Buscar

Aula 2

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1736 - SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 
	201708250328
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A doença do trabalho diferencia-se da doença profissional em vários pontos. Ela resulta de condições especiais em que o trabalho é exercido e com ele relaciona-se diretamente. É considerada como doença ocupacional:
		
	
	Doença que não produz incapacidade laborativa;
	
	Doença degenerativa;
	
	Doença inerente a grupo etário
	 
	Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade
	 
	A doença endêmica adquirida por segurados habitantes de região onde ela se desenvolva, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	1. Com relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI): I. É obrigação da empresa fornecê-los aos operários sempre que houver solicitação da CIPA. II. O uso dos EPI é uma obrigação exclusiva do operário. III. Mesmo que utilize protetores auriculares em ambientes que superem os limites de tolerância previstos na NR15, o operário, por ocasião dos exames médicos, deve passar por testes audiométricos. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Mariana exerce a função de digitadora em uma empresa de telemarketing há 4 anos, sua carga horária de trabalho é de 6 horas por dia e não realiza nenhuma atividade física regular. Começou a apresentar dor nos punhos, formigamento no antebraço e fadiga muscular nas mãos, com mais intensidade na mão direita sem história de trauma ou queda. Podemos suspeitar de qual doença ocupacional?
		
	
	Fibromialgia
	 
	LER / DORT
	
	Mal de Parkinson
	
	Silicose
	
	Hipoglicemia
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O que é acidente de trabalho?
		
	
	É o que ocorre com o trabalhador, a serviço ou não da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade permanente.
	
	É o que ocorre pelo exercício do trabalho a trabalhadores autônomos, provocando lesão corporal ou morte, ou ainda a redução da capacidade permanente.
	 
	Um empregado foi acometido de uma irritação no olho direito no período matutino. No período vespertino, o empregado retornou às suas atividades normais. Nessa situação e para efeito estatístico de acidentes do trabalho, o empregado sofreu incapacidade temporária para o trabalho.
	
	É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause somente morte.
	 
	É o que ocorre com o trabalhador, a serviço ou não da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade, permanente ou temporária.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação à classificação e tipos de acidentes pode-se afirmar: I ¿ São considerados acidentes quando ocorridos no local/horário de trabalho provocados por desabamento, inundação, incêndio e até atos de terrorismo. II- Aqueles que envolvem viagem a serviço, mas apenas em veículo da empresa; III ¿ Aqueles ocorridos no percurso da residência para o trabalho e vice-versa. É correto o que se afirma em:
		
	
	II e III apenas;
	
	I, II e III.
	 
	I e III apenas.
	
	I, apenas;
	
	I e II apenas;
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na execução de uma obra, os equipamentos de proteção individual (epi) e coletivo (epc) são indispensáveis para garantir a integridade física dos trabalhadores. Com referência à segurança no trabalho, assinale a opção correta.
		
	 
	B) É atribuição do empregador selecionar o epi adequado, desde que não haja obrigação de se constituir o serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (sesmet)
	
	E) O empregador deve recomendar, mas não pode exigir que o funcionário faça uso do epi
	
	C) O cinturão de segurança, por ser de uso rotativo, é considerado equipamento de proteção coletiva.
	
	A) É atribuição do empregado substituir o epi extraviado ou danificado
	
	D) É obrigação do empregador adquirir o epi quando a atividade o exigir, devendo o empregador antecipar o salário para que o funcionário efetue a compra.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(Concurso Higiene e Saúde do Trabalho - IFRN 2009) Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são dispositivos ou produtos de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Sendo assim, é correto afirmar que:
		
	
	a obrigação da empresa é apenas fornecer o EPI para os colaboradores.
	 
	o EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA).
	
	cabe ao empregado responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI.
	
	cabe ao empregador responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI.
	
	a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, mediante pagamento, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre Equipamento de Proteção Individual EPI podemos dizer que os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser providenciados:
		
	 
	Pela CIPA.
	
	Pelo empregado;
	
	Pelo Ministério da Saúde e Trabalho;
	
	Pelas Delegacias Regionais do Trabalho;
	 
	Pelo empregador;

Continue navegando