Buscar

Legislação Trabalhista

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201708250328
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Julio Cesar trabalha na empresa KYG há aproximadamente dois anos e obteve uma nova oportunidade de emprego. Ele não mais deseja trabalhar na empresa e resolveu conversar com seu empregador para que ele o demita sem justa causa. O empregador disse que não faria isso e inconformado Julio passou a faltar ao emprego e não mais retornou. As ausências de Julio Cesar completaram 30 dias. Analisando as hipóteses de terminação do contrato de trabalho, marque a opção que se adequa a situação de Julio Cesar:
		
	
	Culpa recíproca
	
	Justa Causa do empregador
	
	Pedido de Demissão
	 
	Justa causa do empregado por abandono de emprego
	
	Demissão sem justa causa
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na extinção do Contrato de Trabalho
		
	
	por culpa recíproca, o empregado perde o direito aos depósitos do FGTS
	 
	com despedida por justa causa, o empregado tem direito a férias vencidas e ao saldo de salários
	
	por mútuo acordo, o empregado tem direito ao levantamento dos depósitos do FGTS
	
	por demissão do empregado, perde ele o direito ao 13a. salário
	
	por prazo determinado, o empregado não tem direito ao levantamento dos depósitos do FGTS
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação - Em resumo, o empregado que é dispensado por justa causa tem direito a receber apenas as verbas tidas como de direito adquirido, ou seja, aquelas a que faz jus e que não dependam de condições futuras à sua efetiva percepção pelo trabalhador. São elas: férias vencidas, 13º salário (acaso a rescisão se dê antes do pagamento deste, à sua época) e saldo salarial.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marco Antonio esta muito aborrecido em seu trabalho, tendo em vista que seu empregador vem descumprindo várias obrigações contratuais, quais sejam, pagamento de três meses de salários, concessão de férias, décimo terceiro, depósito do FGTS, recolhimento do INSS, dentre outros. Inconformado objetiva rescindir o contrato de trabalho. Analisando as hipóteses de extinção do contrato de trabalho, marque a opção correta que se adequa a situação problema:
		
	 
	Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho
	
	Demissão por justa causa do empregado por abandono de emprego.
	
	Aposentadoria Especial.
	
	Força Maior
	 
	Pedido de Demissão.
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;
c) correr perigo manifesto de mal considerável;
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;
e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço.
§ 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
§ 3º - Nas hipóteses das letras "d" e "g", poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo. (Incluído pela Lei nº 4.825, de 5.11.1965)
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O aviso prévio tem por finalidade evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho. Sendo, uma relação de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá, antecipadamente, notificar à outra parte, no prazo de:
		
	 
	90 dias;
	 
	30 dias;
	
	60 dias;
	
	45 dias.
	
	20 dias;
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os motivos que levam as empresas a demitir por justa causa são muitos. A falta constante de um empregado ao serviço, sem justificativa, é considerada para efeitos de justa causa, um ato de.
		
	
	incontinência de conduta
	 
	desídia
	 
	indisciplina.
	
	improbidade
	
	furto
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: Conceito de Desídia - É a ociosidade, indolência, preguiça, desleixo. Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador. A desídia, portanto, é falta de diligência do empregado em relação à execução dos serviços que lhe estão afetos. É caracterizada pela negligência, imperícia ou imprudência.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As situações relacionadas abaixo, Com base no artigo 482 da CLT, são atos que constituem justa causa para o término do contrato de trabalho pelo empregador. Entretanto, a jurisprudência trabalhista vem considerando uma das alternativas a seguir não mais como um fato gerador para a demissão por justa causa. Assinale esta alternativa.
		
	 
	Embriaguez Habitual ou em Serviço
	
	Ofensas Físicas
	
	Ato de Improbidade
	
	Violação de Segredo da Empresa
	
	Condenação Criminal
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(FCC - 2012 - TST) Quando o empregado rescindir o contrato de trabalho por prazo indeterminado por sua iniciativa
		
	
	não deverá conceder aviso prévio ao empregador, pois este é direito exclusivo do empregado despedido sem justa causa
	 
	deverá conceder aviso prévio ao empregador, sob pena de ser descontado o período correspondente de seu salário.
	
	deverá conceder o aviso prévio ao empregador e pagar indenização de um salário pelos prejuízos eventualmente sofridos com a rescisão do contrato de trabalho.
	
	poderá exigir o pagamento indenizado do aviso prévio, pelo princípio da proteção do empregado.  
	 
	deverá conceder o aviso prévio ao empregador, porém terá o direito de ter a sua jornada diária de trabalho reduzida em duas horas, sem prejuízo do salário integral.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: deverá conceder aviso prévio ao empregador, sob pena de ser descontado o período correspondente de seu salário.
CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:
II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa. (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tício começou a trabalhar na Empresa X em maio de 2008, o contrato de trabalho estava indo de vento em popa, mas a partir de maio de 2016 a Empresa começou a passar por dificuldade em novembro de 2016, o contrato foi rescindido pela Empresa. Qual o período de aviso prévio que Tício terá direito?
		
	 
	54 dias
	
	30 dias
	
	51 dias
	 
	90 dias
	
	57 dias
	
Explicação:
Explicação / Gabarito - O aluno deve entender a nova lei da aviso prévio e saber afazer a conta específica.
O aviso prévio é a forma de comunicar antecipadamente o empregador ou empregado sobre o fim do contrato.
Para aqueles trabalhadores que possuem menos de um ano de serviço na mesma empresa,estes terão o direito de ter o aviso prévio de 30 dias. Já para aqueles que possuem mais de um ano na empresa, o aviso prévio de trinta dias, será acrescido mais três dias por serviços prestados, levando até o máximo de 60 dias, ou o total de 90 dias.
De acordo com a Nota Técnica nº 184/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego: ¿O acréscimo somente será computado, a partir do momento em que se configurar uma relação contratual que supere 01 (um) ano na mesma empresa¿.
Agora para calcular o aviso proporcional é preciso seguir a partir da publicação da Nota Técnica nº 184/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego.
O Cálculo para os trabalhadores com mais de um ano de serviço é feito da seguinte forma:
Aviso prévio = [30 + (3 X número de anos trabalhados na mesma empresa a partir de primeiro ano completo)]
Por exemplo: O trabalhador foi admitido em 13/10/2004, demitido em 13/10/2011, o Aviso Prévio será de 51 dias, ou seja, = [30 + (3 X 7)] = [30 + 21] = 51 dias;
Contagem pela data de admissão: 
De 13/10/2004 a 12/10/2005 + 3 dias
De 13/10/2005 a 12/10/2006 + 3 dias
De 13/10/2006 a 12/10/2007 + 3 dias
De 13/10/2007 a 12/10/2008 + 3 dias
De 13/10/2008 a 12/10/2009 + 3 dias
De 13/10/2009 a 12/10/2010 + 3 dias
De 13/10/2010 a 13/10/2011 + 3 dias
Com a Nota Técnica nº 184/2012, o Ministério do Trabalho

Continue navegando