Buscar

RESUMO Cap 19 - fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO CIRCULATÓRIO 
CAP 19 – PAPEL DOMINANTE DOS RINS NA REGULAÇÃO A LONGO PRAZO DA PA E NA HIPERTENSÃO: O SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DA PRESSÃO
O controle a curto prazo da PA é feito pelo SNS – ocorre em grande parte por meio dos efeitos do SN sobre a resistência e capacitância vasculares periféricas totais sobre a capacidade de bombeamento do coração.
O controle a longo prazo da PA está intimamente relacionado à homeostasia do volume do líquido corporal, determinado pelo balança entre a ingestão e eliminação de líquido, que devem ser balanceadas. Essa tarefa é realizada por múltiplos controles nervosos e hormonais e por sistemas de controle locais, nos rins, que regulam a excreção de sal e água.
SISTEMA RINS-LÍQUIDOS CORPORAIS PARA O CONTROLE DA PRESSÃO
Quando o corpo contém muito LEC, o volume sg e a PA se elevam. Essa elevação exerce efeito direto sobre os rins, provocando a excreção do excesso de LEC, normalizando assim a PA.
Quando a P aumenta em demasia, o rim simplesmente excreta o volume excessivo pela urina, reduzindo a P. Sob baixas P, o rim excreta muito menos líquido do que é ingerido, e com a contínua ingestão de água, o volume do LEC, volume sg e P são de novo aumentados.
A elevação da PA em apenas alguns mmHg, pode duplicar o débito renal de água, o que é chamado de DIURESE DE PRESSÃO, bem como duplicar a eliminação de sal, o que é chamado de NATRIURESE DE PRESSÃO.

Outros materiais