Buscar

FILOSOFIA Aula 11 (27-04-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nascimento da linguagem
Quatro hipóteses. A linguagem nasce:
Por imitação: os humanos imitam pela voz, os sons da natureza (onomatopeia)
Por imitação de gestos: isto é, nasce como uma espécie de pantomina ou encenação.
Por necessidade: a necessidade de comer, de saciar a sede, de proteger-se levou o homem à criação da palavra, formando um vocabulário rudimentar e elementar.
Das emoções: particularmente no grito e do riso.
Estrutura da linguagem
Toda linguagem é um sistema de signos. O signo é uma coisa que esta no lugar de outra sob algum aspecto. Por exemplo, os números e as palavras.
Se o signo está no lugar do objeto, isto é, se o substitui, ele é uma representação do objeto. Um objeto pode ser representado de várias maneiras, dependendo da relação que existe entre ele e o signo. Ex. Um galo pode ser representado de várias maneiras: desenho, foto, palavra, canto, etc.
A linguagem indica coisas, isto é, os signos linguísticos (as palavras) possuem uma função indicativa ou denotativa, pois como quer apontam para as coisas que significam.
A linguagem estabelece a comunicação entre os seres humanos, isto é, tem uma função comunicativa: por meio das palavras entramos em relação com os outros, dialogamos, argumentados, persuadimos, discutimos,etc.
A linguagem exprime pensamentos, sentimentos e valores, isto é, possui uma função de conhecimento e de expressão, ou função conotativa: uma mesma palavra pode exprimir sentidos e significados diferentes dependendo do sujeito que a emprega, do sujeito que a houve e lê, das condições ou circunstâncias em que foi empregada ou do contexto em que é usada.
Mundo simbólico
Como só o ser humano é capaz de estabelecer signos arbitrários, regidos por convenções sociais, dizemos que o mundo humano é simbólico.
Precisamente por ser um sistema de signos, toda linguagem possui um repertório, ou seja, uma relação de signos que a compõem.
Além do repertório, também é preciso que se estabeleçam as regras de combinação dos signos. Quais podemos usar juntos, quais não podemos?
Na linguagem verbal, do ponto de vista semântico, não podemos combinar signos que tenham sentidos opostos. Ex. Subir/descer, nascer/morrer...
A linguagem deve estabelecer as regras do uso dos signos.
Só quando conhecemos o repertório dos signos, regras de combinação e as regras de uso desses signos é que podemos dizer que dominamos uma linguagem.
Signo e significado
Todo signo tem um significado próprio, estabelecido por convenção social. Esses são os significados que constam no dicionário. Muitas vezes, o signo tem mais de um significado, uma vez que seu uso foi sendo modificado ou ampliado em tempos e lugares diferentes.
Portanto, só podemos saber com qual significado o signo está sendo usado a partir da frase, que oferece o primeiro contexto da comunicação.
Não basta dominar o código, para interpretar corretamente os signos e as suas mensagens.
O ser humano criou e continua criando vários tipos de linguagem que lhe permite pensar as diversas facetas da realidade, e também, se expressar e se comunicar com seus semelhantes.

Outros materiais