oral, matemática, artes, natureza/sociedade e movimento, despertando o interesse dos educandos respeitando as diferenças e tornando os trabalhos interessantes e divertidos. 

Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo. Na verdade, é só isso que o tem mudado. (Margaret Mead)

JUSTIFICATIVA

Na realidade o lixo sempre esteve presente no contexto social, e o homem enfrenta problemas relacionados ao seu acúmulo há muito tempo. Infelizmente o destino do lixo tornou-se um dos maiores problemas ambientais do nosso planeta. Contudo existe uma preocupação relacionada com as consequências da má disposição, e a cada dia aumenta a procura de soluções e alternativas para diminuir o volume de lixo produzido pela sociedade.

Este projeto tem a intenção de analisar e favorecer a compreensão de que a redução, reutilização e reciclagem são saídas para amenizar a quantidade de lixo produzido por cada um de nós sendo que através desses meios alternativos podemos reduzir a exploração de recursos naturais do nosso planeta.

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar o hábito e desenvolver o interesse da criança em cuidar dos espaços coletivos e do meio ambiente escolar, demonstrando que os resíduos gerados em suas casas são passíveis de reciclagem e podem se transformar em brinquedos e jogos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver hábitos saudáveis de cuidar do lixo doméstico 
Valorizar a reutilização de objetos para diminuir a produção de lixo 
Despertar o interesse e a curiosidade pelo espaço em que vive. 
Construir brinquedos a partir de materiais de sucata.

METODOLOGIA. 

	Todo o período que será aplicado o projeto terá como finalidade roda de conversas sobre os lixos produzidos nos lares e seus destinos, conscientizar os alunos para a limpeza do ambiente em que vivem diariamente, propor um passeio com os educandos dentro da instituição para se observar o ambiente, explorando com questões sobre o ambiente e o desejo de conservá-lo, trabalhar com pinturas, desenhos e confecção de cartazes, apresentação de teatro com fantoches, confecção de brinquedos com materiais que iriam para o lixo. Todo esse trabalho
terá um prazo de execução uma semana.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Livros, fantoches, sucata, texto informativo/historinha, cola, barbante, quadro, piloto, lápis colorido, cartaz, fita adesiva, papel metro, papel oficio, tesoura, cartolina. 

AVALIAÇÃO: 

A avalição será processual e contínua, através de registros, observações e perguntas orais.

CULMINÂNCIA: 

Para finalizar o projeto será feita uma exposição de brinquedos confeccionados em sala pelos alunos, apresentação de peça teatral de fantoches e desfile de moda com materiais reciclados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A temática dos resíduos sólidos na educação infantil. Disponível em: http://www.funedi.edu.br/revista/files/numero4/1.pdf. Acesso em: 04 de abril 2014.
Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos. Disponível em: http://www.unicap.br/revistas/revista_e/artigo5.pdf. Acesso em: 04 de abril 2014.
Educação Ambiental: A participação da comunidade na coleta seletiva de resíduos sólidos. Disponível em: http://compartilhandoescola.blogspot.com.br/p/trio-gestor.html. Acesso em: 05 de abril 2014.
Projeto de reciclagem em centro de Educação Infantil. . Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0428.pdf. Acesso em: 05 de abril 2014.
Blog sobre lixo, desperdício e consumo consciente. Disponível em: http://nalata.org/tag/citacao/. Acesso em 07 de abril 2014.

�
�